sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Administração: identidade digital - sua marca pessoal



Em época de bilhões de pessoas e trilhões de informações e em velocidade cada vez maior, como conseguir deixar um sinal pessoal de sua existência e de suas ideias na web?
Imagem: Internet

O primeiro passo é saber quem você é e fazer de seu nome uma marca. Criar uma assinatura pessoal é fundamental para ser reconhecido e identificado por seu trabalho, carreira, projetos ou coisas feitas por você.
Seja empreendedor ou empresário, empregado ou autônomo, profissional, artista, artesão, qualquer pessoa precisa de uma identidade única.
Construir esta marca pessoal é fundamental para ter certeza de que seu trabalho seja reconhecido e valorizado. Seguem algumas dicas para criar e consolidar essa identidade digital:

Seu nome é sua melhor identidade

Aquilo que você escolher como assinatura  pode ficar associado a você para sempre. Nome real ou pseudônimo, faça uma única escolha e não mude mais. Em tempos digitais ter que alterar algo significa recomeçar tudo ou perder um significativo tempo.

Conexões e valor

Por mais ampla e diversificada que você consiga tornar sua cadeia de contatos, profissionais ou pessoais, seguidores e leitores, saiba que ela é virtual e não real. Mesmo no mundo online, filtre e selecione aqueles que dialogam com você no mesmo nível, trocando informações e interagindo de forma positiva. Sua rede mais confiável será sempre formada pelas pessoas mais próximas, com quem você fala ou tem contato diretamente.

Seu conteúdo, sua verdade

Mais do que nunca, você é o que diz, o que escreve, o que lê, o que comenta e o que divulga. Seja uma frase, texto, foto, vídeo ou texto na web as coisas perduram e você pode se arrepender de alguma atitude impensada. Como sua própria vida  e suas atitudes, seu conteúdo é de sua responsabilidade. Procure também o equilíbrio entre pessoal e profissional.

Foco e energia

Dúvidas e imprevistos sempre surgem, mas nesta longa jornada tem vantagem quem sabe o que quer e consegue se manter no trilho. Concentre o foco naquilo que você realmente gosta ou sabe. Outros caminhos sempre existem dentro dos próprios caminhos, mas o pior é adiar decisões ou não decidir.

Siga seus próprios ideais

Nunca esqueça daqueles ideais e sonhos que ficaram para trás, mas que definiram e ainda mostram quem você é. Eles podem ser a melhor referência nas horas de desespero, desânimo e vazio existencial. Ser fiel a si mesmo é também reconhecer erros, se autocriticar , saber recomeçar e evoluir.
Faça da sua identidade e marca o que você quer fazer de sua vida.

Sobre Roberto Tostes

Publicitário e escritor. Formado em Comunicação Social pela UFF – Rio de Janeiro. Atualmente dá assessoria em estratégias de comunicação, projetos editoriais e marketing digital.

Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/carreira/carreira-sua-marca-pessoal-nao-tem-preco/#ixzz3IPWWWNFT
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike