Loira do bem ∞ : 01/28/09

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Almir Sater defende Campo Grande como sub sede 2014.


Convidado para ser uma espécie de embaixador em defesa da cidade,para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja o país-sede, o cantor colocou-se à disposição da prefeitura.“Eu to nessa”, foi a resposta do cantor ao convite de Nelsinho.

“O Pantanal é um grande cartão de visitas de Mato Grosso do Sul e é isto que nós devemos mostrar, como atração para quem vier assistir aos jogos”, enfatizou Almir Sater utilizando o mesmo argumento da Prefeitura de Campo Grande, na defesa que fez junto a Confederação Brasileira de Futebol. Na opinião do músico, com o potencial turístico que tem, o Estado adquire maiores chances na disputa para ser uma das sub-sedes.


“O estádio é apenas um dos detalhes da Copa, sabemos que as atrações contam muito na escolha da cidade. Até porquê, quem assiste aos jogos também quer conhecer outros tipos de diversão e as belezas naturais que temos encantam a todos”, argumentou Almir Sater. O músico defendeu uma participação voluntária dos diversos segmentos na defesa da cidade, para sediar jogos da Copa de 2014. “É preciso ter esta atitude, já que todos ganham depois”,opinou Sater.



Candidata a sub-sede da Copa do Mundo de 2014, Campo Grande recebe no dia três de fevereiro a delegação da Fifa integrante do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa. O prefeito Nelson Trad Filho e secretários da Prefeitura recepcionam o grupo, que tem chegada prevista para as 15:00 horas, de acordo com a agenda e roteiro para a visita às cidades candidatas.

Campo Grande será a nona cidade vistoriada pela delegação,formada por representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)e da Fifa.A agenda terá início no final deste mês,no dia 30 de janeiro e a primeira cidade visitada é São Paulo.Em Campo Grande,Nelsinho Trad terá a incumbência de mostrar as vantagens na realização de uma Copa do Mundo na cidade.


"Nossa cidade é uma das grandes favoritas. Estamos certos de que seremos uma das sub-sedes da Copa do Mundo", disse confiante o prefeito Nelsinho.Um dos pontos mais fortes em vantagem às outras cidades candidatas, é a posição estratégica de Mato Grosso do Sul que faz fronteira com dois países (Paraguai e Bolívia) e divisa com cinco estados: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

fontes :Almir Sater apóia Campo Grande como sub-sede
Quarta-feira, dia 04 de Julho de 2007 às 14:32
Almir Sater apóia Campo Grande como sub-sede da Copa.

Copa 2014:representantes da Fifa chegam em Campo Grande dia 03.
Extraído de:Prefeitura de Campo Grande
21 de Janeiro de 2009
"No Mato Grosso do Sul estamos de frente para as estrelas" - Almir Sater.

Felicidade Existe ???


"Todos os homens procuram ser felizes;isso não tem exceção...E esse é o motivo de todas as ações de todos os homens inclusive daqueles que vão se enforcar..(Pascal).

Imagine um pescador que passa o dia inteiro no mar,tendo como vista uma bela praia do oceano Pacífico. Este mesmo indivíduo vive em média 68 anos,nunca será rico,ms consegue obter seu sustento sem deixar de preservar a natureza local.Imaginou?

Pois é este o perfil das pessoas mais felizes do mundo,segundo estudos revelados.
São eles,os habitantes da pequenaVanuatu,um arquipélago com 83 ilhas,distante 1.750 km da Austrália.Longe do ideal de felicidade da maioria da população mundial-que imediatamente associa o termo dinheiro e prazeres-

Quem estaria certo? o estudo? os pescadores do Pacífico? Afinal,o que é ser feliz?
Afinal,quem nunca desejou tomar a pílula da felicidade? -livros e "guias"- prometem,uma vida plenamente feliz.

Mas o fato é que não há fórmulas"comprovadamente eficazes",pelo contrário pairam dúvidas.Mas há muito a refletir sobre o assunto e com a ajuda da filosofia.

"Aprendi a procurar a felicidade,limitando os desejos,em vez de tentar satisfázê-los
(J.Stuart Mill).

Ser feliz é possivel,mas dá bastante trabalho,segundo Aristóteles(384-322 a.C.),que definiu felicidade como uma "certa atividade de alma realizada em conformidade com a virtude".Ele garante que a felicidade depende de nós mesmos e precisa ser buscada sempre;o meio para atingi-la seria a virtude que o homem posui naturalmente.

Entretanto,se cada homem possui uma virtude distinta,como é possivel que todos encontrem a felicidade?

"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos"(Shakespeare).

Nesta busca desenfreada,a preocupação em ser feliz pode tornar-se maior do que a preocupação em fazer algo para atingir seu ideal" A felicidade não será dada pelo governo,nem por religião,nem por dinheiro,e nem por qualquer atitude de outrem.

É sempre uma atitude individual,muitas vezes árdua e penosa,mas que quando atingida nos traz um gozo momentâneo, que por si só não basta",garante Danilo Dornas,
professor de filosofia com ênfase em ética para o ensino médio ,em São João Del Rei,MG,concordando com as reflexões aristotélicas.

Encarar a felicidade como ausência de dor ou de outros tipos de aflições,como de certa forma o fazia Epícuro,pode levar ao pessimismo.

Renúncia parece ser uma palavra chave para a busca da felicidade.Sêneca(4 a.C.-65d.C.),por exemplo,em seus escritos de A Vida Feliz,dizia qeu o ser humano seria feliz se renunciasse ao padrão de referência de sua sociedade:

"é preciso atentar para não seguir tal como ovelha o rebanho à frente,porque,não sabendo para onde ir,vai-se para onde as outras se dirigem",afirmava,alertando para o perigo da opinião pública.

E dizia"Feliz é aquele que satisfeito com sua condição,seja ela qual for,desfruta da mesma."

O pensamento de Sêneca assim como o de Aristóteles, indica que o caminho para a felicidade,é possivel através do autoconhecimentoe de muito trabalho.

A escritora e professora Suzana,resume"O que ocorre é que o sentmento permanente de felicidade-qeu na existência humana é vulnerável e provisório-dependente de muitas variáveis exposto a contigência,à influência do inesperado,e até mesmo à tragédia,não durará por muito tempo".

Mas que grau de importância tem a duração da felicidade? Não seria melhor poder experimentar e vivenciar- ao menos por um período-todos os benefícios que este estado provoca?.

Renata Armas é jornalista e Editora Assistente de Ciências e Vida-Filosofia e da revista Psique Ciência & Vida.

bem,isso daria ênfase para mais um debate.hasta luego!!!

"Para muitas pessoas,a felicidade é semelhante a uma bola:querem-na de todo jeito e, quando a possuem,dão-lhe um chute."Mário Glaab).


"Não importa se estou no meio do mato,dentro de casa,em qualquer lugar.O importante é estar com a alma feliz”(Almir Sater).

Filosofar é preciso: "Sem chifres na cabeça de Cavalo"


—Filosofando:—Sem chifres na cabeça de Cavalo



Todos nós conhecemos alguns ditos populares que aprendemos desde os tempos mais remotos, e vem de nossos avós e uma análise sobre esses ditados populares.

O que tem a haver com a filosofia propriamente dita?- Segundo eles, quando o Oráculo de Delfos, interpretado pelo amigo de Sócrates, Querofonte, sobre se havia alguém mais sábio que o filósofo, a respota foi não.

—Desde então, Sócrates gastou o resto de sua vida de forma comedida e com poucas promessas, investigando outros com perguntas morais, a fim de encontrar quem fosse mais sábio.

Sua atitude tinha muito a ver com ser modesto e conhecer a si mesmo, para saber se de fato era sábio como o Oráculo de Delfos havia dito.

O conteúdo mesmo de sua filosofia ficou em dívida, para com com as frases "soltas" do templo délfico e a ideia de deixar "pensamentos"ao vento pode sim, ser um modo gostoso e ao mesmo tempo sério de apresentar a filosofia.-

Basta saber fazer, há duas vias que podem ser retomadas- uma é a de mostrar o caminho que algumas expressões filosóficamente fizeram ao conseguir popularidade e a outra é partir de alguns ditos populares cuja origem é tipicamente filosófica.

Estou pensando aqui frases como...

— "O homem é o lobo do homem", é do âmbito do helenismo, e que foi usada por Thomas Hobbes, para, em sua teoria justificar a ideia de um estado capaz de gerenciar uma sociedade que não fosse mais chamado de "estado de natureza"-

—"O homem é naturalmente bom, mas a sociedade o corrompe", de Jean Jacques Rousseau exatamente oposto ao pensamento de Hobbles, ou seja, a sociedade, cultura e o estado, que aparecem para quebrar "o estado de natureza", pois levaria o homem ao que ele não é e teríamos que condená-lo moralmente.

—"dividir para governar"," é da antiguidade romana, usada por Maquiavel, "saber é poder", foi cunhada por Francis Bacon, virou um emblema para a modernidade.

— "O inferno são os outros", dizia Jean Paul Sartre, —Enfim poucos são os escolarizados que não ouviram isso antes na filosofia e são da antiguidade ou dos tempos medievais.

—"crie a fama e deite na cama" - "uma andorinha sozinha não faz verão"- para frente é que se anda"- "cada ovelha com sua parelha"- não é difícil perceber o como essas frases fazem uma fusão entre o cristianismo e a cultura aristotélica, e o segredo do sucesso é que mesmo fora do campo filosófico dos filósofos, elas se transformam em filosofia popular..

Um dito popular que veio diretamente da Bíblia:

—"santo de casa não faz milagres"-"melhor um cachorro vivo do que um leão morto"-"dai a César o que é de César",—Segundo os livros, os historiadores ingleses, mudaram o dito:

—"mais vale uma andorinha na mão que duas voando", o que realmente vingou no passado e no Brasil, foram os livros com frases de filósofos que, embora não muito conhecidas- podiam servir para uma reflexão ou uma colaboração para o "exame de consciência noturno"-

Isso foi em um tempo que a reflexão matinal ou o exame de consciencia noturna, não era alimentada pela notícia do crime estampada no jornal, e nem no final do dia pela novela tediosa da TV e nem mesmo um jornal televisivo altamente ideologizado.

—Há espaço para esse tipo de literatura?
— sim se bem cuidada, ela é instrutiva e bastante engraçada e a própria TV vai acabar se aproveitando dela.
—"Nada é tão dificilmente perdoado quanto o talento" - do filósofo Denis Diderot-

— não é uma verdade isto ? - pois o talento não é uma vítima que quase sempre incomoda?? Não é o talento um desafio aos que não raro estão no poder, mas não possuem talento a não ser par ficar no poder - ilegitimamente?

Isso nos faz lembrar de Getúlio Vargas, diante do incômodo de Monteiro Lobato, o ditador, escritor medíocre, querendo esconder o petróleo brasileiro, mandou prender Lobato, homem de letra fácil e elegante, dotado de extraordinária inteligência, que insistia que tínhamos petróleo. Anos mais tarde, Vargas passou a ser o patrono do nacionalismo brasileiro e a Petrobrás, o símbolo disso. Vargas foi membro da academia brasileira de letras, Lobato recusou a oferta.

Mil histórias vem à mente quando lemos a frase de Diderot, mais certamente, ela teria essa tradução

—"a inveja é uma merda", que pertence a frases de para choques de caminhões, mas há como negar que a inveja é uma merda ???

—Quando vemos alguém feliz e bem amado, sendo caçado pelo poder de déspotas pequenos e grandes, que, enfim gastam uma vida fazendo isso, há como negar a frase "a inveja é uma merda"???

—Qdo vemos aquele escritor que está no governo e remoído quando criticado por um outro, melhor e mais jovem ou mais promissor e então ele pega o telefone e tenta pressionar o jornal para arrancar o crítico do seu emprego...

—Há como negar a frase acima que "a inveja é uma merda"
—NÃO - frases como "nada é tão difícil de ser perdoado como o talento" e frases como esta "a inveja é uma merda", tem o que em comum ? -uma coisa preciosa:—elas não conseguem ser desmentidas.

—Há filósofos que se esmeram na produção de pequenos trechos, de aforismos e de frases que sobrevivem solitárias..como o caso de Michael de Montaigne que mencionou:

—"Do mesmo papel em que lavrou a sentença contra uma adúltero, o juiz rasgará um pedaço para nele escrever umas linhas amorosas à esposa de um colega"

—Hum santa hipocrisia !!!Ela não se basta ?? é como um quadro que se impacta?"nada deve dizer dele, pois Montagne se desprende de sua filosofia, de qualquer filosofia e literatura, e ao mesmo tempo, agarra a tudo e a tudo agarra.


—E para terminar, é claro que vou dizer a minha frase favorita, não é assim, afinal, que nos apresentamos?? nome, lugar, profissão, hobby, ....Bem, os adágios são importantes, tanto é que para o bem ou para o mal, sempre acreditamos que podemos conhecer uma pessoa se soubermos sua frase predileta.

Temos Três, todas do mesmo filósofo, William James:
—1-"Há uma única coisa que um filósofo pode contar como sendo o que ele faz, que é
contradizer um outro filósofo".
—2-"A filosofia de um filósofo nada mais é que uma expressão do seu temperamento
—3-"O senso comum e o senso de humor são a mesma coisa, movendo-se em diferentes velocidades.Um senso de humor é apenas um senso comum dançando".


—"ah, não sabe a razão do título ??, bem a filosofia é tida como aquela que mais "procura chifre em cabeça de cavalo", no caso aqui não ou (sim)?.


Trechos - de "sem chifres na cabeça de cavalo ou a riqueza filosófica dos provérbios", autoria by Paulo Ghiraldelli Jr e Francielle Chies -Ciência e Vida -FILOSOFIA.


Pitaco Loira Dobem —Adorei o texto, coloquei resumido, e vou ficando por aqui, e vai lendo, vai filosofando e termino com a melhor, enfim "Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável"(Sêneca), que serve tão bem para nossos dias atuais e de competitividade porque se não conhecermos o mercado e lançarmos as estratégias ficaremos ao léu...

"Só sei que nada sei", quanto mais penso que sei, menos sei"(Sócrates).