terça-feira, novembro 13, 2012

A DINÂMICA DAS REDES SOCIAIS |

 Ontem em comentário no facebook, alguém dizia, o quanto se sente frustrada, por certas páginas, criadas para divulgar um produto, determinada marca ou assunto, deixava a desejar no quesito, "feedback" ou interação com o leitor. 
No caso, ela se referia, ao uma Página, de canal TV paga, onde só colocava a programação semanal de filmes etc e tal..Eu acho que o grande empecilho nas redes sociais e  das páginas construídas por empresas, é que a maioria delas, tem esse perfil, são "automáticas" e ainda (não) se atentaram para a dinâmica que as  redes exigem e as envolvem, ou seja não pode ficar "estáticas", só postando artigos, alimentando dados e programação como ela citara ..é necessário, a interação, retorno ao leitor, o tar do "feedback" - alimentação constante de informações e das páginas, óbvio mas...pessoas gostam de se sentirem especiais, únicas e de atenção.

É Isso mesmo ..é uma troca. é essencial para manter os seguidores, leitores e simpatizantes interessados em determinado produto ou marca. até o Padre Marcelo Rossi, em entrevista no sábado passado, 1 parte, no programa de João Dória, "show business", já tem esse "insigth", de que para conquistar, encantar e fidelizar os leitores e seguidores ou atrair novos, é preciso, colocar em voga, a criatividade, a dinâmica, adotar mecanismos que atraiam e aguçam a curiosidade e o desejo do leitor,  de interação e com um mix de produtos, que agregam, e de assuntos variados, sem deixar de manter o foco no objetivo principal: no caso do sacerdote, evangelizar e aumentar o rebanho no catolicismo.

Por isso que está em voga o profissional de mídia social -e será uma das profissões mais rentáveis no futuro no mundo virtual..E quem pensa que basta ser diplomado em administração - comunicação social, jornalismo ou marketing(apenas) só como alguns experts mencionam em palestras ou cursos sobre mídia social, se engana, se a pecinha ( copiando Almir Sater na entrevista a respeito da pegada de rock na viola) - , se não houver esta troca e energia entre pessoas, e de forma natural, como se fosse a colega e vizinha do portão da nossa casa, a tendência é perdendo força nas redes sociais, seja que produto for.

Os Sites, antigamente, eram ou são na maioria "estáticos", mas as redes sociais exigem essa dinâmica e agilidade e envolvimento .. e não é só empresas que oferecem serviços, não, mas vejo isso em muitas páginas de artistas também e estagnadas...sem retorno para o fã ou até um Obrigada por você estar aqui em nossa pagina, ou até responder uma pergunta óbvia e de interesse de ambos, como detalhes sobre um show que irá ocorrer... bla bla bla.. e se tornam inatingíveis, distantes, quando na verdade, são esses fãs, (os clientes/consumidores), que merecem atenção, afinal, são eles, que dão consistência para que possam gerir seus negócios e alcançar resultados por excelência.

Talvez, não percebam, mas seguem o modelo do fordismo -até sem querer, a tal da  padronização para tudo.. em série.., o modelo capitalismo americano, é visível na maneira de administrar do FB - tudo muito controlado, vigiado, manipulado e restrito, eis uma das diferenças  em relação ao Orkut e ao Twitter, por exemplo, a liberdade de expressão, é mais ampla e de forma transparente.

Voltando sobre a forma estática da maioria nas redes, as pessoas estão sendo condicionadas a viver e interagir como máquinas, de forma tão automática, que esquecem do principal.. que pessoas, por mais que sejam distantes ou parecem inacessíveis,  tem sangue, sentimentos e emoções correndo nas veias, é isto que faz toda a diferença, quando pensamos em encantar e fidelizar nossos clientes..Isso me faz lembrar uma marca de lanches ( sem citar nomes) risos para não ser vetada,......bom dia, boa tarde, você quer uma porção maior.. ..seu troco, mais alguma coisa ? aguarde sua vez.. um sorriso amarelo entre os dentes.....sem nada de naturalidade ou espontaneidade..tudo muito prático, objetivo, cronometrado.
sem alma, sem cor.
Eu ainda rezo na cartilha de Cora Coralina..
"Se a vida é curta ou longa demais, não saberia dizer, mas sei que nada disto faz sentido, se não tocar o coração das pessoas".
ponto. fim.. !!!.