domingo, agosto 27, 2017
Uma analogia do filme "Uma Pistola Para
Djeca" de Mazzaropi com a filosofia de Voltaire
sobre sociedade classista.
“O que deve um cão a um cão, um cavalo a um cavalo?
Nada. Nenhum animal depende do seu semelhante.
Tendo, porém, o homem recebido o raio da Divindade
a que se chama razão, qual foi o resultado?
Ser escravo em quase toda a terra.
A dependência é a raiz de todos os males.
Todos os homens seriam necessariamente
iguais, se não tivessem necessidades.
A miséria que avassala a nossa espécie
subordina o homem ao homem -
o verdadeiro mal não é a desigualdade: é a dependência.”
Voltaire.
Só
reflete:
Que homem em sã consciência se sujeitaria as vontades do outro, e se privar de sua dignidade, se assim não fosse? Princípios existem onde há escolhas, fora delas cabe só à resignação e submeter-se a vontade dos que têm o poder de decisão nas mãos, até pela autopreservação.
Uma Pistola Para Djeca (1969), do cineasta Mazzaropi mostra sobre sociedade patriarcal, divisão de classes, opressores e oprimidos e a hipocrisia social e religiosa aos não privilegiados. O poder e a influência como juízo de valor sobrepõem os valores da igreja e seus ensinamentos. Ou seja, quem manda é o dinheiro, compra até o silêncio divino, porque todos são dependentes do opressor e tampouco importam os valores morais e éticos.
Numa linguagem enganosamente simplista o enredo fala sobre o poder das classes dominantes aliado ao pensamento de Voltaire: “A Dependência é a raiz de todos os males”.
Gumercindo e sua filha vivem sob o jugo do coronel e sua família arrogante e insensível apoiados pela igreja visto como um benfeitor, "homem honrado" e graças a ele, o povo e seus dependentes têm "comida e moradia", independente se a moral pode ser questionável aos olhos de Deus, enquanto se sujeitam a todo tipo de privações e se regozijam com migalhas.
O drama familiar começa num baile onde a filha de Gumercindo (Mazzaropi) uma das serviçais é seguida pelo filho inescrupuloso do patrão na adega.
Desse estupro nasce um filho não reconhecido, motivo de chacota para todos e ao mesmo tempo torna a pedra no sapato do patrão, que, a essa altura quer unir sua fortuna com outro importante coronel e honrado. Este por sua vez, não vê com bons olhos a união, mas a filha está vislumbrada e o pároco tenta influenciar a todo o custo o casamento, já que assim continuará com seus privilégios e favores mesmo à custa do sofrimento alheio.
Quando os boatos começam a tomar força na vila sobre o neto bastardo, o coronel tenta se “livrar” do problema com o sequestro e quando o filho do Coronel sofre um atentado no casamento, a moça violada é acusada pelo crime (a corda arrebenta sempre pelo lado mais fraco).
Cabe agora ao Juízo, apesar da influência e poder protegido pela máscara “de bem” que o coronel e família passam para a sociedade dos privilegiados em restaurar a justiça. Gumercindo pode ser homem iletrado, mas não ignorante ao que se passa ao seu redor.
No bar, enquanto Gumercindo
pede uma pinga e desabafa com seus amigos, das quais também compartilham de
amarguras, logo o pároco sai em defesa do opressor:
“Vocês precisam acabar com essa má vontade com o coronel, é um homem bom, uma alma boa, ele precisa ser mais compreendido”.
"Alma boa é 'os
coletes da vó'". "O Senhor fala assim porque não para aqui. Não,
quer dizer, o senhor vive lá, mais com o pessoal do dinheiro, e
lá ele não faz 'embruiada' - quer beber uma pinga?”, retruca Gumercindo aos
risos.
Como o injustificável não tem argumentos...
Caberá a eles lutar contra
a tirania, a opressão e a hipocrisia daqueles que se beneficiam e se
omitem sobre os menos afortunados e provar a inocência da moça
para restabelecer a ordem social e moral ao Juízo(como deveria
ser), apesar da vista grossa que a sociedade faz.
"Para que servidores se não tivésseis
necessidade de nenhum serviço?
Ainda que passasse pelo espírito de algum indivíduo de bofes tirânicos e braços
impacientes por submeter o seu vizinho menos forte que ele, a coisa seria
impossível: antes que o opressor tivesse tomado as suas medidas o oprimido
estaria a cem léguas de distância. Todos os homens seriam necessariamente
iguais, se não tivessem necessidades. A miséria que avassala a nossa espécie
subordina o homem ao homem - o verdadeiro mal não é a desigualdade: é a
dependência.
Pouco importa chamar-se tal homem Sua Alteza, tal outro Sua Santidade. Duro,
porém, é um servir o outro.
Sou tão homem como o meu amo, nasci como ele a chorar; como eu ele morrerá nas
mesmas angústias e com as mesmas cerimónias.Temos ambos as mesmas funções
animais. Se os turcos se apoderarem de Roma e eu me tornar cardeal e o meu
senhor cozinheiro, tomá-lo-ei a meu serviço.
Tudo isso é razoável e justo. Mas, enquanto o grão turco não se assenhorear de
Roma, o cozinheiro precisa de cumprir as suas obrigações, ou toda a humanidade
se perverteria. Um homem que não seja cozinheiro de cardeal nem ocupe nenhum
cargo no Estado; um particular que nada tenha de seu mas a quem repugne o ser
em toda a parte recebido com ar de proteção ou desprezo; um homem que veja que
muitos monsignori não têm mais ciência, nem mais espírito, nem mais virtude que
ele, e que se enfade de esperar nas suas antecâmaras, que partido deve tomar? O
da morte".
Trechos de Dicionário Filosófico de Voltaire.
Para o filósofo, o oprimido
de hoje sonha em ser o opressor de
amanhã e manter sobre domínio os de agora.
Porém, enquanto isso não acontece, ele precisa se sujeitar ao
seu senhorio. Sem escolhas, os resignados se curvarão diante
da má sorte e até se regozijar com as parcas condições oferecidas,
do seu benfeitor.
Mas viver sem perspectivas e sem dignidade, a morte é mais viável, pois não há
diferença entre a servidão e ela. Será melhor morrer lutando pelos seus direitos
do que permanecer subjugado, sendo não mais que um morto-vivo.
domingo, agosto 20, 2017
No palco, acompanhado por uma banda, o músico revisita suas canções marcantes como "Trem do Pantanal" e as clássicas: "Um Violeiro Toca", "Tocando em Frente" e "Chalana", bem como os seus discos mais atuais, o último solo “7 Sinais” e o inédito “AR”, sem deixar de lado o toque magistral de viola que o tornou consagrado.
Além da carreira solo, Almir Sater junto com Renato Teixeira e Sérgio Reis – apresentam o espetáculo “Tocando em Frente” – sinônimo de sucesso e público por onde passa. Com repertório simples e emocionante, os artistas têm contagiado multidões ao juntar seus estilos e trajetórias consagradas, como se fosse o quintal de casa.
Os ingressos estão à venda através do site oficial a seguir:
24 de agosto - Teatro Bradesco Rio de Janeiro
25 e 26 de agosto - São Paulo/SP - Teatro Bradesco SP
terça-feira, agosto 15, 2017
Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis – apresentam o espetáculo “Tocando em Frente” no Paraná, neste final de semana. Com repertório simples e emocionante, os artistas têm contagiado multidões ao juntar seus estilos e trajetórias consagradas, como se fosse o quintal de casa. “Cada um de nós possui uma função. Eu fiquei com a parte musical e arranjos, Renato Teixeira foi eleito o porta voz do trio e Sérgio Reis é o carisma personificado” ressalta divertido Almir Sater.
Desta vez as cidades contempladas serão Guarapuava (17), Cascavel (18) e Foz do Iguaçu (19) e promete aquecer o final de semana, com muita emoção e calor humano. Músicas como “Romaria”, “Trem do Pantanal”, “Panela Velha”, “O Rei do Gado”, “Frete”, “Chalana” e claro, “Tocando em Frente” são apenas uma pequena amostra do rico repertório do show.
Quanto a eles, dispensam maiores comentários, mas Renato Teixeira e Sérgio Reis já gravaram CDs e DVD juntos e em 2015 foram agraciados com o Grammy Latino de melhor disco sertanejo com o DVD "Amizade Sincera II". Já Almir Sater ano passado lançou com Renato Teixeira, o CD “AR” nas plataformas digitais e à venda nas Lojas e Sites virtuais apesar da parceria musical de longa data e sucessos consagrados.
FT: Eduardo Galeno / Agencia Produtora.
Muito elogiado pelo público e fãs, o disco logo caiu no gosto da crítica especializada e recebeu o Prêmio da Música Brasileira 2016 como “melhor dupla regional” e o Grammy Latino como “Melhor Álbum de Música Raízes Brasileiras” no mesmo ano. No repertório também faz parte as novas canções como Bicho Feio, Peixe Frito, O Amor Tem Muitas Maneiras e ainda a inédita “Assim Os Dias Passarão” entre outras.
FT: divulgação / Tocando em Frente.
Os ingressos estão à venda pelos sites e informações a seguir:
www.aloingressos.com.br
www.facebook.com/evento
terça-feira, agosto 08, 2017
sexta-feira, agosto 04, 2017
de todas as que ele já conhecera.
Era a pedra da felicidade. Possuía o poder de transformar desejos
Como a pessoa que a havia encontrado era um jovem pobre e sofredor,
Apareceu ao moço em sonho e disse-lhe que a pedra tinha poderes para
Mas que esses benefícios somente poderiam ser utilizados em favor
O moço acordou desapontado. Não gostou de saber que os poderes da pedra
Assim, resolveu guardá-la, sem interesse em fazer uso dela. Os anos se passaram rememorando seu passado com uma vida infeliz, muitas dificuldades, privações e dissabores. Reviu a pedra que guardara consigo lembrou-se do sonho e dos prováveis poderes da pedra. Decidiu usá-la, mesmo sendo em proveito dos outros.
Assim, realizou o desejo de uma jovem, disponibilizando-lhe um bem material.
Ao realizar o terceiro benefício, aconteceu o inesperado, a fada apareceu:
- Usaste a pedra da Felicidade. O que me pedires, para ti, eu farei.
O homem ficou muito triste ao entender o que se passara.
- Dá-me, tão somente a felicidade de esquecer o meu passado egoísta.
Reflexão:
Quando se faz o bem aos outros, fazemos a nós mesmos, enquanto o egoísmo nos leva à derrocada moral e espiritual, a partilha além de ser prazerosa torna o fardo mais leve e a vida muito mais enriquecedora.
Que agosto comece assim: com mais partilha menos egoísmo.
Texto: Autor Desconhecido
Fonte: Internet / Google
Fotos:pixabay/free.