segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pitaco de Loira: a Lenda dos 3 Macaquinhos

Os Três Macacos sábios ou místicos que se tampam com as mãos respectivamente os olhos, ouvidos e boca, pertencem as antigas lendas chinesas difundidas no Japão com a chegada da escritura no século VIII.




Eles estão representados em uma escultura de madeira no santuário de Toshogu, em Nikko, Japão. Os nomes dos macacos são: Kikazaru (não ouve), Iwazaru (não fala) e Mizaru (não vê), eles fazem referência a um jogo de palavras japonês, já que saru significa gracioso.

Conta a lenda que, os três macacos eram os mensageiros enviados pelos deuses, para delatar as más ações dos humanos com um conjuro mágico, com o qual cada um tinha duas virtudes e um defeito.

Segundo outra interpretação, o significado das esculturas "mizaru", “kikazaru” e “iwazaru" alude ao medo absoluto, dado que são as primeiras reações do ser humano ante uma situação de perigo.

Outra versão alude à virtude da discrição:
"Não digas tudo o que saibas, 
Não olhes o que não devas,
Não creias em tudo que te dizem".

Ou nas palavras simples de Elisa's Atividade:
Representam as maiores qualidades do ser humano, ser surdo para algo indelicado e ineficaz. ser mudo para jamais ofender ou magoar as pessoas e cegos para jamais julgar pelo que vê concluindo sem saber o que é de fato. Pois nem tudo o que se vê é a realidade do momento...

Que seguimos com esta ùltima interpretação:
Surdos para intrigas,
mudos para fofocas
e cegos para indiscrições!

Fonte: Os Três Macacos - Wikipédia livre.

Nenhum comentário: