domingo, outubro 13, 2013

Ruídos de Comunicação


"Um floco de neve é uma das mais frágeis criações, mas veja o que eles conseguem fazer quando se juntam." autoria desconhecida, segundo o livro Lógicas Da Vida, por Luiz Paschoal.
 
        Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Certamente, você já ouviu alguma vez um jargão antigo e do velho guerreiro, Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica". 

Quantas vezes queremos dizer uma coisa e o outro entende diferente e a confusão está feita — no Marketing usamos a expressão “ruídos” quando temos falha na comunicação.

Eu arrisco a dizer que o maior advento é a Internet, alguns podem até torcer o nariz (e com razão, logo alguns a usaram para o mal), mas não tem como não admitir, em questões de segundos as informações estão em tempo real, ao alcance de todos, mas precisamos saber filtrá-las.Basta apenas um clique e todos estão interligados e conectados.Eu fico a imaginar sobre os livros e filmes que já li ou assisti que (....) embora sejam ficções, mas servem para entender a importância da comunicação sem ruídos.

 — Quantas coisas poderiam ter sido evitadas ou com outro final ou recomeço, se essa comunicação fosse tão simultânea e rápida assim?

Quantos desenganos, frustrações ou verdades viriam à tona? 
Quantas mágoas, sofrimento ou dúvidas teriam sido dissipadas? 
Mas como assim? Eu explico e sem Freud:

— Romeo and Juliet de Willian Shakespeare não teriam aquele trágico final, se... existisse o correio eletrônico, num clique ele (Romeu) seria notificado pelo frei do grande embuste que ele criou a fim de uni-los depois, não é mesmo?










 

Assim seria com Tristão e Isolda (É o conto mais popular da idade Média, lenda medieval de origem céltica), este não seria ludibriado pela atual mulher, Isolda das brancas mãos, enciumada passou a mensagem codificada de forma contrária e propositalmente de Isolda para ele, quando Tristão havia dado ordens à tripulação do navio que fora buscar sua amada, para que içassem uma vela branca se Isolda estivesse a bordo, e uma vela preta se ela não estivesse...Adivinhem o resultado?

 Ah, e o vingativo Beethoven?
(Minha Amada Imortal), com certeza não seria tão parvo por anos a fio a levar uma vida (tão) amargurada e ressentida, sem saber que sua carta nunca chegara ao destino como ele imaginara e por isso, o desencontro.



Enfim. Ou quem sabe até tragédias seriam evitadas, além de rompimentos e laços, se a dama de companhia de Desdemona de Otelo, o mouro de Veneza [Willian Shakespeare] tivesse um e-mail?, a fim de evitar represálias enviaria um e-mail oculto, alertando-os, sobre as tramoias de Iago e sua trupe, que não se conformavam com a bravura e êxito do vitorioso Otelo e do amigo Cássio, e ainda, era amado incondicionalmente por Desdemona, atingindo-o na sua parte, mais vulnerável: a insegurança e o ciúme por sua bela mulher, levando-o a desconfiar de sua lealdade.

— Tudo parece ficção não é verdade? 
 
Mas quanto de nós já vivemos ou vivenciamos situações parecidas, falamos algo, mas entendido de outra forma a mensagem. Como quando brincamos de telefone sem fio, no final a mensagem sai totalmente distorcida da original, aí que acontecem os tais "ruídos" como denominamos em Marketing, e precisamos analisar aonde está a falha que gerou o conflito, atrito etc.

Uma palavrinha tão em voga e na moda, que faz parte do marketing, administradores de empresa é o Feedback

Porque é de suma importância que todos os envolvidos num projeto estejam alinhados com ele, para que os resultados sejam alcançados com êxito sem ruídos ou falhas na comunicação. 

Leia Também:




Obs.: Usamos muitas palavras de inglês no Marketing ou Administração, porque os autores e precurssores sobre esses estudos científicos são estrangeiros e portanto foram adotados nas universidades e faculdades, como referências bibliográficas e mundiais. 

Vamos ao significado:

Feedback: É um conjunto de sinais perceptíveis que permitem conhecer o resultado da mensagem; é o processo de se dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse. Para isso, fazer perguntas e obter as respostas, a fim de verificar se a mensagem foi recebida ou não.

Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional( que é reativo ou funciona em duas direções, comumente opostas), o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzir falhas de comunicação e distorções.
— em outras palavras e simples"Retroalimentação".

Habilidades de Feedback:

—Assegurar-se de que quer ajudar (e não se mostrar superior);

 — No caso de feedback  com reforço negativo, vá direto ao assunto; começar uma discussão com questões periféricas (sentido genérico, quer dizer "tudo o que está ao redor" ) e rodeios geralmente cria ansiedades ao invés de minimizá-las;

— Descreva a situação de modo transparente, evitando juízo de valor;

— Concentre-se no problema (evite sobrecarregar o receptor com excesso de informações ou críticas);

— Esteja preparado para receber feedback, visto que o seu comportamento pode estar contribuindo para o comportamento do receptor;

— Ao encerrar o feedback, faça um resumo e reflita sobre ele, para que tanto você como o receptor encerrem a conversa com o mesmo entendimento sobre o que foi decidido, alinhados . 

Finalizando, "Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." Mario Quintana.

Wikipédia. "Feedback" adaptado por Loira Do Bem (Administração e Marketing)

sábado, outubro 05, 2013

O que você pode fazer?





O que você pode fazer?. Nada, apenas esperar a tempestade passar!.🙅


Acertar
Get It Right [ Glee ]
O que foi que eu fiz?
Desejaria fugir
Desse navio afundando
Apenas tentando ajudar,
Machuco todo mundo
Agora eu sinto o peso do mundo
Está nos meus ombros


O que você pode fazer
Quando o seu melhor não é bom o suficiente
E tudo que você toca desmorona
Porque minhas melhores intenções
Continuam fazendo uma confusão de coisas
Eu apenas quero corrigir isto de alguma forma
Mas quantas vezes serão necessárias
Oh quantas vezes serão necessárias
Para eu acertar
Para acertar


Posso começar novamente
Com minha fé abalada?
Porque eu não posso voltar atrás e desfazer isso
Eu só tenho que ficar e encarar os meus erros
Mas se eu ficar mais forte e sábia
Eu vou passar por isso


O que você pode fazer
Quando o seu melhor não é bom o suficiente
E tudo que você toca desmorona
Porque minhas melhores intenções
Continuam fazendo uma confusão de coisas
Eu apenas quero corrigir isto de alguma forma
Mas quantas vezes serão necessárias
Oh quantas vezes serão necessárias
Para eu acertar


Então, eu levanto os meus punhos
Dou um soco no ar e
Aceito a verdade, que às vezes a vida não é justa
Sim, eu faço um desejo
Sim, eu faço uma oração
E finalmente alguém vê
O quanto me importo
O que você pode fazer
Quando o seu melhor não é bom o suficiente
E tudo que você toca desmorona
Porque minhas melhores intenções
Continuam fazendo uma confusão de coisas
Eu apenas quero corrigir isto de alguma forma
Mas quantas vezes serão necessárias
Oh quantas vezes serão necessárias
Para acertar, para acertar

 

domingo, setembro 22, 2013

Equinócio da Primavera




 
DIA DA ÁRVORE - COMPRE ESSA IDEIA! 21 de Setembro e o início da Primavera.

"O mundo precisa de paz. As pessoas têm que cuidar melhor da natureza, 
para que as futuras gerações possam viver bem." Almir Sater.

 

"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira." 
   Cecília Meireles.





















EQUINÓCIO DA PRIMAVERA está intrinsecamente ligado as culturas celtas e aos druidas e marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais“, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Equinócio da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o (re) despertar da vida na Terra.

Comemore:
.Caminhe pelo campo para colher flores.Enfeite toda a casa com elas.
.Celebre a Natureza fazendo uma oferenda aos Elementais, agradecendo pela beleza proporcionada pela Primavera.
.Plante uma árvore ou flores. Faça um jardim.
Leve um buquê de flores a uma nascente em homenagem ao Espírito da Primavera.
Louvado
Seja este tempo de flores,
Que a deusa Mãe nos trás
Que todas as cores possam colorir- todas as vidas de todos os seres,
Alegria
Para que possamos renascer harmoniosamente
com saúde e beleza,
Espalhando amor e paz
Para todos os solos e corações germinarem
em sintonia com o planeta terra-água-fogo-ar
Louvado e honrado sejam todos os caminhos
que conduzam ao paraíso celeste e terrestre,
Que nesta primavera
Possamos florescer
alegres e afetuosos com o coração liberto de pesos e ilusões,
e assim restaurados pelas mãos Daquela que dá a Vida.
Assim seja, assim é, assim se faça!
Blessed Be !.
Fontes: sites google.
FT: pixabay

segunda-feira, setembro 16, 2013

ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL





“Através dos olhos dos outros posso ter acesso à minha própria essência, ainda que temporária. Só a convivência pode mostrar que faço as escolhas que desejoDaí, vem a ideia de que o inferno”, são os outros, ou seja, embora sejam eles que impossibilitem a concretização de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, não posso evitar sua convivência. Sem eles o próprio projeto fundamental não faria sentido.
Os “outros” são sim, a razão de ser de cada indivíduo que com eles estão em permanente interação. Esta ação de formação irá permitir-lhe refletir e realizar um conjunto de atividades, capazes de favorecer os mecanismos de desenvolvimento pessoal e interativos.

O objetivo principal será dotá-los de competências pessoais no âmbito da comunicação e da relação com os outros, de forma para que consiga obter relações produtivas e gratificantes com consequentes ganhos em saber como se relacionar para atingir a eficácia organizacional.

O que envolve: 
O processo da formação do EU e o conhecimento do outro sob um novo olhar.

Conflito: é uma das principais fatores que contribuem para as desavenças pessoais e profissionais.

Autoconhecimento: Ele nos dá a oportunidade de abrir nossa mente, nossa alma e coração, para nos conhecer melhor e saber como se relacionar com o outro ser.

Motivação: ela é uma força geradora do comportamento.

Grupo: domínio privilegiado das relações interpessoais.
O comportamento individual e interpessoal conduz ao processo de liderança espontânea.

DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL

O Desenvolvimento da competência interpessoal envolve a aquisição
ou aprimoramento da habilidades e práticas de relacionamento e comunicação.

Autoconhecimento: 
Conheça-te a ti mesmo (Sócrates) é o primeiro passo para entender os outros.
Quem tem a capacidade de mapear seus próprios sentimentos, necessidades, pontos fortes e limitações conseguem identificar como os problemas afetam seu desempenho no trabalho. Tem condições de calcular riscos e pedir ajuda quando necessário.

AUTOCONTROLE:
É a capacidade de controlar as emoções, evitando reagir por impulso,
o profissional dotado de autocontrole contribui para reduzir os
conflitos e aumentar a harmonia no ambiente.

MOTIVAÇÃO:
Características marcantes de um verdadeiro líder. a Motivação pode ser traduzida como “desejo de realização”. Uma pessoa motivada busca realizar além das expectativas e tem paixão pelo que faz. Seu otimismo e seu compromisso contribuem para contagiar seus colegas.

COMUNICAÇÃO ORAL ESCRITA E NÃO VERBAL:
É o que se aproxima- ou afasta as pessoas. A Comunicação permite que as pessoas se relacionam pela transmissão de informações, opiniões, ideias. Proporciona o compartilhamento de sentimentos, pensamentos e atitudes.

PERCEPÇÃO E EMPATIA:
Habilidade de perceber e entrar em sintonia com outras pessoas, de compreender suas emoções e reações. O líder dotado de empatia, apresenta maior flexibilidade em sua atuação. Ele não tenta
agradar sempre, mas considera os sentimentos dos integrantes de
sua equipe, antes de tomar decisões.

HABILIDADES SOCIAIS:
São essenciais para o sucesso de um líder, que precisa obter resultados
por meio do trabalho de outras pessoas, e gerar consenso
em torno de suas decisões. Talento para construir relacionamentos, persuadir colaboradores e gerenciar equipes, são algumas destas habilidades.

TROCA DE FEEDBACKS:
Prática de dar e receber informações sobre o comportamento e o desempenho profissional, com bases em dados e objetivos. O feedback autêntico é uma forma de comunicação interpessoal, que ajuda a construir relações de confiança entre o líder e sua equipe e por extensão entre os indivíduos e a organização.

Em administração, feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta ou eventualidade executada por ela e objetiva reprimir, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações determinadas, executadas anteriormente .

No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros.




Desenvolvimento Interpessoal é o processo de interação com
o ser e o meio. Ou seja, cada pessoa possui características próprias,
sua personalidade, qualidades, dificuldades, enfim, com base nessa
concepção convivemos ora por forma harmoniosa e outras vezes nem tanto.

Imagine cada individuo com uma formação diferente,
referente à educação que recebeu dos pais, se veio de
uma família estruturada ou não, a influência dos amigos, livros, a própria vida escolar, as dificuldades que surgiram no decorrer da vida tanto amorosa ou financeira, o ser com sua personalidade formada.
Vivendo da sua maneira com relação aos seus sonhos e resoluções de problemas cotidianos.

Os outros “não são o inferno”, tal como afirma Sartre (filósofo francês 1905-1980). Agora, imagine um grupo de pessoas em uma organização, tendo que conviver diariamente com o mesmo objetivo que é produzir, trabalhar. 
Todos com suas qualidades e dificuldades, suas características próprias, positivas e negativas, trabalhando pelo mesmo fim. É como pensar num grande zoológico, com vários animais, porém vivendo na mesma jaula. Temos a liderança e a arrogância do leão, a girafa como gerente de produção cuidando de todos, a rispidez da venenosa cobra, o espaçoso elefante, o brincalhão do macaco, o tagarela do papagaio e a solitária preguiça, todos convivendo com suas respectivas qualidades e superando os defeitos de cadaum para sobreviver.

Como o próprio autor diz é impossível em um clima organizacional
deixar os problemas pessoais de lado e simplesmente usar do conhecimento técnico na produção de uma determinada tarefa. 
Podemos esconder os sentimentos, mas reflete na comunicação verbal ou não verbal, a linguagem corporal, a emoção (aflição, nervosismo, preocupação ou até mesmo um excesso de euforia não habitual). 
Diante desse ambiente de convívio que é algo natural em qualquer organização, entra o estudo de como administrar esses sentimentos, da melhor maneira possível, para com [viver] em sociedade, mediar conflitos, aceitar as diferenças e gerar um clima agradável para todos.

Fontes de Pesquisa:
Jovita Silva - Psicóloga especializada em
desenvolvimento humano nas organizações.
Monica Ferrari - Psicóloga e Jornalista, especializada em comunicação e desenvolvimento humano nas empresas.
MOSCOVICI, Fela.- (Desenvolvimento Interpessoal) –
20ª Edição, José Olympio 2011.

terça-feira, agosto 20, 2013

In The Light ( sob a Luz) Led Zeppelin

 In The Light [Sob a Luz]
 LED ZEPPELIN.

E se você sente que você não pode não pode continuar
E seu futuro está afundando...
Apenas acredite e você não fará nada de errado!
Sob a luz você encontrará o caminho.
Você encontrará o caminho.

Oh, você nunca acreditou que eu poderia te deixar aguentando o frio?
Eu sei como é sentir isso, porque eu já mergulhei nas profundezas da minha alma..
Eu só quero mostrar o que eu te daria. Isso vem de cada curva do caminho
Agora, me escute...
Oh, como eu era e realmente seria pra você, querida?
Como você seria pra mim...
oh, eu dividiria o seu fardo
Me deixe carregar o seu fardo


Ooh, deixe-me repartir, repartir seu fardo.
E se você sentir que não pode continuar
Sob a luz você encontrará o caminho!

Os ventos da mudança pode soprar sobre você,
Mas sempre será assim,
Quando o amor é dor, pode te devorar, se você não estiver sozinha!
Eu dividiria o seu fardo. Eu dividiria o seu fardo.
Querida, me deixe fazer isso, me deixe.
Sob a luz
Todo mundo precisa da luz
Sob a luz, sob a luz, sob a luz
Luz, luz, luz, sob a luz
Luz, luz, luz, sob a luz, ooh, yeah

tradução by Maya Muito Louca
Fonte: multishow.globo.com