sexta-feira, 5 de junho de 2009

FALECEU O MAESTRO ZÉ GOMES

    Luto: A música hoje amanheceu mais pobre, infelizmente, pois comunico o falecimento hoje, 5 de junho de 2009, do maestro e violinista Zé Gomes (José Kruel Gomes), aos 72 anos, que encantava com o seu violino ao participar da banda de Almir Sater por quase 20 anos. Uma perda irreparável.



Foto: Maestro Zé Gomes/ Reprodução.

O velório terá início a partir das 18h no Cemitério da Vila Mariana, SP, onde seu corpo será cremado. 

Zé Gomes participou de mais de 200 gravações, com Chico Buarque, Heraldo do Monte, Arthur Moreira Lima, Diana Pequeno, Grupo Tarancon, Renato Teixeira, Elomar, Pena Branca e Chavantinho, Paulino Pedra Azul, Marluí Miranda, Alzira Spíndola, João do Valle, entre muitos outros. Ultimamente, gravava discos independentes com suas próprias composições.

 

É considerado um dos maiores intérpretes de Villa-Lobos, cuja obra estudou profundamente. Dedicou-se ao estudo da rabeca e da viola de cocho.

 

Com os parceiros Almir Sater e Paulo Simões, viajou a cavalo mais de mil quilômetros pelo Pantanal, para fazer um documentário "Comitiva Esperança" sobre o homem pantaneiro e pesquisar a música da região e costumes. 

 



Foto: Maestro Zé Gomes e Almir Sater

O músico reencontrou o maestro num show em Porto Alegre, em dezembro de 2007 e, juntos com Borghetti, puderam reviver toda a emoção novamente, na Usina do Gasômetro, do qual Almir Sater demonstrou estar em êxtase total, por ter tido a oportunidade de dividir o palco e estar perto do seu grande amigo e maestro Zé Gomes.

Afinal, "velhos amigos, quase nunca se perdem, mas se guardam para as ocasiões".

Há várias lembranças, como Moreninha Linda, Moda Apaixonada, mas entre tantas destaco a magia da rabeca do maestro em DOMA, uma das mais belas instrumentais de Almir Sater, acompanhado pela viola encantada do mesmo.

Mais informações: https://dicionariompb.com.br/artista/ze-gomes/

Descanse em paz, mestre!