segunda-feira, agosto 04, 2008

Lançamento do DVD e Livro sobre os Violeiros do Brasil.








VIOLEIROS DO BRASIL

de Myriam Taubkin

Os Espetáculos em São Paulo realizado no Auditório Ibirapuera,aliás ESGOTADOS os ingressos antecipadamente e o Brasília marcam o lançamento de livro e DVD
que contam histórias da viola e de seus principais instrumentistas.


Instrumento popular surgido no século 13 e que os portugueses trouxeram para o Brasil em suas primeiras viagens, a viola se alojou especialmente no interior do país mantendo a característica que trouxe do berço: traduzir em música as alegrias e tristezas do povo. Com mais de trinta anos dedicada à produção e pesquisa em música brasileira, a produtora cultural Myriam Taubkin lança o livro e o DVD Violeiros do Brasil, projeto que concebeu e realizou, onde expõe em textos e imagens preciosidades do universo da viola e de onze de seus mais destacados instrumentistas.



Os extraordinários praticantes da viola retratados no livro e DVD são: Adelmo Arcoverde, Almir Sater, Braz da Viola, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Correa, Tavinho Moura e Zé Mulato & Cassiano.



O livro e o DVD Violeiros do Brasil poderão ser adquiridos, juntos ou separadamente, a partir de julho no site http://www.projetomemoriabrasileira.com.br e a partir de agosto nas principais livrarias e lojas de cds/dvds do país.

O livro Violeiros do Brasil tem prefácio da grande Inezita Barroso,fotos de Angélica Del Nery,coordenação editorial de Adriana Amback e Myriam Taubkin,projeto gráfico de Teresa Maita e Roberta Asse,produção de Luana Gorayeb.

O livro também presta um serviço aos interessados no assunto:lista em verbetes e contatos os violeiros e luthiers em atividade no Brasil,uma pesquisa de Rafael Marin.São 238 páginas no formato 25cm x 18cm,impresso em cinco cores. Preço de capa: R$ 60,00.

O DVD Violeiros do Brasil tem fotografia,edição e direção de Sérgio Roizenblit; entrevistas por Myriam Taubkin,Sérgio Roizenblit e Angélica Del Nery; som direto, gravações e mixagem por Clement Zular, Áudio Portátil; projeto gráfico da capa e encarte: Teresa Maita e Roberta Asse; assistente de produção: Daniella Rubio; produção e administração: Luana Gorayeb. O DVD tem 144 minutos de duração. Edição bilíngüe com encarte e legendas em inglês. Preço: R$ 40,00.



Violeiros do Brasil faz parte do Projeto Memória Brasileira que Myriam Taubkin criou em 1987, com o objetivo de realizar um mapeamento detalhado da nossa música, a partir da pesquisa e da seleção dos mais representativos músicos do Brasil, entre artistas consagrados e revelações musicais, por instrumento ou segmento, em espetáculos gravados ao vivo. São mais de duas décadas de apresentações e registros de pianistas, violonistas, arranjadores, percussionistas, instrumentistas de sopro, sanfoneiros e violeiros, com participação de mais de quinhentos artistas. Foram lançados sete CDs, pela gravadora Núcleo Contemporâneo. Quatro destas séries resultaram em livros e documentários em DVD. São elas: O Brasil da Sanfona, Violões do Brasil, Um Sopro de Brasil e este Violeiros do Brasil.

2 comentários:

penny stocks to watch disse...

very nice! hahahahaha

Pedro disse...

Que isso esse Almir Sater é demais !
sou fan dele demais
que bom que ele vem ate minha cidade, para fazer um show, e espero ver ele pesoalmente
valeuu ALMIR