terça-feira, março 22, 2011

22/03 Dia Mundial da Agua -Consciência Já -

"Treme a Terra -Perde a Paz[Almir Sater e João Bá]
Dia mundial da água: o pior desperdício é aquele que você não vê.

A água é um elemento essencial para o Planeta Terra, sem ela não existiria vida.
Mas, muitas pessoas não dão atenção necessária a esse assunto. A pouca importância a esse fato é simplesmente pelo motivo de a grande parte da população ainda não ter sofrido com a escassez da água.

Em todo o planeta a água ocupa aproximadamente 70% da Terra, sendo que nessa porcentagem 97% é de águas salgadas de oceanos e mares, e apenas 3% de água potável. Por isso é muito importante que todos tenham consciência e a responsabilidade de preservar a água ainda existente em nosso planeta. A água é um recurso não-renovável e que todos nós devemos ser responsáveis pelo seu manejo sustentável.
Algumas atitudes podem ser fundamentais como:
ECONOMIZAR NO BANHO - Segundo dados da campanha De Olho nos Mananciais, um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros de água. Fechando o registro enquanto nos ensaboamos e reduzindo o tempo do banho para cinco minutos, é possível reduzir o consumo de água total para 81 litros.
REGAR PLANTAS - Regue plantas e gramado apenas nas horas mais frias do dia. Dessa forma menos água será perdida para a evaporação pelo calor do sol. E é melhor para as suas plantas, de qualquer forma.
USE BALDES E VASSOURAS PARA LAVAR CALÇADAS E QUINTAL - Quando for lavar a calçada ou o quintal, evite usar a mangueira e utilize vassoura e baldes.
Primeiro varra o local para tirar a sujeira mais grossa e depois jogue a água do balde para finalizar a limpeza. Se um balde de água não for suficiente, encha outro, mas evite usar a mangueira. Fazendo isso você poderá economizar até 250 litros de água.
ACUMULE ROUPAS ANTES DE LAVAR - Evite utilizar os utensílios domestico como maquinas de lavar roupa e louça quando tiver poucas peças e prefira acumular uma quantidade considerável antes de ligá-los.
Com isso você estará poupando energia, água (nos caso das máquinas de lavar roupa e louça) e produtos químicos que geralmente são utilizados junto com esses equipamentos.
REAPROVEITE A ÁGUA - A água utilizada durante o banho pode servir para a descarga, a da máquina de lavar pode ser útil para limpar a calçada e a que foi usada para lavar as verduras pode irrigar o jardim.
Se for possível, instale um sistema de reaproveitamento de água em sua casa, mas se não for, um balde comum pode fazer o serviço muito bem.
CUBRA SUA PISCINA - Se você tem piscina em casa, procure mantê-la sempre coberta. Dessa forma, você evita que litros de água evaporem todos os meses, com isso a perda de água é reduzida em 90%.
Fonte: http://www.imperatriznoticias.com.br/

"O dinheiro não é tudo a natureza é mais importante e se existe alguma coisa que é tão perfeita a semelhança de Deus é a natureza,acho perfeita..tudo se encaixa,então eu acho que tem que zelar mais por ela"[Almir Sater]

Nenhum comentário: