sábado, 10 de janeiro de 2015

Motivacional Interpessoal: Sociedade Virtual | Pessoas em ebulição

Eu sempre brinco entre os meus nas redes sociais, quando sinto invasão na privacidade ou indiscrição, até alguma fala sem noção, ou por pura provocação "saudável", entre nós, que vou meter a "bassoura" neles. Felizmente, a "maioria" dos que me acompanham, são gente distinta, iguais ou diferentes na opinião, juízo de valor, das quais acho isso, uma benção.  Assim, como Oscar Wilde, eu penso: "Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado".   Ou seja, não quero sempre ter convicção absoluta em nada, mas a partir dos outros, tenho um parâmetro. E através das culturas, diferentes costumes, temos a oportunidade, de nos conhecer ou reconhecer.  Mas, vez ou outra, aparecem, pessoas, tão carentes de ideias, respeito e autoestima, que só estão nas redes sociais, para espezinhar, aniquilar, criticar, desdenhar, humilhar. Como se ao fazer isso, pudessem, aumentar qualidades, das quais estão ausentes.  São pessoas, geralmente, dignas de compaixão e compreensão. Elas querem a todo custo, reconhecimento, mas buscam da maneira errada. Para ganhar a estima dos outros, precisamos antes de tudo, ter autoestima e auto respeito por nós mesmos,  se amar e entender nossos limitações. Geralmente atrás de toda aquela "malvadeza" está um pedido de socorro, para chamar atenção, se sentir especial ou único.
Quando, numa rede social, criticamos duramente, uma pessoa, não demonstramos, que somos melhores, mais inteligentes, mais corretos e espertos. Pelo contrário, estamos a mostrar, nosso pior lado, mesquinho, vil, cheio de frustrações, dores.
O Feedback, é necessário, em qualquer campo de relações. Seja ele com reforço positivo( elogio, sugestão) ou negativo ( crítica e condenação), desde que seja pautado no respeito, é essencial, acatar. Uma pessoa, que tem dúvida de seu valor, ela fará um esforço maior, de compensação. Depende da aprovação dos outros, e um deles, é destituir quem pode lhe causar enfrentamento ou nivelar, afim de justificar nossas imperfeições.
Dizem a psicologia, que está condicionado, com reforço negativo, da própria infância. A pessoa não consegue superar a carga e emoções conflitantes. Torna-se um ciclo vicioso, onde fatalmente, precisará também, agredir, diminuir ou rechaçar quem demonstra ter tudo aquilo, que miseravelmente, pensamos não ser ou ter. Ao invés de buscar autoconhecimento, valorar os pontos fortes e transformar os pontos fracos, em vantagens e aliados. Perdoar a si mesmo, se amar e impor respeito, é o primeiro passo, para o livramento de sentimentos negativos. Ninguém gosta de conviver com relações tóxicas, pessoas que reclamam, espezinham, sabotam. É bom Sonhar e acreditar em coisas melhores.

―A felicidade alheia é tão incômoda para alguns, que os mesmos se ocupam tanto tentando estragar a felicidade dos outros, que esquecem de tentarem ser felizes também". Resumindo, estamos colocando nosso tempo, energia no lugar errado!.
E a vida, requer flexibilidade e leveza!
Pensamos nisso!. e Bom domingo a todos! junto dos seus. Compreender para ser Compreendidos.