domingo, maio 02, 2010

Intimidade e Cordialidade















Muitas pessoas não conseguem entender a diferença entre ser cordial e amistoso a ser intimo de alguém.  O “excesso” de convívio virtual ou não, acaba por levar a construir laços de amizade. Neste processo que acontece as confusões pois alguns confundem a cordialidade com intimidade e passam, com isso a acreditar que possuem determinadas liberdades, não dadas.

Devemos primar pela cordialidade e a política de “boa vizinhança”, mas isso não implica em liberdade e intimidade. Quando este limite é perdido ou confundido, vem o atrito e os desentendimentos. Uma boa interação é pautada no bom respeito e limites, sem abuso.

Isto envolve conhecer a cultura do outro, avaliar se não estamos exagerando no nosso modo de ser, visando a todo custo uma intimidade que de fato não existe e cerceando o direito de escolha.

Susann Sitzler  dá um exemplo importante sobre atenção e cordialidade que em determinadas culturas como os suiços não são sinônimo de intimidade.

"A primeira vista os suíços são bastante atenciosos e cordiais, causando a impressão aos estrangeiros que são um povo aberto. No entanto a cordialidade suíça não significa intimidade e sim uma característica da mentalidade desse povo que valoriza a convivência em harmonia, mas sem aproximação".

Querer fazer parte da intimidade de alguém, implica em direitos e obrigações, em limites e reciprocidade e principalmente convívio diário. Estamos dispostos a assumir essa responsabilidade?

"Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas." [Exupéry]

No Marketing dispensamos de cordialidade, interação e atenção redobrada aos que estão inseridos dentro deste contexto, porém, não significa que deve haver intimidade e nem alteração no objetivo final. Fatores determinantes para alcançar o êxito e a excelência nos resultados dependem da credibilidade e confiabilidade dos indivíduos envolvidos diretamente no processo e não da aprovação daqueles que não fazem parte, são duas coisas totalmente distintas.

Portanto, cada um no seu quadrado.

Nenhum comentário: