domingo, 21 de dezembro de 2008

Almir Sater encerra agenda de shows em Boa Esperança do Sul

Almir Sater encerra sua agenda de mais de 100 shows com chave de ouro em Boa Esperança do Sul, SP.





No início, parecia que o tempo não ia colaborar, a fina chuva pegou os cidadãos de Boa Esperança do Sul de surpresa. Porém, o dono da chave do céu logo fez a chuva cessar, para que toda a cidade fosse iluminada ao som dos acordes da viola mágica do artista Almir Sater.

Um povo acolhedor, a praça estava abarrotada de pessoas, segundo os organizadores, quase 5.000, e que isto não era comum ocorrer, ainda mais com outro evento, um famoso bailão que ia rolar na cidade, logo mais.

Pessoas de todas as idades, adolescentes, jovens, maduros, 60+, todos faziam um coro só, quando o violeiro deixou correr por conta do público cantando junto o refrão... das massas e maçãs, ou seja, a famosa Tocando em Frente, da qual reverteu em elogios públicos do artista, que enfatizou o coro lindo das crianças.




A noite estava iluminada, "azul do céu brilhou e olhos vão se abrir para tanta cor, faça-me um favor" e, se abriu, porque Almir Sater ficou encantado com o enfeite da praça, uma árvore, toda iluminada, que segundo ele, no Pantanal, tem outro nome e que tem como utilidade, de ser usada na construção de canoas.

O músico teceu diversos elogios para o verde que adornava toda a praça, afinal, quem consegue ver o belo e ter respeito por ele, nada mais real e normal, de expressar publicamente, a beleza que a natureza miraculosamente nos dá de graça e muitas vezes, por negligência, ganância ou falta de consciência, não temos essa sensibilidade do artista, para apreciar as coisas simples que a vida oferece genuinamente e que é a essência de nosso viver.




Almir Sater cantou, tocou e encantou. Os comentários nos bares, praças e bancos eram um só: e como toca esse violeiro... ele é o cara! Não tem para ninguém, por isso que é quem é, por isso que lotou essa praça desta forma, porque toca a verdadeira música raiz!

E ao som de "O vento e o tempo", "Um violeiro toca", "Peão", "Tocando em Frente", "Índio Adeus", "Rasta bonito", "Trem do Pantanal", Almir Sater deu o seu recado, seja para falar de consciência social, ambiental ou das desigualdades sociais, do misticismo incutido em nossa cultura ou simplesmente para expressar suas belas músicas instrumentais, regado ao som maravilhoso de sanfona. Como eu gosto deste instrumento, acho-o alegre, vibrante e envolvente.



Enquanto isso, o bailão pantaneiro de Almir Sater foi pedindo passagem, finalizando como um bis, de moreninha linda e cabelo loiro, mas faltou "Cavaleiro da Lua"…

Ficou na vontade um "quero mais", e a certeza de que 2009 será um grande ano e promissor para Almir Sater, porque onde há pessoas, como o prefeito de Boa Esperança do Sul, de bom gosto musical e apurado, certamente a música de Almir Sater lá estará.




Pelo que sabemos, isso é quase unânime em convidar o violeiro para abrilhantar shows em congressos, convenções ou em eventos como equinos, suínos, caprinos, bovinos, e por aí afora.

Enfim, onde existe bom senso, a moda de viola única, original e intensa de Almir Sater sempre terá as portas mais que abertas para entrar... e, graças ao Deus do universo, o Brasil está com essa nova cara, a de apreciar o que realmente acrescenta à sociedade e à comunidade como um todo.

Viva a música de Almir Sater... Viva a boa música brasileira e de qualidade e que todos tenhamos um Feliz Natal, próspero Ano Novo, regados de paz, saúde e fraternidade, porque o resto vem, pois o universo conspira!!! Bem... fim de baile... fim de show... até o ano que vem!

Boas férias, Sr. Sater, após o dever cumprido, pegará "uma barca de tranças remando para o Pantanal".  
Eu digo "Arrivederci, Bye Bye!

















Fotos do show foram cedidas pela Fernanda (Comunidade do Orkut para Almir Sater, Roberta Guarino e do site de Bocaina). 




2 comentários:

Anônimo disse...

..eu adoro seus textos,o jeito leve e espontâneo que voce escreve,moça do bem, e quando voce descreve tudo isto sobre o show do Almir,é como se saísse de um livro de conto de fadas,onde tudo é perfeito,quem dera que a vida fosse assim tbm.
bem,pelo menos,eu consigo sonhar imaginando toda essa coisa boa que voce fala, sobre a viola,o artista e a música.abraço..Lindinalva,

Anônimo disse...

..eu fui neste show e voce falou do jeito mesmo que aconteceu..foi a primeira vez,adorei e pretendo sempre quando puder assistir mais e mais,a viola e o violeiro realmente são bons.
parabéns por fazer esse blog.