sábado, 1 de junho de 2013

Marketing: Analista de Mídias Sociais. Quem é esse profissional?


O analista de mídias sociais é uma das profissões de maior crescimento no mercado do marketing digital, mas afinal de contas, o que faz esse profissional e quais são suas capacitações?
Algumas profissões exigem que você tenha um treinamento específico para a sua prática. Muitas dessas profissões são muito claras quanto à pratica de seus profissionais. Todos sabemos o que faz um médico, um químico, um advogado ou um piloto de avião. A área de tecnologia já criou e enterrou muitas profissões. Em informática, por exemplo, existiam perfuradores de cartões, pessoas que digitavam programas ou dados em máquinas especiais que geravam cartões com perfurações que eram lidos pelos antigos computadores.

A microinformática iniciou uma aglutinação dessas profissões. O próprio programador digitava e operava seu computador. A facilidade de acesso ao equipamento fez com que muitos programadores passasem a desenhar seus sistemas. Cada vez mais requisitos eram necessários para se trabalhar na área de sistemas. O trabalho com as mídias sociais pode gerar a falsa ideia de que é uma transição das mídias convencionais para a internet, isso do ponto de vista de marketing e comunicação.

Embora exista essa movimentação, os profissionais que estão trabalhando com as mídias sociais precisam ter muito mais conhecimento do que simplesmente estar nas redes sociais. As mídias sociais, por sua vez, trazem para o mercado um novo profissional cujos conhecimentos são advindos de prática, experimentação, e da somatória de conhecimentos advindos de outras áreas. E um profissional de mídias sociais acima de tudo é multimídia, não basta apenas tuitar!

O que faz um analista de mídias sociais

Hoje vemos muitas pessoas se intitulando analistas de redes sociais ou analista de mídias sociais, mas afinal o que eles fazem? De onde eles vêm? Quais são suas atribuições? Qual é a formação de um analista de mídias sociais, o que os gabarita ao título que proclamam?

Analista de Redes Sociais ou Analista de Mídias Sociais tem a formação superior em Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas. É necessário conhecimento em: Jornalismo/Blog (boa escrita e clareza de comunicação); conectado com o mundo das redes sociais, saber usar aplicativos do Facebook. Tem que ser antenado com as notícias gerais para poder captar oportunidades para disseminar conteúdo. Elaborar textos para as redes sociais, disseminar o conteúdo em comunidades e blogs relevantes, interagir com participantes nos diferentes pontos de contato, manter contato com os principais multiplicadores em redes sociais (líderes em comunidades e blogueiros), identificar conteúdo gerado por outras pessoas que possam ser utilizados para disseminar em seus pontos de contatos, acompanhar a presença nas redes sociais (quantitativa e qualitativa), identificar crescimento da presença on-line, gerar relatórios de desempenho de campanha e garantir o fluxo de informações entre agência, cliente e redes sociais.
Analisando os requerimentos e atribuições dos profissionais de mídias sociais podemos detectar algumas características que podem ser a espinha dorsal desse profissional. Ter domínio do inglês, redes sociais e ter um nível superior são requisitos essenciais. O profissional de mídias sociais tem que ser generalista, mas também especialista. Terá que analisar as conversas, tabular as informações e fazer a interpretação correta das conversações para transformá-las em ações reativas ou proativas. Os melhores profissionais serão aqueles que somam habilidades de relações públicas, analista de mercado e que têm uma visão de marketing.
Por Rafael Galdino
Fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/o-analista-de-midias-sociais/