domingo, 20 de outubro de 2013

Administração: ―Gestão de Negócios― 'SINERGIZE"



Um das coisas mais interessantes que aprendi na faculdade- em Teoria Geral de Administração - Sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes. ou seja é a soma das forças 2+2 equivale a 6 - quando há resistência por alguma parte, em somar as forças para se chegar ao um mesmo objetivo e final, 2+2 equivale a 0, ou seja, perda de energia, "entropia", e onde entra o feedback ( retroalimentação do sistema). 

Pessoas eficientes fazem somente o tradicional, as eficientes e eficazes, buscam por excelência, abaixo um dos 7 dicas do mestre Covey:


O hábito de sinergizar implica então a cooperação criativa e o trabalho em equipe: 

As pessoas com mentalidade ganhar/ganhar, e que escutam com empatia, podem aproveitar suas diferenças para gerar opções que não existiam antes.

Reunir várias perspectivas diferentes, no espírito do respeito mútuo, traz como resultado a sinergia. 

Os participantes sentem a liberdade de procurar a melhor alternativa possível, e com freqüência conseguem propostas diferentes e melhores que as originais.

A sinergia é um método para resolver problemas baseado em recursos humanos, em contraposição com o método baseado em relações humanas. 

Este último é utilizado por pessoas inseguras que tendem a ter em volta gente que pense igual e que constantemente tendem a concordar ou aprovar tudo o que se diga. Confundem uniformidade com unidade.

Fonte: Gestão de Negócios - Sinergize "um dos 7 hábitos de pessoas eficazes por― Stephen Covey.