terça-feira, outubro 20, 2015

DIA DO POETA “Só Dez Por Cento é Mentira”





O que é um poeta e sua poesia? 

Talvez seja isso, aquele  que move

nossas emoções, o nosso 

inconsciente. 

Porque o poeta dá vida, asas, voos 

inimagináveis, são fazedores

de sonhos, de ideias. 

Em uma poesia, às vezes, quase

sempre 

está escancarada nossas mais

 íntimas emoções. Cada um deles

sob seu ponto 

de vista e percepção do

mundo, e o que está em sua

volta. 

Alberto Caeiro, heterônimo

de Fernando Pessoa, nos dá uma

ideia do que é uma poeta: 

"Os meus pensamentos são

todos sensações".

Seria então, o poeta um fingidor? 

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente  

Fernando Pessoa, assim diz.

Em todo o Caso, Manoel de Barros,

acha uma boa ideia, ao invés

de tentar compreender,

melhor sentir.

“Poesia não é para compreender

Mas, para incorporar

Entender é parede: procure ser árvore.”

Ao invés de compreender, vamos sentir,

afinal, não tenha pressa.

Pressa de quê?  

Ouça Cantora Lírica Cris d`Avila ao

som de orquestra interpretando

um poema de Manoel de Barros.

 

Acho que o poeta tem razão:
Não há como compreender, inexplicável 
é a emoção. 
Afinal, Só Dez Por Cento é Mentira” , 
segundo Manoel de Barros.

Aquela madrugada 
Manoel de Barros.
vinham cheiros em minha boca.
De longe
de todos os matos
vinham cheiros de frutas
que ela vinha.
Vinha o que de noite
os pássaros estavam dormindo
o que os regos
estavam murmurando
e o que as árvores
falam pros joão-pintos...
Vinham também
esses começos de coisas
indistintas:
o que a gente esperou dos sonhos
os cheiros do capim
e o berro dos bezerros
sujos a escamas cruas...

Imagem:  Niek Bokkers

segunda-feira, outubro 19, 2015

8 MANEIRAS DE TORNAR O COTIDIANO MAIS PRODUTIVO

Vivemos num mundo competitivo e muito dinâmico. As coisas se tornam voláteis. O lazer é essencial para uma vida saudável.

Imagem de Imagem de Agata por Pixabay

Reza a lenda, os sábios afirmam, que na ociosidade se encontra o caminho para o criativo, a imaginação. Ainda segundo a ciência, esse ócio criativo traz benefícios e impactos direto em nossas funções cerebrais. Coisas simples, mas que exercem influência e reflete em nossa capacidade, estimula nosso cérebro, melhora memória cognitiva e a vida se torna mais prazerosa.

A revista Exame  citou 8 destas atividades, segundo a Ciência, que ajudam a impulsionar e aumentar a produtividade. 

1. Caminhar

Imagem Casal/ Freeimagens 



Além de fazer bem para a saúde, andar pode melhorar o seu humor e até tornar você mais criativo. Um experimento conduzido por pesquisadores da Stanford University revelou uma associação direta entre a atividade e a capacidade de ter ideias originais. Os participantes da experiência mostraram um aumento de 60% em sua criatividade enquanto caminhavam.

2. Tocar um instrumento musical


Imagem de Geoff Gill por Pixabay

O filósofo Friedrich Nietzsche dizia que, "sem música, a vida seria um erro.". O benefício trazido pela arte é ainda maior se você é quem está tocando. Uma pesquisa publicada em 2012 no Journal of Neuroscience revelou que treinamento musical - sobretudo na juventude - ajuda a aumentar o corpo caloso do cérebro, isto é, a parte que liga os dois hemisférios. Essa “ajudinha” impulsiona a memória e a capacidade de resolver problemas. 
É claro, você pode não chegar à excelência de monstros sagrados da música, mas sairá no lucro do mesmo jeito.

3. LER

Reprodução/ Internet 

Segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, meia hora de leitura profunda causa reduz mais o estresse do que qualquer outra técnica tradicional de relaxamento. Outro estudo mostra que a leitura também melhora a capacidade de foco e a concentração, por simular uma espécie de transe parecido com o provocado pela hipnose. 

4. Jogar vídeogame


Imagem Pixabay/ free

Nerds e geeks podem comemorar: jogar certos tipos de videogames melhora o raciocínio estratégico. De acordo com cientistas ingleses, jogos de estratégia em tempo real aceleram a capacidade de raciocinar sob pressão e aprender com erros passados. Já games de ação podem aumentar a capacidade de tomar decisões rapidamente.

5. Jogar Golfe



Imagem de Pixabay/ free

Partidas de golfe podem durar horas. Além de ser um grande exercício de calma e paciência, a prática do esporte incrementa a capacidade de resiliência e o desempenho em atividades diversas, segundo pesquisadores da Princeton University.

6. Aprender uma nova língua



Reproduzida: Internet

Um estudo conduzido por pesquisadores da Northwestern University revelaram que pessoas bilíngues têm mais facilidade para resolver problemas do que aquelas que falam apenas um idioma. Além disso, cientistas suecos descobriram que a fluência numa segunda língua pode aumentar o córtex cerebral, que controla quase toda a capacidade mental de uma pessoa, da memória à capacidade de planejamento.

7. Fazer exercícios regulares


Imagem de Derek Wolfgang por Pixabay 

Um estudo da Dartmouth University tornou evidente a contribuição dos exercícios físicos regulares para o desempenho do cérebro. Em cerca de 60% da população, esse tipo de atividade aumenta o nível de BDNF, uma proteína ligada à inteligência, à concentração e à capacidade de aprendizado.

8. Ouvir música

Imagem de Omar Medina por Pixabay 



Não sabe tocar nenhum instrumento? Ainda assim é possível aproveitar as vantagens da música para o seu cérebro. De acordo com cientistas da University of Birmingham, no Reino Unido, escutar música impulsiona o rendimento em atividades diversas. 

Imagens: Reproduzidas da internet /freeimages e pixabay/free.

sexta-feira, outubro 16, 2015

ALMIR SATER FAZ SHOWS EM DOIS ESTADOS NESTE FIM DE SEMANA

Foto: Jota Eurípedes - Posse/ G0 ( 09/10/15)
O Compositor, Cantor e Instrumentista, o violeiro Almir Sater faz apresentações imperdíveis, em dois estados diferentes, neste final de semana. Hoje, sexta (16) o artista se apresenta em Minas Gerais, em Uberaba novamente. Sobe ao palco às 23h, para um show no restaurante de comida mineira 4S.

O Show com Almir Sater será open bar e a casa oferece Buffet completo, com atendimento diferenciado. Segundo organização do evento quase 100% de suas mesas esgotadas.

Com um toque de Midas, para onde passa o violeiro atrai grande multidão e fãs - tanto que volta à cidade, 4 meses depois do show realizado em Junho(09) passado, pelo “SESC no Parque” que foi sinônimo de grande sucesso. Depois a "Comitiva Esperança" segue em direção ao Estado de Goiás, na Capital de Goiânia direto para o palco no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O Artista esteve na Capital, em 2013 (14/08) onde fez um show emocionante, para celebrar a 26ª Edição da Tradicional festa da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em louvor à padroeira - assista ao vídeo  onde o público torna a segunda voz do Artista, emocionante!

Os portões serão abertos às 22h e o show está programado para as 23h. Segundo notícias,  também está praticamente Esgotado. Para maiores Informações: (61)3931-0505 | 3091-3399

Sobre Almir Sater:

Foto: Cristiane Nogueira.
Com mais de 30 anos de sua carreira, entre os sucessos, não deverá faltar canções como “Tocando em frente”, “Chalana”, “Comitiva Esperança”, "Trem do Pantanal" e “um Violeiro Toca”, não deverão faltar na lista do Artista, assim como suas belas instrumentais, com seu toque de viola ímpar e diferenciado. O Músico é considerado um dos mais completos da Música Popular Brasileira. O seu estilo é focado no experimentalismo e sua música descrita como uma mistura de sons e ritmos, influenciados pelos artistas de sua geração. Agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, do folclore norte-americano, irlandês e influências da música inglesa e das fronteiriças com seu estado, como a paraguaia e andina, e os ritmos regionais como guarânias, polcas e chamamés. Também obteve grande destaque como ator nas novelas: "Pantanal" (1990), "Ana Raio e Zé Trovão" (1991), "O Rei do Gado" (1996) e "Bicho do Mato" (2006).