Loira Do Bem ∞ : Comportamento: Porque somos diferentes !!!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comportamento: Porque somos diferentes !!!


Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar – Carlos Drummond de Andrade tinha razão. Somos seres únicos na forma de pensar, agir e sentir a vida. Interessante, mesmo tendo consciência deste fato nos incomoda e até dificulta os relacionamentos não aceitação de  que as pessoas não tenham e não possam ter um comportamento parecido com o nosso. Gostaríamos de ter o controle da situação, de preferência quase sempre. Quantos conflitos poderiam ser evitados pelo simples entendimento que somos naturalmente pessoas diferentes?

Existem vantagens e desvantagens nessas diferenças. As desvantagens são por que não pensamos iguais (que pena), e, as vantagens são por que não pensamos iguais (que bom). Precisamos compreender o mecanismo de pensamento e ação das pessoas, e, com boa vontade aceitarmos as diferenças, que elas sirvam para nos enriquecermos devido à oportunidade de termos outra forma de interpretação e manifestação de sensações. E, não simplesmente proporcionar desconforto pela diferença de entendimento, observação e conclusão.
É bom também ”enxergar” a vida com o olhar do outro. Infelizmente, ficamos brigando na tentativa de fazermos o outro a pensar como a gente; na maioria das vezes o outro é um membro da família, o parceiro, o companheiro. Como dizia Oscar Wilde, normalmente matamos quem mais amamos.

O que me parece mais difícil entre os humanos são a aceitação e o respeito pelas diferentes percepções. É preciso sabedoria para separar uma coisa da outra. É um mecanismo devido à constituição neurológica ou o simples desejo de ser contraditório?

Devemos considerar os métodos diferentes entre os pais na educação dos filhos. As diferentes expectativas de vida entre os casais. A forma dos sócios conduzirem os seus negócios. Os múltiplos interesses que podem mover as amizades. As diferentes interpretações dos leitores ao lerem este artigo. É preciso dialogo para transformar as oportunidades em esclarecimentos e tempo para o entendimento; o que nunca garantem a aceitação. “As diferentes formas na percepção do mesmo fato permitem-nos concluir: mais importante do que qualquer julgamento, é a livre busca da compreensão (sem conceitos pré estabelecidos para conduzirem o entendimento)”.

Entre as pessoas, as diferentes formas de pensar e perceber o mundo poderão ser responsáveis por simples desentendimento e até dissolução de relacionamentos; ou, de uma significativa riqueza na construção de sábias e concretas soluções. Depende da habilidade de cada um na condução do evento.

Que bom seria se nos dedicássemos um pouco mais para entendermos como o companheiro funciona. Como é a sua dinâmica de pensamento, para sabermos como ele agiria e sentiria os fatos; um procurando ser o facilitador da vida do outro. Mesmo sabendo que esta atitude não será suficiente para resolvermos todas as diferenças, pois, outros problemas existem, seria mais fácil construirmos relações mais duradouras e que atingissem o maior objetivo das relações: minimizar o desconforto e maximizar o prazer. Facilitar o existir.

“Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças" – Frederick.

Fonte:  Adaptado de Sergio Mingrone - Fisioterapeuta