domingo, 15 de maio de 2011

A importância das Redes Sociais



A bola da vez antes era o Orkut, depois migramos para o Facebook, Twitter
e afins. Cada mídia social atrai um tipo de público, linguagem, então "nada mais real" do que a ampliar a interação nelas e desta forma atingir o maior número de pessoas possíveis, de todas as faixas etárias e camadas sociais. 

Como disse Philip Kotler, o pai do marketing, em palestras proferidas em 2010:

"As mídias sociais provocaram grandes mudanças nas comunicações, um número crescente de consumidores de todas as idades estão no Facebook, Twitter e no Linkedin interagindo. As pessoas estão procurando informações sobre experiências de produtos e serviços de outros consumidores nas suas redes sociais. Um brasileiro que esteja pensando em comprar um carro recém lançado provavelmente dará mais valor à opinião de seus amigos do que aos anúncios". 

"Estamos em um novo mundo em que a imagem não é mais formatada pelas organizações. As empresas perderam este controle”, estratégias de comunicação precisam ser pensadas de forma integrada utilizando a mídia tradicional e
as novas mídias, uma oferecendo suporte a outra e não se excluindo e o uso do marketing viral como forma de promover produtos e serviços, o que não deveria faltar é a ética, um produto viralizar por conteúdo e agregar valor e não por polêmicas ou propaganda falsa. 

Todos nós somos "prestadores de serviços" desde que nascemos e "negociadores", comunicadores natos, quando bebê já assimilamos como pedir nosso
alimento, se estamos com dor ou desconfortáveis, abrimos um "berreiro" para chamar a atenção e até fazemos birra quando contrariados ou quando queremos colo. 

Nós estamos negociando e utilizando a comunicação ou não? Sim,  estamos a fazer ambos, nossas necessidades e ausência delas.

Voltamos a Kotler segundo ele, outro importante papel do profissional de marketing é criar buzz através do contato com blogueiros, redes sociais ligadas à marca e outros pontos de influência. Todo o processo deve ocorrer de maneira transparente e sem pressão para não torná-lo falso ou agressivo. O blogueiro e as redes sociais devem falar livre e espontaneamente sobre o produto ou serviço, sem filtros ou direcionamentos.


Manter-se vivo nelas não é fácil, é o que aprendemos na faculdade de Adm em TGA sobre sistemas,retroalimentação e tal do "feedback", ou seja o de estar sempre (re)alimentando o sistema, para que não haja perda de energia no virtual ou desestimulação dos seguidores ou evadindo de networking.

É por isto que exige dedicação, compromisso, comprometimento, empatia, tempo, energia e gostar de lidar com pessoas, respeitar as diferenças sociais, culturais, estar atento à necessidade de cada um, mas sobretudo conquistar e ganhar credibilidade,
como também em tempo real, postar, interagir, sem diferenciar o trato com elas, com objetivividade e cordialidade. 

As redes sociais é uma importante ferramenta para troca de informações, disseminações de conteúdo, compilações, interações e aprender a conhecer outras culturas,  divulgação de produtos, ideias, jamais deveria ser usada para fins ilícitos ou para romper com os limites da educação, da honra, polidez ou confundir liberdade de expressão com abuso dela. O direito de um termina quando começa o do outro. Estar numa Democracia Representativa não significa fazer uso de abuso de direito, para isso que existem as leis para impor limites. 

Viver em sociedade existe postura, compostura, educação e regras coletivas, nunca individuais. Reflete nisso!