quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Thank You





Thank You 
Robert Plant/ Jimmy Page.

Led Zeppelin













Se o Sol se recusasse a brilhar
Eu ainda estaria amando você 



Crédito: Pixabay

Quando as montanhas desmoronarem rumo ao mar
Ainda assim haverá você e eu

Mulher bondosa, eu te darei tudo
Mulher bondosa, nada mais

Pequenas gotas de chuva, sussurros da dor
Lágrimas de amor se perdem com o passar dos dias
Meu amor é forte, com você não existe erro
Juntos nós ficaremos até morrer

Inspiração é o que você para mim
Inspiração, veja entenda

E então hoje, meu mundo sorri
De mãos dadas, nós caminhamos quilômetros
Graças a você isso será feito
Para mim você é a única

Felicidade, tristeza nunca mais
Felicidade, eu estou satisfeito

Se o Sol se recusasse a brilhar
Eu ainda estaria amando você
Quando as montanhas desmoronarem rumo ao mar
Ainda assim haverá você e eu!




Crédito: pixabay
fonte: http://letras.mus.br/led-zeppelin/67270/traducao.html

De Profundis - A carta de Oscar Wilde


Foto:Reprodução internet - Wilde e Lord Douglas

                      Eu adoro Oscar Wilde, sem dúvida, um dos maiores escritores do século, através de sua genialidade, perspicácia e "língua afiada" em forma poética e cínica, ousava contradizer a hipocrisia da sociedade da época [da qual não está tão diferente de lá pra cá] e suas atitudes, eram consideradas um tanto quanto audaciosas, irreverentes e até amorais, desafiaria ainda mais a aristocracia inglesa quando sua vida pessoal foi exposta e passou a ser motivo de imoralidade pública,  sua orientação sexual, até então, era velada e os seus ferrenhos bajuladores o seguiam por toda  a parte.


                   "De Profundis" trata da 
 carta escrita para Lord Douglas (‘Bosie’ como Wilde costumava chamá-lo) durante os dois últimos meses de cárcere, em seu período na prisão, repensou sobre as atitudes e ações que o levaram ao estado de letargia, sofrimento, decadência moral, social e financeira, pelos mesmos que até então o reverenciava em toda a sua genialidade, atos. 


Nas palavras de Wilde: "Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal".  O escritor pagou um preço alto demais pelo enfrentamento ao um par do reino, influente e poderoso.


A seguir a introdução: 

“É preciso que eu diga a mim mesmo que fui o único responsável pela minha ruína e que ninguém, seja ele grande ou pequeno, pode ser arruinado exceto pelas próprias mãos. Fui um homem que se colocou em relação simbólica para com a arte e a cultura do seu tempo. Os deuses me concederam quase tudo: eu possuía o gênio, um nome, posição, agudeza intelectual, talento. Fiz da arte uma filosofia e da filosofia uma arte, não havia nada que dissesse ou fizesse que não provocasse a admiração das pessoas.

Tratei a arte como a suprema realidade e a vida como uma mera ficção. Despertei a imaginação do século em que vivi, para que criasse um mito e uma lenda em torno da minha pessoa. Resumi todos os sistemas numa única frase e toda a existência numa epígrafe. Além de todas essas coisas eu ainda tinha algo diferente. Mas me deixei atrair por longos períodos de ócio sensual e insensato. Divertia-me ser um flâneur, um dân-di, um homem da moda. Cerquei-me de naturezas menores e de inteligências medíocres. 

Esqueci que cada pequena ação cotidiana pode fazer ou desfazer um caráter e que tudo aquilo que fazemos no segredo da alcova teremos que confessá-lo um dia, gritando do alto dos telhados. Deixei de ser senhor de mim mesmo. Já não era mais o comandante da minha alma e não sabia. Permiti que o prazer me dominasse e acabei caindo em terrível desgraça. Agora só uma coisa me resta: a mais absoluta humildade. Estou há quase dois anos na prisão”.              

Nota: A   expressão "De Profundis" é comumente utilizada em referência ao Salmo 130, na qual o salmista em grande sofrimento implora a Deus pela misericórdia que, quando experimentada, leva a uma concepção mais profunda da divindade. 

Para lê-lo em PDF: livrosgratis

Para Adquirir o livro físico: https://www.google.com

Obs: Segundo a Convenção de Berna, o prazo mínimo geral é de 50 anos após a morte do autor. No Brasil, as obras são protegidas por 70 anos após a morte dos autores, com exceção das obras fotográficas, audiovisuais e coletivas, que duram por 70 anos contados da publicação. Fonte: http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/node/368252


terça-feira, fevereiro 12, 2013

Roger Waters em Time





Time ⏰
Roger Waters 
Pink Floyd 


O "tic-tac" vai marcando ⏰
cada momento de um dia ⏳⌛
morto
Você gasta à toa e joga no lixo as horas, 
descontroladamente
Perambulando de um lugar para outro 
em sua cidade 
natal
Esperando por alguém ou alguma coisa 
que te mostre o 
caminho.
Cansado de tomar banho de sol, 
de ficar em casa vendo a chuva
Você é jovem, a vida é longa, 
há tempo para 
desperdiçar
Até que um dia você descobre que
dez anos ficaram para trás
Ninguém te disse quando 
começar a correr, você perdeu
a largada.
E você corre e corre atrás do sol, mas 
ele está se pondo
Fazendo a volta para nascer 
outra vez atrás 
de você
de uma maneira relativa o sol 
é o mesmo, mas você está 
mais velho
Com menos fôlego e um dia 
mais perto da 
morte.
Cada ano vai ficando 
mais curto, parece não haver 
tempo
para nada
Planos que dão em nada, 
ou meia página de linhas
rabiscadas
Esperar em quieto desespero 
é a maneira inglesa
O tempo se foi, a música terminou, 
pensei que eu tivesse algo mais 
a dizer.
Em casa, em casa 
de novo
Eu gosto de ficar aqui 
quando posso
Quando eu chego em casa 
com frio e cansado
É bom aquecer meus ossos 
ao lado do
fogo
Bem longe no campo 
o toque do sino 
de ferro
Deixa os fiéis de 
joelhos
Para ouvirem os 
encantos mágicos 
sussurrados
(tradução de Pedro Ajax.)


domingo, fevereiro 10, 2013

ARREPIA LED ZEPPELIN - "ARREPIA".

Sinceras desculpas ao Sr. Presley, mas Robert Plant, com seus uivos agudos, roucos e alucinantes, penetram em qualquer das entranhas...dilacerando a alma ...

LED ZEPPELIN-"BLUEBERRY HIL



I found my thrill on blueberry hill
On blueberry hill when i found you
The moon stood still on blueberry hill
And lingered until my dreams came true

The wind in the willow played
Love's sweet melody
But all of those vows we made
Were never never to be
Tho' we're apart, you're part of me still
For you were my thrill on blueberry hill

300 LIVROS VIRTUAIS PARA BAIXAR E LER













Descartes dizia: "Penso, logo existo" , traduzindo... Se penso, logo duvido,  pesquiso e logo existo, como um ser individual, não massificado.
E para aqueles que fugiam da leitura porque achavam livros caros não há mais desculpas.

Desde 2004, o governo brasileiro inaugurou o site  Domínio Público,  tem por missão divulgar a cultura gratuitamente para todos os brasileiros, com mais de 700 obras, dentre as quais 300 são as mais importantes para a literatura brasileira, sendo marcadas como questões comuns em concursos públicos, vestibular e ENEM, o site da www.vejaisso.com/300-livros  disponibilizou o link dos mais importantes. 

A meu ver todos devem, sem exceção buscar por conhecimento e cultura, independente de qualquer outro objetivo ou meta. Tudo  pode ser roubado, tomado, perdido, menos o Conhecimento. 


Antes que alguém questione se isso é ético devido ao direito à propriedade intelectual, segundo o jornalista Alessandro Martins do blog livroseafins.com  há 04 leis brasileiras diferentes e de épocas distintas que dizem quando uma obra entra em domínio público – isto é, determina quando os direitos autorais expiram -, de acordo com o ano em que seu autor morreu e a última delas - a  Lei nº 9.610 de 1998 revogou a lei de 1973 aumentando o prazo de proteção para 70 (setenta anos), fluindo esse prazo a partir de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Se o autor morreu em setembro de 1999, por exemplo, o prazo passa a contar a partir de janeiro de 2.000. Em janeiro de 2071, a sua obra já estará em domínio público.

Embora, baixar os livros não é crime, porém, de acordo com o site Consultor Jurídico  desde que seja sem  o "intuito de lucro" somente para seu uso privado,  segundo entendimento do STF, de acordo com artigo 184 do Código Penal Brasileiro”-  fora isso é crime e passivo de prisão.

 
"O coração, se pudesse pensar, pararia".
"Tudo me interessa e nada me prende. Atendo a tudo sonhando sempre. 
Se escrevo o que sinto é porque assim diminui a febre de sentir. 
O que confesso não tem importância, pois nada tem importância". 

«Os meus hábitos são da solidão, que não dos homens»; não sei se foi Rousseau, se Senancour, o que disse isto. Mas foi qualquer espírito da minha espécie — não poderei talvez dizer da minha raça.

Trechos de Desassossego - por Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa).


Imagens extraídas do site Pixabay - grátis. 

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Guimarães Rosa: Viver é muito perigoso mesmo.




No Grande Sertão: Veredas, Rosa nos apresenta também o seu conhecimento sobre a vida e a dificuldade de viver e conviver. Em várias páginas desta obra, a vida marca as pessoas e esta marca oferece a oportunidade para a reflexão sobre si e sobre os outros. Ele diz: “o senhor sabe: o perigo que é viver…”; “Viver é um descuido prosseguido

Viver é perigoso porque a vida é única, pessoal, intransferível. Isto amedronta. É formidável. Quando se passam a outra pessoa as rédeas da própria vida, a pessoa se perde, se despersonaliza. Hoje, muitas pessoas se sentem incapazes de decidirem os rumos da sua vida. Dependem sempre de conselhos e de opinião de outras pessoas sobre si mesmas ou de leitura de livros de autoajuda.

Rosa escreveu que “cedo aprendi a viver sozinho”, isto é, aprendeu a decidir os rumos de sua vida desde pequenino. E, mais tarde, ele, feliz com a própria decisão, nos revela que “viver é muito perigoso, mesmo”.

Mas, a vida é sempre inédita, ela muda continuamente. E, Guimarães Rosa também descobre esta verdade e fica emocionado, ao afirmar que as pessoas vivem de maneira pessoal e que esta experiência é única. Ele diz: “viver é muito perigoso; e não é não. Nem sei explicar estas coisas. Um sentir é o do sentente, mas outro é o do sentidor”.

A vida é perigosa, mas é necessário o amor para viver perto da outra pessoa, sem o perigo de ódio. “Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Deus é que me sabe”.

Viver com a outra pessoa exige proximidade, olho no olho. Confidencialidade. “Viver perto das pessoas é sempre dificultoso, na face dos olhos”. O dia a dia leva muitas pessoas a não verem a outra pessoa. Tudo parece banalizado, sem sabor, sem sentimentos, sem paixão. O marido não percebe a esposa e os seus sentimentos, a esposa não sente a atenção do marido, pais e mães não conhecem os filhos, não conversam com eles. As relações são frias e interesseiras.

Esta experiência, às vezes, traz desconsolos e esperanças: “o senhor entende, o que conto assim é resumo; pois, no estado do viver, as coisas vão enqueridas com muita astúcia: um dia é todo para a esperança, o seguinte para a desconsolação”.

Ao mesmo tempo, pouco a pouco, há a alegria pessoal com a vida. Esta alegria supera a tristeza. É uma aprendizagem diária: “e fui vendo que aos poucos eu entrava numa alegria estrita, contente com o viver, mas apressadamente. A dizer, eu não me afoitei logo de crer nessa alegria direito, como que o trivial da tristeza pudesse retornar. Ah, voltou não; por oras, não voltava”.

Rosa nos mostra que ninguém nasce para permanecer perdido na vida. Cada pessoa tem a sua vida e pode descobrir a sua maneira única de viver consigo e com os outros. Sempre há caminhos, cada um tem o seu e sabe que tem. Ele mesmo quem diz:

 
Sempre sei, realmente. Só o que eu quis, todo o tempo, o que eu pelejei para achar, era uma só coisa – a inteira – cujo significado e vislumbrado dela eu vejo que sempre tive. A que era: que existe uma receita, a norma dum caminho certo, estreito, de cada uma pessoa viver – e essa pauta cada um tem – mas a gente mesmo, no comum, não sabe encontrar; como é que, sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber? Mas, esse norteado, tem. Tem que ter. Se não, a vida de todos ficava sendo sempre o confuso dessa doideira que é. E que: para cada dia, e cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa”.

Na maturidade, (como é importante escutar os idosos, aprender com eles), Rosa nos diz que viver é aprender a viver: “O senhor escute meu coração, pegue no meu pulso. O senhor avista meus cabelos brancos… Viver – não é? – é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo”.

Autoria by José Ildon Gonçalves da Cruz  Publicado em
Fonte: http://joseildon.wordpress.com/2008/08/09/guimaraes-rosa-na-abc-viver-e-muito-perigoso-mesmo-5/