Loira Do Bem ∞ : Pitaco de Loira: a Lenda dos 3 Macaquinhos

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pitaco de Loira: a Lenda dos 3 Macaquinhos

Os Três Macacos Sábios ou Místicos, que se tampam com as mãos respectivamente os olhos, ouvidos e boca, provem de antigas lendas chinesas que se difundiram no Japão com a chegada da escritura no Século VIII. 
Estão representados em uma escultura de madeira no santuário de Toshogu, em Nikko, Japão.
Os nomes dos macacos são Kikazaru (não ouve), Iwazaru (não fala) e Mizaru (não vê), que fazem referência a um jogo de palavras japonês, já que saru significa gracioso.
Conta a lenda, que os três macacos eram os mensageiros enviados pelos deuses para delatar as más ações dos humanos com um conjuro mágico, com o qual a cada um tinha duas virtudes e um defeito, 
As palavras compostas “mizaru", “kikazaru” e “iwazaru” significam respectivamente “não vê", “não ouve", “não fala", e o macaco passou a ser um símbolo negativo, se no Japão presenteias a alguém, com um, significa que queres algo agourento.
• Segundo outra interpretação, o significado das esculturas de "mizaru", “kikazaru” e “iwazaru", alude ao medo absoluto, dado que são as primeiras reações do ser humano ante uma situação de perigo.

Outra versão alude à virtude da discrição: "Não digas tudo o que saibas, não olhes o que não devas, não creias em tudo que te dizem". 
Ou nas palavras simples  de Elisa's Atividade:
Representam as maiores qualidades do ser humano, ser surdo para algo indelicado e ineficaz... 
ser mudo para jamais ofender ou magoar as pessoas e cego para jamais julgar pelo que vê concluindo sem saber o que é de fato..pois nem tudo o que se vê é a realidade do momento...
Que aprendemos então com os 3 Macaquinhos... surdo para intrigas, mudo para fofocas e cego para indiscrições...


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Macacos_S%C3%A1bios
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário