Loira do bem ∞ : 11/27/07

terça-feira, novembro 27, 2007

PLANETA SUSTÉNTAVEL -A PARTE QUE NOS CABE.






...o Músico Almir Sater e seu parceiro musical João Bá,diz inteligentemente:
"Treme a Terra,perde a Paz",versos retirados da música "Ultimo Condor".

Pois é o jogo mudou.Ecologia deixou de ser assunto restrito a entusiastas como Almir Sater e cientistas e biólogos.Agora é tema obrigatório nas manchetes da atualidade.

Empresas,mídias,governos,bancos e artistas de consciência social passaram a discutir-com urgência- como fazer para salvar o homem do aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra- a noção de sustentabilidade- desenvolvimento que não compromete o futuro, é a bola da vez-

O que precisamos saber para fazer um planeta melhor-

É preciso entender primeiro o porque é importante reduzir o consumo de 3 itens imprescendíveis no dia a dia.

ÁGUA: Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares.Em 5 minutos se vc escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados.

ENERGIA ELETRICA: - o consumo cada vez maior requer a construção de usinas hidrelétricase mais florestras irão desaparecer. o simples gesto de desligar as luzes dos ambientes qdo vazios pode ajudar a evitar mais usinas.

COMBUSTÍVEIS: A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases, do aquecimento global.


COMO FAZER A NOSSA PARTE PARA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO PLANETA:

É Simples..mudando certos conceitos e atitudes. Na compra de um carro,por exemplo,embora o carro não seja o transporte ecologicamente correto, escolha o tamanho ideal para suas necessidades,os maiores consomem mais combustíveis e poluem mais. Use os Transportes coletivos ou reabilite sua magrela..
Pratique a carona solidária,aconselha o ambientalista Fábio Feldmann.

Tem atitude mais grosseira que atirar lata o outros dejetos pela janela do carro ??? - o resultado é como um bumerangue.Bate e volta para nós mesmos, só que castigo dobrado,pois os resíduos despejados nas ruas são arrastados pela chuva,entopem bueiros,chegam aos rios e represas,causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.

Nosso lar,doce lar,pode ser uma cidadela da sustentabilidade com algumas atitudes bem simples:

- Nunca deixe os aparelhos em modo Stand By, retire da tomada de todos eles quando não estiverem em uso,o valor de sua conta de luz cairá bastante,tenha certeza.

-Na compra de Eletrodomésticos escolha os eficientes,através dos selos da Procel(marcas nacionais) ou Energy (marcas importadas).

-Viva o dia com luz natural:Abra janelas,cortinas,persianas,deixe o sol iluminar a sua casa em vez de acender as lâmpadas..acender a luz e iluminar já diz nosso poeta, a luz do sol,claro...

- Nunca coloque seu freezer ou geladeira perto do fogão ou nas areas de sol,pois vão utilizar muito mais energia. E será que precisa mesmo de um freezer ???.

-Coloque apenas lâmpadas fluorescentes, ao invés das incandescentes. uma idéia luminosa,sem dúvida.

-Pendure as roupas no varal em vez de usar secadora. O sol tem a fonte da energia e da luminosidade além,claro de trazer bons fluidos.

-Evite a todo custo usar mangueira de agua para varrer a calçada. Em 15 minutos 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente. Espante a preguiça, passe a vassoura,junte a sujeira e recolha com a pá e só depois enxágue o chão.


-Evite os incômodos garrafões. instale em sua torneira um purificador ou compre os antigos filtros,talhas de barro,como nossa avó antigamente.

-Muito luxo produz lixo. Pense antes de sair comprando tudo que ve pela frente, dimuindo assim as embalagens descartáveis,com essa atitude fazemos a diferença.

-Oleo de fritura: um dos grandes problemas mananciais vem do habito de jogar o óleo usado em fritura no encanamento.
"Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água."

-Participe da Coleta Seletiva( sistema de recolhimento de materiais descartados para serem reciclados ou mesmo reutilizados).


O que pode reciclar:
-garrafa e pote de vidro
-garrafa PET
-sacola de plástico
-lata de aço,aluminio
-Isopor
-tampa de aço de pote
-papel aluminio e embalagem de marmitex
-Embalagem longa-vida
-Lâmpada incandescente e fluorescente

O que não pode reciclar:
-vidro refratário de panela e travessa para microondas;
-Espelho
-Lenço de Papel,papel Higiênico,absorvente e fralda descartável;
-Louça
-Barbeador desartável
-papel carbono
-esponja de aço
-etiqueta adesiva
-clipe e grampo
-cabo de panela
-tomada


-leve o campo para dentro de sua casa ou apartamento em plena cidade grande:
cultive uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal e terá
condimentos,ervas,hortaliças frescas,além,claro de espantar os maus fluídos energéticos.


-Use sacolas de pano,ecológicas,dispensa as de plasticos do mercado,padaria.

-Use coador de café de pano,não descartável..lembra o como o café da vovó, era mais gostoso e inundava a casa com o aroma? Agora você sabe onde estava o segredo.

NO TRABALHO:

Também podemos fazer a diferença no nosso ambiente de trabalho e se não conseguir mudar a filosofia da empresa, mude voce de empresa.

-Participe e incentive a empresa onde trabalha, para medidas e atitudes sustentáveis.
Na economia da energia,água e materiais de consumo.

- Notebook consome menos energia do que o computador de mesa

- Traga de sua casa sua própria caneca ou garrafinha de água, evitando assim o desperdício da quantidade de copos descartáveis, mesmo que voce dite moda e seja invejado pelos tolos.

VIDA PESSOAL:

-


-Transformando-se numa cidadão sustentável com pequenos gestos e grandes resultados:

- Não use o Elevador,use mais a escada,além da economia da energia elétrica, seu corpo será mais saudável.

- Faça seu dinheiro trabalhar a favor de causas nobres também,aplicando em Investimentos socialmente responsáveis,os ISRs. Desta forma estaremos contribuindo com empresas que respeitam as práticas ambientais e trabalhistas.

-Exerça a Cidadania: a Internet e Telefone são canais excelentes de comunicação para divulgar essas simpels medidas.

-Conscientize seus filhos dos problemas do aquecimento global,sem fazer terrorismo.
mas com informações e medidas preventivas para garantir a qualidade de vida do planeta.

-Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 Tonelada de CO2, durante sua vida e abrigar aves, diz Xico Graziano,Secretário do meio ambiente do estado de São Paulo.

Convença aquele amigo,parente,vizinho,mais cético de que as atitudes aqui sugeridas, podem ajudar a mudar o mundo.

Afinal,alguém tem que fazer a sua parte...o de reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.

Informações e pesquisa fonte:www.planetasustentavel.com.br

Como diz o ditado Hindu “ Nós não herdamos a terra de nossos país, apenas a tomamos emprestado de nossos filhos”.Tudo quanto fere a terra,fere também os filhos da terra

-Não há paz nas cidades do homem branco.Nem lugar onde se possa ouvir o som do desabrochar da folhagem na primavera,o zumbir das asas dos insetos. Talvez por ser um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível para os meus ouvidos.

E que espécie de vida é aquela em que o homem não pode ouvir a voz do corvo noturno ou a conversa dos sapos no brejo à noite? Um índio prefere o suave sussurro do vento sobre o espelho d'água e o próprio cheiro do vento, purificado pela chuva do meio-dia e com perfume de pinho. O ar é precioso para o homem vermelho, porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar, animais, árvores, homens. Não parece que o homem branco se importe com o ar que respira. Como um moribundo, ele é insensível ao mau cheiro. .(Cacique Seattle).


Segundo um Xamã;
"Quando o homem matar o último peixe,poluir o último rio e derrubar a última árvore, irá compreender que não poderá comer o dinheiro que então ganhou!" ...


..Tá na hora da gente despertar a nossa consciência social e ecológica e levantarmos a bandeira da realidade e valorizar os profissionais que agregam e somam ao meio ambiente e preservação da natureza.

-O Sábio Cacique e Xamã está correto na sua linha de pensamento,por isso temos que mudar enquanto é tempo !!

COMPORTAMENTO: DAR E RECEBER - UMA VIA DE DUAS MÃOS...





Pequenas demonstrações de afeto, generosidade e de reconhecimento passam pelo exercício de dois verbos: Dar e Receber.

Richard Bach, escritor americano complementou: "Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores".

Portanto, dar e receber é uma vida de mão dupla. No entanto, esquecemos dela a todo instante. E isso acontece nas pequenas coisas. Sabe aquele amigo que sempre tem um ombro para as pessoas? Há quanto tempo não liga para ele? E qual foi a última vez que disse a alguém especial o quanto gosta dele ? São pequenas gentilezas que andam em baixa atualmente. Conseguir exercitar o dar e receber é a essência da convivência". Segundo a antropóloga Livia Barbosa, a reciprocidade é essencial para a estruturação da sociedade.

Será que eu mereço isso ? - Receber vem do latim reci-pere, que originalmente tinha o sentido"tomar algo que por direito pertence ao outro". As relações são feitas de troca, diz o psicólogo Bernardo Jablosnki. Mas não há como negar: o exercício do receber é necessário. Olhar para dentro de si mesmo pode ser uma das maneiras de enxergar qualidades perceptíveis nos outros. Não custa perguntar o motivo de enrubescer e ficar sem palavras quando ouve um elogio. Não custa lembrar que quanto mais você aceitar receber, mais terá a dar.

"Se queres receber, deves primeiro dar, eis o início da Inteligência (pensamento taoísta). "É assim que se formam os ciclos do bem, que fazem todos mais felizes", diz a monja Coen, da Comunidade Zen Budista de São Paulo.

A medida das coisas. Desde os tempos da Revolução Industrial aprendemos a mensurar as coisas, isso explica porque queremos colocar na balança até a medida do afeto. Não existe um medidor de sentimento, prazer, amor que sirva como referência no receber ou que dou em troca. "a espontaneidade revela o amor e o cuidado que você tem pelo outro" Não dá para forçar nem enquadrar a emoção", diz o Psicólogo Bernardo Jablonski.

"O caminho para o equilíbrio de dar e receber está dentro de você, é só olhando para si, com respeito e paciência que surgirão as respostas, ensina a Monja Coen. Sobre a dificuldade em amar, Monja Coen acrescenta: "Se precisamos ser lembrados de fazer alguma coisa é porque esse não é um comportamento tão espontâneo".

Porém tudo pode ser cultivado e transformado, mudando inclusive o panorama do desamor, ninguém está obrigado a se sentir devedor para o resto da vida..

Texto: Carla Aranha Reproduzido Revista Bons Fluídos.  extraído da Edição nº 104.