quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Administração e Marketing: Analista de Redes Sociais


Você já pensou em ser um? Ou está precisando contratar um profissional desse? Então esse post é para você. Entre, sente-se, pegue um café e aprecie a leitura.


Essa profissão está crescendo e tende há crescer cada dia mais. Isso se dá pela importância que as redes sociais estão tomando na vida das pessoas e na vida das empresas ( nos negócios ). Vamos entender um pouco mais sobre ele. 

midias-sociaisO que é um Analista de Redes Sociais?Primeiramente, Analista de Redes Sociais, ou Analistas de Mídias Sociais dá no mesmo, apesar de mídia social e rede social serem um pouco diferente, para o título do cargo não faz diferença.Esse profissional é a pessoa responsável pelas estratégias de uma empresa nas principais redes sociais. Ele será a ligação da empresa com as redes sociais, então ele precisa representar a empresa em questão sempre visando trazer lucros, seja em curto prazo com ações virais ou em longo prazo com ações de branding.

O que um Analista de Mídias Sociais faz?

Simples, as mídias sociais estão sendo usado para negócios, logo, o analista por estratégias de marketing em plataformas sociais.Isso abrange desde campanhas virais, campanhas de branding ( o mais comum, infelizmente ), ações promocionais e qualquer outra estratégia de Marketing que seja possível aplicar nas redes sociais.

Ele precisa estar atento a oportunidades e ameaças, ou seja, antenado a tudo.Entender o público-alvo da empresa e entender que tipo de conteúdo é relevante para esse público sem que se perca o foco da empresa. Em falar em conteúdo, é preciso que esse profissional seja um bom criador de conteúdo.

Em resumo, esse profissional tem que:
- saber usar as redes sociais e tirar o maior proveito de suas funcionalidades
- saber criar um bom conteúdo
- entender de marketing
- conseguir mesclar tudo isso.

 Por Guilherme Couto  - Reproduzido do site Marketing Digital Dicas