sábado, abril 27, 2013

Hoje (27) Almir Sater em Piracicaba SP




É o velho e bom show do cantor: bonito, simples e delicado.
Almir Sater se apresenta no Teatro Unimep.
Um dos violeiros mais famosos do Brasil se apresentará em Piracicaba no dia 27 de abril, às 21h. Sater possui mais de 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados. No show grandes sucessos serão relembrados.
e amanhã, domingo, na festa do clima em São Carlos/SP.
  


Almir estará acompanhado de sua banda, formada por Rodrigo Sater (violão), Guilherme Cruz (violão), Marcelus Anderson (acordeom), Reginaldo Feliciano (contrabaixo) e Giselle Sater (back vocal), para relembrar seus grandes sucessos no Teatro Unimep dia 27 de abril. É o velho e bom show do cantor: bonito, simples e delicado.  Um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, Almir Sater é assumido violeiro nato. É conhecido também por exercer durante algum tempo seu lado ator. Na década de 1990 participou das novelas 'Pantanal' e 'A história' de Ana Raio e 'Zé Trovão', na extinta TV Manchete, e em 'O rei do Gado', na Globo.
O show no Teatro Unimep tem início às 21h e os ingressos deverão ser adquiridos antecipadamente. Informações pelo telefone (19) 3424-4929, Livraria Nobel da Galeria Unimep.
Fonte: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=151012477

SERVIÇO:
Show "Almir Sater e Banda".
Data 27/04/13 - sábado.
Cidade: PIRACICABA – SP

Local: Teatro Unimep
Horas: 21h.
Investimento em Valores R$:
R$120,00 MAIS 5 DE TAXA INTEIRO
R$100,00MAIS5 DE TAXA COM BONUS DA GAZETA INTEIRO
R$60,00 MAIS 5 DE TAXA ESTUDANTES , APOSENTADOS
R$50,00 MAIS 5 DE TAXA COM BONUS DA GAZETA ESTAUDANTES E APOSENTADO
Ponto de Vendas: Ingressos Antecipados.
LIVRARIA NOBEL SHOPPING PIRACICABA
LIVRARIA NOBEL GALERIA DA UNIMEP
Endereço: Av. Limeira, 722 - Vila Areão- (19) 3403.2727 - (19) 3423-1171
ONLINE: http://www.okingressos.com.br
Apoio Cultural: Porto Seguro.
Promoção: Gazeta de Piracicaba Central de Atendimento ao Assinante:
0800-122121 (19)3116-3200 | Onda Livre FM de Piracicaba.
Realização: http://www.mantovanipromocoes.com.br

quinta-feira, abril 25, 2013

Ambivalências



"Nenhum de nós é pura luz. Nessa nossa natureza humana, o excesso de luz cega, por isso, convivemos com nossa ambivalências e temos que administrá-las.
  
Não sei amar, mas tento praticá-lo.
Não sei perdoar, mas todos os dias tenho oportunidades de exercê-lo.

Não sei ser bom, e a vida me enche de chances para que eu seja.

Não sou humilde, mas seria tolo se não admitisse que a falta de humildade mata; por isso exercito-a.

Não sou essencialmente grato, e então presto atenção na vida e encontro milhões de razões para ser.

Quando me enxergo, vejo o que não gostaria de ver. 
 
Quando me sinto mais do que sou, minha natureza me chama de volta e, seja pelas acentuações de dores, o instalar-se de desconfortos, o revelar de ambiguidades, sou obrigado a reconhecer que nesse corpo frágil, de pele, carne, osso e sangue, somos todos aprendizes, expostos ao Mistério, intocável, incontível, inexorável, inacessível por completo, no entanto, presente, visível, viável em mim.

Assim somos nós, seres improváveis, contraditórios, luz pontuada pela escuridão, carregando as alegrias de ser e as dores de existir, convivendo com o agora e o ainda não, finitos, mortais, perecíveis enquanto algo lateja lá dentro dizendo que não termina aqui, que não somos só isso, que estamos fora de casa."

Autor:by Flavio Siqueira

fotos: by internet/ google.

terça-feira, abril 23, 2013

O Caminho que não tomei



Imagem Internet

Pode ser entre dois amores, dois empregos, duas ruas, dois países.
Pode ser uma encruzilhada qualquer.
O fato é que a escolha é às vezes algo complicado.
Robert Frost diz no poema que duas estradas divergentes surgiram-lhe num bosque amarelado e infelizmente ele não podia viajar ao mesmo tempo nas duas.
Ele estendeu os olhos sobre a primeira delas tão longe quanto
podia até que ela se perdesse na folhagem.
No entanto, mesmo diante desta sedução, ele tomou a outra via, que tinha uma
agreste vegetação, dificultando-lhe o caminho.
Fazer tal escolha foi, ao mesmo tempo, obter e perder alguma coisa. fica a pergunta “Qual dos caminhos devemos, então, percorrer?”
Entre duas possibilidades, que caminho tomar?



Retrato de Isaac Levitan - Dia de outono em Sokólniki, 1879
Galeria Tretiakov


Dois caminhos, um para cada lado:
Ah, ir por ambos na mesma viagem!
Olhei para o primeiro, ali parado,
Nesse bosque de tom amarelado, 
Até perder-se longe entre a folhagem.
Mas o outro também me atraía,
Por uma razão diferente, afinal:
Desbastar erva que densa crescia.
Quem por eles passara, todavia,
Os fora desgastando por igual.
E cada um nessa manhã jazia 
com a mesma cor, a mesma frescura.
Reservei o primeiro pra outro dia!
Como um caminho a outro levaria, 
duvidei lá voltar noutra altura.
Daqui a mil anos, o que aconteceu, 
suspirando, estarei contando a ti:
Dois caminhos bifurcavam, 
e eu, o menos pisado tomei 
como meu,
E a diferença está toda aí.”

Poema O Caminho que não tomei
by Robert Frost (1874-1963).

Trechos retirados do Livro Tempos de Delicadeza 
de Affonso Romano de Sant'Anna 

segunda-feira, abril 22, 2013

Almir Sater emociona fãs no show em Paulínia SP

Quando voce cai dentro do meu coração...



Almir Sater  e Dona Hilda
Foi assim que aconteceu em Paulínia, Almir Sater fidelizou para sempre, o coração de Maria Helena e seus familiares, assim como de Celia Rodrigues, integrante Make-A-Wish, uma entidade, que desenvolve, um importante papel social, em busca de realizar sonhos das pessoas, ao recebe-las de forma tão carinhosa depois do show, que segundo elas, foi uma emoção incontida.
As fotos falam por si mesmas...
é como se o sol e a lua se esparramassem pelo chão...
Família Speriondini, Almir Sater e Célia Rodrigues









Almir Sater é Célia Rodrigues.


 Almir Sater e Dona Hilda.

Maria Helena e Almir Sater.
fotos by Maria Helena - fã incondicional ( número 1) de Almir Sater como ela se autodefine. e se ela falou tá falado

sexta-feira, abril 19, 2013

Todo o dia era Dia de Indio, AGORA, só 19 de Abril...

O FEUDALISMO NA ERA MEDIEVAL

"Aquele que botar as mão sobre mim para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo." Proudhon.

                           



FEUDALISMO

O feudalismo foi o sistema sócio-econômico dominante na Idade Média. É derivado de feudo: área de direito do senhor sobre as pessoas, coisas e terras.

Periodização: Séc. III - VIII - formação do Feudalismo, tem início com as primeiras invasões bárbaras; Séc. VIII - XI - apogeu do Feudalismo; Séc. XI - XV - decadência.

O feudalismo ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano e que se divide em pequenos reinos, porém esses reinos não foram capazes de solucionar os problemas de segurança das pessoas, e no século V a população começa a fazer um êxodo urbano, pois a população estava indefesa contra os ataques  dos Germanos procurando assim se esconder dos ‘‘bárbaros’’. 

A sociedade feudal formada pela aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e pela massa de camponeses (servos e vilões não proprietários). O clero ocupa papel relevante na sociedade feudal. Os sacerdotes destacavam-se como servidores de Deus, detentores da cultura e administradores das grandes propriedades da Igreja, além de sua marcante ação assistencial aos desvalidos. A Igreja procurava legitimar o modo de agir da aristocracia, afirmando que Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem e que, portanto, uns deviam rezar pela salvação de todos (o clero), outros deviam lutar para proteger o povo de Deus (a nobreza) e os outros deviam alimentar com seu trabalho, aqueles que oravam e guerreavam (os camponeses). 

O feudo

Em geral, um feudo, que era uma grande propriedade rural, tinha o castelo (residência do senhor feudal, sua família e empregados), a aldeia (onde moravam os servos), a igreja, a casa paroquial, os celeiros, os fornos, os açudes, as pastagens comuns e o mercado.

As terras eram divididas em manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras aráveis dividiam-se em três faixas: uma para o plantio da primavera, outra para o plantio do outono e outra que ficava em repouso. A cada ano, invertia-se a utilização das faixas de forma que sempre uma estivesse em descanso. Esse sistema de plantação é conhecido como “sistema de três campos”.

A sociedade feudal

A sociedade feudal possuía uma rígida divisão entre os grandes proprietários de terras e os despossuídos desse bem.

O primeiro grupo era composto pelos nobres, conhecidos também como senhores feudais, e o segundo pelos servos da gleba. Os servos eram os responsáveis por todo trabalho braçal, desde a agricultura até o trabalho artesanal. Viviam presos à terra do seu senhor e não podiam abandoná-la; em troca, recebiam proteção e não podiam ser vendidos como os escravos. Pagavam pesadas obrigações, sendo as principais:

  • Corveia – Constituía no trabalho obrigatório do servo nas terras do senhor, durante alguns dias da semana.
  • Talha – Era o pagamento feito pelo servo, correspondente a uma parte da produção obtida no manso servil.
  • Banalidades – Eram os pagamentos feitos pelo servo pelo uso do forno, do moinho ou de qualquer outra dependência pertencente ao senhor feudal.
  • Mão-morta – Quando um servo morria, seus herdeiros pagavam uma taxa para o senhor feudal a fim de continuar na terra e assumir o lugar do pai.
  • Tostão de Pedro – Relativo ao dízimo pago pelo servo à Igreja.

A posição social a ser ocupada por um indivíduo era determinada pelo seu nascimento. Dessa maneira, um filho de nobre era sempre um nobre, enquanto um filho de servo seria sempre um servo. Isso demonstra que o feudalismo era uma sociedade estamental, ou seja, um indivíduo que pertencesse a um determinado grupo dificilmente passaria a pertencer a outro. Quase não havia mobilidade social.

A divisão mais conhecida e aceita da sociedade feudal era: aqueles que guerreavam (os nobres), aqueles que rezavam (o clero da Igreja Católica) e aqueles que trabalhavam (os servos). Contudo, é preciso ressaltar que havia ainda pequenos proprietários rurais, cujas ter­ras, além de pequenas, ficavam em áreas não muito propícias à agricultura, o que os torna­va dependentes dos grandes senhores. Esses homens, chamados vilões, recebiam um trata­mento mais brando do que os servos da gleba.




A sociedade feudal era totalmente rural, pois a vida girava em torno dos feudos. As cidades, por essa época, ficaram praticamente abandonadas. A riqueza, portanto, consistia na posse de terras, privilégio detido apenas pelos nobres e pela igreja e que eles tratavam de manter somente para si. As leis, baseadas na tradição e nos costumes (Direito Consuetudinário, herdado dos germânicos), juntamente com a Igreja Católica, legitimavam as relações sociais.

A economia feudal

A economia era agrária e de subsistência, pois cada feudo produzia o necessário para sua reprodução. Os poucos excedentes eram trocados entre seus produtores, sem a utilização de moeda. A essa troca natural de um produto por outro sem a intermediação monetária damos o nome de escambo.

A propósito, a atividade comercial monetarizada era praticamente inexistente. Lembre-se de que a Europa se encontrava feudalizada, entre outros motivos, devido exatamente ao seu isolamento em relação a outros mercados, como o Oriental, por exemplo.

A política feudal

A política era marcadamente descen­tralizada, ou seja, cada senhor feudal tinha o comando de seu feudo como se fosse seu “pequeno país”. Isso era uma consequência do enfraquecimento do poder real, ocorrida a partir do século IX, na divisão do Império Carolíngio.

Como a posse da terra era a essência do poder, as relações senhoriais baseavam-se nos laços de suserania e vassalagem. Um senhor feudal dava uma parcela de sua propriedade a um outro nobre. O nobre doador passava a ser o suserano e o nobre recebedor, o vassalo.

Estabelecia-se entre ambos relações de direitos e deveres: o suserano devia ao vassalo proteção militar, garantia de posse ao feudo doado, tutela sobre os herdeiros e sobre a viúva do vassalo morto; o vassalo, por sua vez, tinha a obrigação de colocar seu exército à disposição do suserano, dar-lhe hospedagem e contribuir para o dote e armação dos seus filhos.

A cerimônia de atribuição de um feudo compreendia, primeiro, a homenagem, na qual o vassalo se colocava de joelhos e jurava fidelidade; em seguida, o senhor permitia que ele se levantasse e então realizava a investidura, representada por qualquer objeto, simbolizando a terra enfeudada.

Como a doação de terras ocorria apenas entre nobres, essa postura mantinha o poder político apenas nas mãos desse estamento, de maneira descentralizada. Os descendentes do poder real tornaram-se os primeiros grandes suseranos, mas não tinham poder além de suas terras.


Aspectos culturais do feudalismo:

A preponderância da Igreja Católica

A Igreja Católica, dividida em alto clero (bispos, cardeais e papa) e baixo clero (padres) foi a mais importante instituição da Europa à época do feudalismo, pois foi a única que conseguiu sobreviver e ainda se fortalecer durante as invasões ocorridas durante a Alta Idade Média.

Por esta razão, a Igreja tornou-se responsável pela cultura essencialmente teocêntrica que marcaria não apenas o feudalismo, mas toda a Idade Média. Entende-se por cultura teocêntrica uma visão de mundo na qual Deus está no centro do universo e de todas as ações, ocorrências e realizações. Nada acontece sem que Deus queira. Em síntese: a vida gira em torno da vontade de Deus.

A sociedade, a economia e a política típicas do período feudal foram justificadas e legitimadas pela Igreja. Todos os setores da atividade humana eram controlados por ela. Nas artes, os temas eram de inspiração religiosa; as ciências partiam dos pressupostos bíblicos para explicar os fenômenos naturais; na literatura, predominaram a produção e a reprodução de obras religiosas, todas escritas na língua oficial da Igreja, ou seja, o latim. O lucro e a usura (cobrança de juros) eram proibidos, o que desestimulava ainda mais a prática do comércio.

A educação era monopólio eclesiástico. A escrita e a leitura eram privilégios de religiosos. A nobreza dependia de assessores oriundos da Igreja para comporem seus quadros administrativos.

A permanência dos grupos sociais nos seus estamentos de origem era defendida pelo clero católico, com a justificativa de que se tratava de algo natural, isto é, do resultado da vontade de Deus.

Foi também a iniciativa da Igreja que resultou na formação das Cruzadas, expedições ao mesmo tempo militares e religiosas, cujo fundamento central era combater os “infiéis” muçulmanos. Contudo, as Cruzadas abriram um novo tempo para a Europa, provocando, inclusive, o fim do feudalismo.

Acréscimo: Outras taxas cobradas:

  • capitação: imposto pago por cada membro de uma família
  • formariage: taxa paga para se casar.
  • albergagem: alojamento e produtos para os senhores em viagem.
  • justiça - Quando um servo requeria o julgamento de um senhor feudal 

Transcritos das Fontes:

Para ler na íntegra acesse os links abaixo:

FEUDALISMO - 2013

www.coladaweb.com/historia/feudalismo  

Mais assuntos relacionados ao Feudalismo:

https://sites.google.com/site/historia1958/feudalismo