sábado, 1 de junho de 2013

Marketing: Profissões em alta: Analista de Mídias Sociais

Que o mercado de marketing digital está aquecido, não é novidade para ninguém. Das 30 profissões em alta em 2013, nove estão relacionadas a este mercado. Já falamos aqui no blog sobre Gerente de E-commerce, e agora é a vez dos Analistas de Mídias Sociais, profissional essencial para uma estratégia de marketing digital assertiva.

A utilização das mídias sociais é a atividade que mais cresce dentro da área de marketing digital. Hoje em dia estar inserido em uma rede social é NECESSIDADE, as pessoas estão lá, os consumidores estão lá, então a sua empresa também tem que estar lá.
Analista de Mídias Sociais 

Os Analistas de mídias sociais precisam de muito mais conhecimento do que somente saber usar o Facebook, Twitter, etc. As mídias sociais trazem para o mercado um profissional que tem conhecimentos advindos das experiências práticas, bem como, conhecimentos advindos de outras áreas afins, como, marketing, jornalismo, publicidade, entre outras. Não basta apenas atualizar um status no Facebook ou tuitar, o profissional de mídias sociais é aquele cara multimídia.
Atribuições de um analista de mídias sociais

Diversos profissionais que trabalham na área se intitulam analistas de mídias sociais ou analista de redes sociais, porém, nem todos podem se chamar assim. Muitos são apenas usuários avançados, sem conhecimentos de gestão, marketing e estratégia. Então, vamos lá. O que os analistas de mídias sociais fazem? Quais as suas funções? Quanto eles ganham? Qual a sua formação?

Primeiramente, vamos diferenciar redes sociais de mídias sociais. De acordo com o sócio diretor de operações da TimeDigital, Fausto Portela e do Gestor de Marketing Digital da Agência Gracom +, Mael Costa, as Redes Sociais existem desde que o homem começou a se comunicar e a se agrupar. Ou seja, são grupos de pessoas com interesses em comum, onde há interação/relacionamento. Já as mídias sociais são as plataformas que levam essas Redes Sociais para a o digital, são as ferramentas.

Então os analistas de mídias sociais ou analistas de redes sociais são as pessoas responsáveis pelo gerenciamento e manutenção dos perfis das empresas nas mídias sociais. O trabalho vai além de postagens, requer também mensuração de resultados “Os profissionais que trabalham com as mídias sociais fazem desde o planejamento da empresa nesses meios de comunicação até o relacionamento com o usuário (cliente da empresa), dando todo suporte necessário para que ele seja bem atendido. Outro ponto bastante importante é que o analista também fará a geração de conteúdo que seja relevante para a marca, com o objetivo de engajar cada vez mais o público-alvo. Medir o resultado disso tudo também é função do analista. Além de estar preparado para uma possível gestão de crise. Resumindo, o Analista é o olho, a boca, o ouvido e o cérebro da empresa”. Explica Fausto Portela.

Conhecimentos e formação

Como já mencionado acima, não basta apenas saber utilizar as redes sociais ou a internet, para ser um analista de mídias sociais você também precisa de conhecimentos especializados e graduações nas áreas de comunicação e marketing. Apesar de ainda não existir uma faculdade específica para analistas de mídias sociais, o mercado hoje exige que o profissional esteja cursando ou seja formado em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Marketing.

Além das formações também é preferível que o profissional tenha conhecimentos extras em relação à edição de imagens e vídeos, já que o seu foco é conteúdo. Mael Costa ressalta que cursos na área específica também são importantíssimos, pois a linguagem e as estratégias contam bastante no momento do trabalho, já que você precisa conhecer o seu público, saber o horário de pico das principais postagens e outras estratégias relevantes para o planejamento de alimentação de uma rede social. Não é apenas sair jogando conteúdo aleatório, é preciso PLANEJAR e traçar ESTRATÉGIAS.

Já para Fausto, além de conhecer a área em que a empresa atua e da graduação, também é necessário que o profissional tenha um grande conhecimento de mundo, cultura popular e que tenha conhecimento, tanto em assuntos sérios, como, política, economia, etc. quanto no “besteirol”. Boa escrita e criatividade são fundamentais para ser um bom profissional, segundo o sócio-diretor da TimeDigital “O vasto conhecimento vai deixá-lo mais criativo e por dentro do que o usuário está querendo ler e repassar, dentro da realidade da empresa. Quando se segue apenas a teoria, o analista acaba engessado, fazendo apenas o que a maioria já faz”.

Para os dois profissionais, cursos e treinamentos ou qualquer experiência que acrescente conhecimento extra são importantes. “Tudo que acrescente conhecimento ao profissional é extremamente importante. Um bom livro lido, uma conversa com um profissional experiente ou até mesmo seguir as pessoas certas. Cursos são muito importantes, principalmente quando o conteúdo visto é realmente relevante e quem está ‘guiando’ o curso é uma referência na área. Se faz pensar, é importante”, ressalta Fausto Portela.

Vale ressaltar que algumas características podem fazer o diferencial de um profissional de mídias sociais. Eles precisam ser generalistas, mas também especialistas. Têm que analisar as conversas, tabular as informações e fazer a interpretação correta das conversações para transformá-las em ações reativas ou proativas para a empresa. Os melhores profissionais serão aqueles que somam habilidades de relações públicas, analista de mercado e que têm uma visão de marketing. Essas características gerais mais o conhecimento adquirido compõem a espinha dorsal do analista de MS.


Expectativas

Com o crescimento do marketing digital no Brasil e no mundo e os estudos que dizem que a área do marketing digital é uma das profissões mais promissoras de 2013, segundo a Revista Exame, as expectativas para o mercado para a profissão de mídias sociais são as melhores:

“O mercado cresce cada vez mais. É um mercado que praticamente todo mês renova e fica mais exigente, assim como o usuário, que fica saturado muito rápido. O mercado tende a amadurecer, o profissional tende a ganhar cada vez mais conhecimento na área e algumas coisas que ainda são questionadas, serão mais claras”. Otimiza, Fausto Portela, que já trabalhou na área mais de um ano para empresas, como, MakeMyNight, Mucuripe Club, Pedida de Hoje e Mercadinho Mini São Luiz, além de festas como Macnish Vibes e a banda Arsenic, para onde trabalha diretamente até hoje.

Mael Costa, que já está na área há quatro anos e já trabalhou para empresas, como, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, Shopping Center Iguatemi, Governo do Estado, Colégio Canarinho e Prefeitura de Horizonte ressalta a procura por profissionais de qualidade no mercado “Algumas empresas já abrem suas portas para esse novo mercado, o que vem gerando uma busca por esses profissionais. Apesar de parecer uma profissão fácil, o Analista de MS é um trabalho muito sério e nada fácil. No futuro, só estarão favorecidos para o mercado quem for qualificado para isso. Reforço a importância de ter cursos específicos na área”.
Fontes: http://www.quarteldigital.com.br/profissoes-em-alta-analista-de-midias-sociais/