sábado, 25 de abril de 2015

MARKETING DIGITAL | PROFISSÃO EM CRESCIMENTO | ANALISTAS DE MÍDIAS SOCIAIS

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, o analista de mídias sociais – ou Social Media – vem ganhando cada vez mais espaço nas agências digitais. Responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca, segundo a internetinnovation.
Deste novo profissional presente nos canais interativos, exige criatividade, dinâmica ágil para disseminar, agregar e colocar os clientes/consumidores mais próximos até. Vale lembrar que o Analista de Mídia Social é o que filtra, dissemina as novidades e atualizações, sobre determinado produto, em tempo real, para os seus leitores e as tendências. O que não quer dizer, que seja responsável direto pelo resultado ou lucro obtido. Este, não depende de um analista ou de sua diviugação apenas,  mas dos fatores em que envolvem o macro e o micro ambiente ( oportunidades e ameaças) em que a ação está correlacionada. E à partir daí sim, formar estratégias, levantar os dados internos e externos ( pesquisa mercadológica em campo)  que podem infuenciar de forma positiva/negativa para o resultado final, a ser atingido.
Imagem Reproduzida de  Palestrante, Escritor e Consultor

Características do Analista Mídia Social
Gestor de Conteúdo

Criatividade é a palavra-chave para esse profissional. É ele o responsável pela produção do texto e sugestão de imagens, infográficos e vídeos para as postagens. O gestor de conteúdo deve buscar maneirais originais de se comunicar com o público-alvo e, por meio da interação, incentivar o engajamento dos clientes com a marca. Além do português impecável, esse profissional deve estar sempre antenado com os assuntos do momento e de olho nos interesses de seu público.

Monitoramento / Atendimento
A função de atendimento e monitoramento das redes sociais pode ser exercida pelo gestor de conteúdo ou, no caso de marcas grandes, por outro profissional. Isso porque a grande vantagem em se utilizar redes sociais é a possibilidade de construir um relacionamento com o cliente.

Portanto, é essencial dar atenção àquilo que o consumidor tem a dizer e não deixar ninguém sem resposta. O profissional responsável pelo SAC 2.0 deve ter uma boa noção de atendimento, bom senso, educação e empatia para evitar conflitos e gerenciar possíveis crises.

Fonte: internetinnovation