domingo, maio 02, 2010

Pitaco de Loira: Intimidade e Cordialidade.

Muitas pessoas não conseguem entender a diferença entre ser cordial e amistoso a ser intimo de alguém;O “excesso” de convívio,virtual ou não, acaba por levar a construir laços de amizade. Neste processo que acontece as confusões pois alguns confundem a cordialidade com intimidade e passam, com isso, a acreditar que possuem determinadas liberdades não dadas


Devemos, sim, guardar a cordialidade e a política de “boa vizinhança”, mas isso não implica em liberdade e intimidade. Quando este limite é perdido ou confundido, vem o atrito e os desentendimentos. Uma boa interação é pautada no bom respeito e limites.

Isto envolve conhecer a cultura do outro,de repente avaliar se não estamos exagerando no nosso modo de ser, querendo a todo custo uma intimidade que de fato não existe e está sendo confundida.

Susann Sitzler,nos dá um exemplo importante sobre atenção e cordialidade que em determinadas culturas,como os suiços, não são sinônimo de intimidade.

"A primeira vista os suíços são bastante atenciosos e cordiais, causando a impressão aos estrangeiros que são um povo aberto. No entanto a cordialidade suíça não significa intimidade e sim uma característica da mentalidade desse povo que valoriza a convivência em harmonia, mas sem aproximação.

Querer fazer parte da intimidade de alguém,implica em direitos e obrigações,em limites e reciprocidade e principalmente convívio diário. Estamos dispostos a assumir essa responsabilidade?

"Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas"[Exupéry]

Em Marketing ,dispensamos, muita cordialidade,interação e atenção redobrada aos que estão inseridos dentro deste contexto social,porém,não significa que deve haver intimidade, e nem alteração no objetivo final,fatores determinantes para alcançar o êxito e a excelência nos resultados, dependem sim, da credibilidade e confiabilidade dos indivíduos envolvidos diretamente no processo e não da aprovação daqueles que não fazem parte ,são duas coisas totalmente distintas.Portanto,cada um no seu quadrado.

Nenhum comentário: