Loira do bem ∞ : 01/09/16

sábado, janeiro 09, 2016

ACORDO ORTOGRÁFICO ENTRA EM VIGOR












Os 215 milhões de brasileiros, a partir de 01 de Janeiro de 2016, devem estar a par do uso das novas Regras do Acordo Ortográfico, que tem como objetivo a padronização entre os países de Língua Portuguesa (CPLP), acordado desde 2009. Este acordo foi assinado por oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). A finalidade é unificar a escrita do português, simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio internacional de nossa língua. Em 2009, teve a implementação no Brasil assim escalonada:

– 2009 - vigência ainda não obrigatória; entre 2010 e 2012 – adaptação completa dos livros didáticos às novas regras; a partir de 2013 – observância plena e geral dos termos do Acordo. Em 2016 - a partir de 01 de Janeiro - obrigatoriedade.

Entre as mudanças, o aumento de letras no Alfabeto, de 23 letras anteriormente, passam a ter 26, com a inclusão do “k”, do “w” e do “y”. Porém, serão usadas somente em palavras e nomes estrangeiros e seus derivados e também em siglas e símbolos. Entre elas, também o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e acentos diferencias.

As mudanças serão obrigatórias, em todos os segmentos,  inclusive para Concursos.

Para conhecer as mudanças clique no link abaixo para usar as novas regras:
  http://www.miniweb.com.br/literatura/Artigos/acordo_ortografico.pdf
 
Imagem: reprodução Internet