quarta-feira, agosto 25, 2010

Filosofia como estilo de vida

Quem já não proferiu a célebre frase de Sócrates: "Só sei que nada sei", até os parceiros Almir Sater e Renato Teixeira a usaram sabiamente em sua canção imortal, "Tocando em Frente".  



Filosofia é um estilo de vida, uma forma de pensar, raciocionar,  questionar o saber e o não saber. Não há respostas prontas, mas curiosidade  e  indagá-las. 

Para o sistema não é interessante que indivíduos comecem a usar esses métodos - claro, seríamos livres e jamais escravos de uma sociedade que nos empurra as coisas goela abaixo, sempre a digerir uma ideia padrão  para adotarmos. E aí que o papel da filosofia seus grandes pensadores e filósofos fazem a diferença, um povo que lê, busca conhecimento será  um cervo [livre], jamais um servo [adestrado].

É importante falar sobre a filosofia, e deixar que isto fique no consciente coletivo e assim possamos manter vivos e atuais ensinamentos que existem 400ac como Sócrates. A filosofia segundo fontes, surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor.

A palavra "filosofia" (do grego) resulta da união de outras duas palavras: "philia"), que significa "amizade", "amor fraterno" (não no sentido erótico) e respeito entre os iguais e "sophia" ,(que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" que significa "sábio", "instruído".

Filosofia, modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de ideias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrato ou fundamental. 

Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. 

A Filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega, que surgiu em um dado momento histórico, a partir de determinadas condições históricas e tornou-se o modo de pensar do mundo ocidental, inicialmente na Europa e, com a colonização, expandiu-se para a América e o mundo.

Didaticamente, a Filosofia divide-se em:
Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.
Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.
Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da crença, da justificação e do conhecimento.
Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.

Nesse contexto histórico da Grécia, surge Sócrates, considerado o patrono da Filosofia. Ele discordava dos antigos poetas (mitologia), dos antigos filósofos (cosmologia) e dos sofistas (oradores). 

Sócrates nasceu em Atenas e é considerado um marco divisório na história da filosofia grega, pois ele desejava conhecer o homem e sua essência. Fazia perguntas como:
O que é o bem?
O que é a virtude?
O que é a justiça?
O que é a essência do homem?

Ele recomendava “Conhece-te a ti mesmo”. Quanto mais penso que sei, menos sei, só sei que nada sei ". 

Sócrates não deixou registros de seus conhecimentos e o que se sabe dele e o seu pensamento vêm dos textos de seus discípulos e adversários, sendo o principal de seus discípulos Platão. 

Ele desenvolveu o saber filosófico em praças conversando e mostrando que era preciso unir a vida concreta ao pensamento. 

Procurava um fundamento para as interrogações humanas. 

Para ele, o homem é sua alma, a alma é o desejo da razão, e isso distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza. Ele dialogava com ricos e pobres, cidadãos ou escravos, importando-se apenas com as características internas de cada pessoa. 

Estava interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariando os valores dogmáticos da sociedade ateniense. Então, foi considerado uma ameaça à sociedade e condenado a beber cicuta (veneno). Ele morreu coerente com os seus valores morais.

Platão foi responsável pelos registros dos ensinamentos de Sócrates. A maior parte do pensamento de Platão foi transmitida por intermédio da fala de Sócrates, escritos por ele mesmo, Platão.

Referências Bibliográficas: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Ática, 2000, p. 19.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia
http://www.ocultura.org.br/index.php/Filosofia

"Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar." Sócrates.

Nenhum comentário: