quinta-feira, novembro 28, 2013

Acidente no Itaquerão.

― As pessoas se assustam porque um Acidente assim só é divulgado porque a Obra é de conhecimento público e tem muitos interesses, a favor e contra.
Ontem foi dia 27, o Dia que se destina aos profissionais de Segurança do Trabalho, que ironia !.
Mas, só quem trabalha na área, sabe o quanto, as NRs - (Normas Regulamentadoras do Trabalho) 'não" são cumpridas à risca. E diga-se de passagem existe uma NR 18 que fala somente de construção Civil. 


No caso, não é a Diretoria do Corinthians, que tem que pedir desculpas, mas a Construtora, embora os riscos de acidentes existem, é certo, mas para isso, que existe a prevenção.. porque depois de nada adianta elaborar a "Arvore de causa", como nós chamamos, para detectar aonde foi a falha, que ceifou vidas.


E, os Profissionais de Segurança, Engenheiros e Técnicos, respondem civil e Criminalmente, até sem serem os responsáveis direto. Muitas empresas, burlam normas, procedimentos e o profissional que não for astuto, de documentar em relatório, sobre quais seriam os procedimentos e que eles foram devidamente comunicados, antes do ocorrido, infelizmente estará a mercê da responsabilidade.


E, no ramo de construção civil como de trabalhadores rurais, a tarefa é árdua e ingrata, porque, a mão de obra é rotativa e sazonal. Por isso, a pergunta que fica é ― — Quanto vale uma vida? ― Vale a pena, ter o sucesso e êxito, a custa da vida de um colaborador?. ― milhares de pessoas, perdem suas vidas diariamente, por negligência, omissão e falta de consciência!. Não estou a afirmar que esse seja o caso, afinal, não podemos julgar, mas, que seja visto, como um alerta, no dia do técnico de segurança, a fim de conscientização.


Eu falo isso com conhecimento de causa, antes de ser a Loira do Bem, sou uma profissional de segurança também, no ramo de assessoria.


— E conheço bem a luta árdua, de muitos colegas que desejam o bem do trabalhador, mas que estão engessados, diante da ganância, dessa busca incessante por lucro e riqueza. Poucas são as empresas, que realmente, agregam ao trabalhador, condições honrosas, para garantir sua integridade física, no manuseio de tarefas, que podem sim, destruir vidas, 


E, que ao meu ver ouso afirmar, que se trata de investimento, em melhoria de qualidade de vida e aumento de produtividade!, afinal o lucro que se tem no final, as regalias e mordomias, vieram das mãos suadas, calejadas, do sangue daquele trabalhador, que só queria alimentar seus filhos!.