sábado, agosto 08, 2015

FILOSOFANDO: CARÁTER É FAZER O QUE É JUSTO


Imagem: Reprodução
"Uma viva inteligência de nada serve se não estiver ao serviço de um caráter justo; um relógio não é perfeito quando trabalha rápido, mas sim quando trabalha certo." Luc de Clapiers Vauvenargues, marquês de Vauvenargues, moralista, ensaista e escritor francês.

Num diálogo com o pai de uma amiga mais ela quando saí em defesa da  ética e bom senso e não da parcialidade, ele me indagou: O que é ser justo, afinal? Respondi sem titubear: É ser imparcial, fazer o certo mesmo que seja um adversário, um concorrente, uma pessoa detestável!

Nietzsche nos preveniu: “Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não se tornar também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”, ou seja, se naturalizamos a perversidade, a injustiça, a mentira até  para levar vantagens sobre concorrentes, oponentes ou rivais, estamos nos igualando aqueles que tanto criticamos, repudiamos e dotados de maus vícios e desvirtuosos. 

A história nos lembra os tempos sombrios, o período das trevas, a caça de gente inocente, julgados por um tribunal parcial, convictos onde regalias e privilégios eram apenas para os seus iguais e minoria como nobreza e clero.

Por mais que desejamos "viver sem o outro e mais individualmente", Aristóteles nos mostra que não é apropriado, já que fazemos parte de uma engrenagem, e o enfrentamento na maioria das vezes é inevitável. 

 E depende das nossas atitudes ou ações que escolhemos ao longo de nossa vida, boas ou más. Mais que fazer o bem "é fazer o que é justo, mas não para aparentar boa imagem, mas porque é o certo".

Aí que reside o verdadeiro caráter. Muitas vezes ser justo e correto é ir contra a correnteza, ferir algumas pessoas, independente de quem seja. 

 Aristóteles, apesar de ter sido um discípulo de Platão, procurou ser um pensador mais eclético voltado para uma ampla produção intelectual.

Sob a visão dele, "O homem não pode ser visto como um ser individual", pelo contrário, ele é essencial para a sociedade num todo, ou seja, uma peça formadora de uma engrenagem e sendo assim uma "mola mestra", e vai desempenhar um papel importante, seja do ponto de vista positivo ou não, de acordo com suas atitudes repercutirá com intensidade em suas relações. 

Ainda, segundo Aristóteles, possui mais valor um cidadão formado nas virtudes, especialmente aquelas relacionadas ao conceito de Justiça, do que as prescrições objetivas estabelecidas pela lei. Para ele, a justiça é uma virtude humana, que estimula a prática do bem.

A Ética Aristotélica realiza uma interpretação das ações humanas fundamentadas em análises de meio e de fim, resultando da definição de determinadas práticas humanas onde o conteúdo moral estará relacionado à prática de ações específicas. 

Tais ações devem ser implementadas não apenas por parecerem corretas aos olhos de quem as pratica, mas, porque dessas ações o homem estará mais próximo do bem. 

 O bem seria o referencial em cujo interesse incidiria todas as ações do homem.  Logo, o bem seria a finalidade das ações. O bem supremo é absoluto, desejável e não funcionando como instrumento para se alcançar outros interesses menos nobres.
   
Conclui-se que, baseado na visão aristotélica, uma pessoa precisa ter como  características básicas "os princípios da ética, do bom-senso, equidade em suas ações,  a busca pelo equilíbrio e propagação da justiça ". 

Para o filósofo, a justiça é aquela disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, que as faz agir corretamente, e a desejar o que é justo; e de modo análogo, a injustiça é a disposição que leva as pessoas a agir injustamente e a desejar o que é injusto.

 Portanto, façamos da justiça e das virtudes, um hábito.  

Para finalizar, a célebre frase de Montesquieu: “Uma injustiça feita a um só homem é uma ameaça para toda gente”.

Consulta: Adaptadas das Fontes e Referências:

quinta-feira, agosto 06, 2015

ALCEU VALENÇA APRESENTA SHOW ESPETACULAR EM BELO HORIZONTE | 13 DE AGOSTO

Alceu Valença apresenta seu show acústico no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 21h.

Crédito Foto: Yan Montenegro

Considerado um dos ícones da música brasileira há mais de 40 anos, o Cantor desembarca na Capital Mineira, após uma série de apresentações bem-sucedidas pela Europa. Poeta e intérprete carismático, com uma obra que mistura as raízes nordestinas com o pop e o rock, têm em sua discografia mais de vinte discos, e uma trajetória cheia de sucesso e premiações.  Entre eles, o 26º Prêmio da Música Brasileira  este ano – concorreu em duas categorias, sendo vencedor com o Melhor Álbum de MPBValencianas, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, e como Cantor Regional, pelo disco de canções carnavalescas inéditas, Amigo da arte.

O seu talento vai além da música e poesia, em seu primeiro filme "A Luneta do Tempo", exibido ano passado, no Festival de Gramado, recebeu diversos elogios, em sua estreia como diretor. Alceu Valença deve apresentar sucessos como "La Belle de Jour", “Coração Bobo”, "Como dois animais",  “Anunciação”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Tropicana” bem como os premiados e mais recentes discos. No palco, o Artista será acompanhado pelos músicos Paulo Rafael (violão de aço e viola) e André Julião (sanfona).
 

Serviço:
Alceu Valença Acústico em Belo Horizonte
Data: 13 de agosto de 2015
Horário: 21h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec
Preços dos ingressos: Plateia um e dois: R$140,00 / R$70,00 meia-entrada. (1º lote)
Meia-entrada válida para estudantes e idosos com idade acima de 60 anos (mediante a apresentação de documento comprobatório)
Endereço: Praça Sete. Rua dos Carijós 258, Centro / Belo Horizonte.
Informações: (31)3201.5211 / 3243.1964
Vendas pelo site ou no teatro: http://bit.ly/1dMxrAD
Bilheteria: De segunda a sábado das 11h às 21h e domingo das 11h às 19h.
Vendas pelo telefone: (31) 2626-1251
Realização: Jackson Martins Produções e Eventos
Informações para a imprensa: Paula Granja Assessoria de Imprensa: (31) 9644-2968

segunda-feira, agosto 03, 2015

ATIVIDADES SIMPLES PARA COORDENAÇÃO MOTORA

Rolar no tapete, abotoar, construir castelos de areia: atitudes simples e que cabem no cotidiano melhoram o desenvolvimento da criança.





Segundo Da Vinci "a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação". Acredito. De acordo com especialistas, atividades simples pode ajudar as crianças a desenvolver a coordenação motora, desde cedo. O custo benefício é enorme, quase de graça, coisas comuns, mas necessário para o desenvolvimento das crianças. O que negligenciamos agora, pode faltar amanhã. E, tudo que a criança precisa é ser tratada como tal. 

Um adulto feliz depende de uma infância saudável, e de forma mais assertiva. Deixamos os aparatos tecnológicos para os adultos. 
Haverá muito tempos depois para se envolver com tais parafernálias.

Segundo o site da Ig, aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, doze sugeridas por especialistas, para ajudar a criança a atingir este marco: 
Rolar no tapete, abotoar, construir castelos de areia: atitudes simples e que cabem no cotidiano melhoram o desenvolvimento da criança.

Sem contar o bem enorme psicológico no emocional, estreitamento de laços afetivos e a segurança passada entre pais e filhos.



1- Deixar a criança rolar no tapete. Se possível, faça uma trilha de almofadas sobre o tapete para a atividade ficar mais “fofinha”.

2- Pintar com tinta guache ou a dedo.

3- Colorir com giz de cera ou giz de lousa


6- Fazer massinha em casa. “Misture 4 xícaras de farinha, 1 colher de sal, 1 colher de óleo, ½ xícara de água com corante”.

7- Colocar água de um jarro maior em recipientes menores, de vários tamanhos, enfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante.

8-  Construir castelinhos de areia.

9-  Brincar com blocos de montar. 

10- Incentivar a criança a dançar: “A dança desperta a conscientização em relação aos próprios movimentos”.

11-Enfiar botões ou contas coloridas grandes em um barbante.

12- Permitir que ele abra e feche vasilhas ou coloque e tire tampas de panelas, desenvolve a motricidade e ajuda a criança a entender os utensílios da casa.



Leia Também:


Informações:
New York Times/Academia Americana de Pediatria.
Agradecimentos: 
 Teresa Ruas, especialista em brincadeiras e consultora da Fisher Price; Gilda Rizzo, especialista em educação infantil e estimulação do desenvolvimento
Fotos: Reprodução / google.
Fonte Matéria: delas

domingo, agosto 02, 2015

O ESPELHO E O NOSSO VERDADEIRO EU

“Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas 
consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para entro... Espantem-se à vontade, podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica." -   Machado de Assis em "O Espelho".


 
Ufa, finalmente terminei de ler e a complexidade de Machado
não é fácil, mexe com nossos sentimentos mais profundos e reflexão.

Eu fiz uma pesquisa com as amigas Marta e Vanda na semana passada
para ver o que elas pensavam a respeito dessa citação tão impactante.

E elas tinham opinião parecida com a minha. Em algumas análises
que li, alguns acham que o autor se refere à alma, no sentido espiritual,
uma está interligada com a outra e não podem se dividir. Com a ruptura, 
se encolhe e se perde na sua essência.

Eu entendo mais como personalidade e o ego. De que passamos a ser
e a viver de acordo com a imagem que os outros fazem de nós, e 
esquecemos do nosso verdadeiro eu, da essência real.

Na maioria das vezes, confundidos com a função social da qual exercemos, assumimos a identidade da qual a sociedade nos reconhece, incorporamos 
um personagem de modo a angariar prestígio e mais respeito.

No entanto, o espelho é o nosso verdugo, porque ele nos mostra nosso
verdadeiro eu sem máscaras, aquilo que somos quando não estamos 
diante dos outros, representando nosso papel, sem nossa armadura externa. 

A impressão é que, ao tentar separar essas duas almas, a analogia entre 
"alma e laranja" ou seja, quando repartida em duas, se veem pela metade, incompletas.

Um rápido resumo de “O espelho” Machado de Assis descreve sobre
Jacobina, um alferes (posto militar na época)que orgulhava-se de
sua farda e vivia em Santa Teresa, bairro conceituado do RJ.

Orgulho de toda família, passou a ser chamado de "Sr. Alferes" e
durante suas férias na fazenda de sua tia, pelo status alcançado
lhe foi destinado o melhor quarto, mobília e um espelho enorme,
oriundo da família real. Começou a se ver como os outros lhe viam, 
e não mais como o seu eu verdadeiro.

Ao ficar sozinho na fazenda, passou a ter como companhia o espelho,
e a angústia de que sua alma externa havia também o abandonado.

Ao trocar a farda por um pijama, com o tempo percebe que sua imagem 
refletida no espelho estava desaparecendo e sumindo. Já não era mais o respeitado Alferes, então vestia sua farda, e ao estar diante do espelho, lá se reconhecia novamente.
Mas sempre se sentia incompleto.



Finalizando, valorizamos mais a imagem externa do que nosso interior.
Muitas vezes, ganhamos esse respeito, não por quem somos, mas pelo
que representamos. E no fim, quando sós a nossa consciência é o nosso
espelho, que se revela de forma angustiante, sem a nossa pele externa, 
estamos desprotegidos e passamos a ser um indivíduo comum,
inseguros com a pela interna.

Sem a primeira, a segunda perde o seu glamour perante os olhos dos outros. 
Vem de encontro ao filme "A pele que habito" inspirado no livro "Tarântula" de Thierry Jonquet.

E a pergunta que não quer calar:
— Estamos nós, confortáveis com a "pele" em que vivemos?.
"A roupa faz o homem" diz o ditado, mas quanto à essência?

imagens: Reprodução. /internet

Livros de Machado de Assis - Acesse a Biblioteca do MEC Machado de Assis e o Site Domínio Público