div id="fb-root">

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Administração e Marketing | Marketing Digital e a Síndrome do Avestruz.|

Sendo um campo relativamente novo, a maioria das pessoas desconhece o real sentido deste trabalho e, frequentemente, fazem deduções simplistas por desconhecimento ou por pura arrogância.
Como diria Schopenhauer e também Conrado Adolpho: “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo.” E, de fato, a frase cai como uma luva nesta situação quando alguém tenta convencer um empresário mais tradicional sobre a importância do Marketing Digital para a sua empresa. O primeiro tipo de objeção ao Marketing Digital diz respeito à armadilha da presunção: “já temos um site na Internet e estamos muito bem!” hum… Será mesmo?
Se você não estiver visível quando alguém procurar por algo que a sua empresa faz, pode ter certeza que essa busca acabará no site do seu concorrente. Isso porque o custo de uma escolha alternativa (outro link) é praticamente inexistente. Ou seja, as pessoas buscam a concorrência porque é extremamente fácil fazê-lo. Basta dar 1 ou 2 clicks.
Outro tipo de presunção: “o que minha empresa faz não se aplica à Internet.” Hum, será mesmo? temos exemplos de empresas como a 3M e GE, as quais perceberam que as pessoas pesquisam simplesmente de tudo na Internet, desde lâmpadas e fitas Scotch até software de automação de linhas de produção e locomotivas.
Até empresas de palitos de dente têm tirado proveito da Internet, como o recente caso do perfil no Facebook da Gina Indelicada, o qual gerou um grande buzz para a tradicional marca de palitos Gina. E mesmo negócios de abrangência local (pizzarias, restaurantes, lavanderias, etc.) estão presentes na grande rede, respondendo por 20% do total de buscas feitas no Google. E essa adesão à Internet só tende a aumentar!
Então, que tipo de presunção o faz pensar que a sua empresa não precisa da Internet? Da onde vem essa arrogância, essa independência presumida em relação às mudanças comportamentais que estão afetando a todos os humanos com acesso à Internet? Sim: aquela internet que você acessa a todo momento para trabalhar, pesquisar, buscar parceiros e fornecedores e ser produtivo.
O importante mesmo é estar ciente de que Marketing Digital não é sobre fazer sites e sim sobre gerar resultados para a sua empresa através do bom aproveitamento. O importante é estar ciente sobre as implicações envolvidas em um trabalho deste nível e preparar a sua empresa para pavimentar o futuro antes que o seu concorrente pavimente o dele (isso se ele já não pavimentou).
Só não vale enfiar a cabeça dentro de um buraco e fingir que não está acontecendo nada ao seu redor. Marcio Cruz. Fonte: Blog Afronta Marketing.