segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pitaco Marketing: Mala Direta: comunicação poderosa, acessível e criativa.



Marketing Digital: Te contei a Novidade?.....
Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. O consumidor fala livremente sobre produtos, serviços, compara com os concorrentes, e busca formas de se relacionar com as marcas.
Na internet, os consumidores estão sempre inseridos em vários ambientes e contextos, de forma interligada e dinâmica. Cada ação interferirá na outra. É difícil separar uma ação da outra.
Num mundo cada vez mais eletrônico e virtual, onde temos a oportunidade de estarmos conectados 24 horas do dia, e em tempo real, o e-mail eletrônico, passa  a ser nossa rede de relacionamentos, de alguma forma, vamos abri-lo para ver as mensagens. O consumidor de hoje quer informação entretenimento entretenimento relacionamento. 

Os resultados do marketing digital podem ser mensurados. Permite verificar os resultados e agir para correção de rumos e melhoria das ações. Através de estratégias, de forma coordenada e interdependente, gerando sinergia e resultados. Cada ação potencializa a outra, e cria um mundo de novas possibilidades. 

 Isso às vezes traz uma falsa ideia para as pessoas leigas de que será a “salvação da lavoura”, ou seja, que o envio da mala direta, vai garantir a comercialização e o sucesso 100% do produto. Trata-se de um serviço diferenciado, para dar mais ênfase e visibilidade ao produto, foco e evidência, mas que depende de outros fatores inerentes na aceitação, como  região, perfil de público, demanda, preço de acordo com a renda per capita de cada cidade, etc etc etc.
O objetivo é que seja disseminada, como a famigerada propaganda "boca a boca", encaminhamento instantâneo e apresenta uma vantagem com relação a outras mídias de massa, como TV, rádio, jornal ou revista, pode ser mais dirigida para o público que se quer atingir, evitando a dispersão presente em maior grau nas alternativas, como também de atrair novos interessados e manter a fidelização dos demais.

Isto, contudo, não significa que a mala direta possa sempre substituir as outras mídias, mas sim que ela constitui um recurso importante a ser considerado no rol das mídias utilizadas numa campanha. Bem utilizada, a Mala Direta pode reforçar e potencializar o efeito da comunicação desenvolvida através das demais mídias, no intuito de agregar e somar, como ponto de apoio.
Assim a utilização da mala direta é bastante eficaz particularmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos. A Mala Direta pode te ajudar a construir uma marca, melhorar os resultados do seu negócio e aumentar sua base de clientes. Para se aproximar dos clientes a mensagem precisa ser relevante e for ao encontro dos interesses do seu público. A Mala Direta é essencial para gerar proximidade. Nada é tão poderoso quanto à interação e o diálogo.

Geralmente, produtos e marcas se assemelham entre si, a dinâmica está em manter-se presente no mercado,  e as características intrínsecas de cada produto, as vantagens e benefícios,  são mecanismos que aumentam as possibilidades de construir relacionamentos duradouros e, naturalmente, obter informações valiosas para gerar melhores resultados para o negócio.
Benefícios da Mala Direta (Por que usar a mala direta?)
A Mala Direta é uma mídia poderosa para entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Como também atrair novos simpatizantes da marca ou produto. Permite segmentar o público e a região geográfica, personalizar a mensagem ou a sua oferta e mensurar os resultados da ação.
  Quando devo usar Mala Direta?
- Para conquistar novos clientes; novos mercados.
- Para recuperar ou ativar clientes antigos;
- Para fidelizar e manter um bom relacionamento com os clientes;
- Para aumentar as vendas e expandir os negócios;
- Para lançar ou testar um novo produto;
- Para construção da sua marca;
- Para promover eventos como espetáculos, exposições, competições, desfiles e etc..
Como a Mala Direta pode ajudar seu negócio?
Se você precisa ampliar sua base de clientes, vender mais, ter clientes mais fiéis ou tornar seu produto conhecido, a Mala Direta pode ajudar.  Com a Mala Direta, você pode ampliar a atuação do seu negócio com vendas à distância.
Uma mala direta é uma mídia interativa, prática e inovadora, com custo baixo e que gera benefícios a curto e longo prazo:
- Criativa: utiliza uma infinidade de estratégias para sua mensagem como, como texto objetivo, elaborado, moderno e atualizado com a linguagem digital.
-Interativa: A mensagem vai direta nas mãos, de acordo com a cidade, nicho de público e envolvendo mídias faladas, escritas e digitais, de forma direta e incentiva a interação nos canais sociais, divulgando indiretamente, os sites dos apoiadores, organizadores e patrocinadores dos eventos, que estão envolvidos no processo.
-Flexível e Mensurável: Mala direta oferece várias possibilidades e alternativas, para a realização de feedbacks, tomar decisões e novas estratégias, estar continuamente atualizando sobre as inovações do produto e ao mesmo tempo, acompanhar a trajetória e perfil ou nicho de público que pode atingir com mais segurança e onde investir e assim medir o resultado de cada tipo de ação.
Enfim:
“É a semelhança que nos aproxima, mas é a novidade que nos conservará unidos. Seja sábio, seja estimulante, seja empolgante, partilhe as novas ideias, cresça, desenvolva-se. Nunca seja previsível!.” ―Leo Buscaglia - professor e escritor ítalo-americano.
Fonte: Adaptação de sites Google. Conceitos do marketing digital - por Luiz Agner.