sábado, 17 de novembro de 2012

Pitaco by Loira Do Bem .. sobre a parábola do Anel...

Tava aqui pensando eu .. com a minha violinha... trata-se de um texto motivador que já postei tempos atrás sobre o Anel e seu verdadeiro valor  - onde um aluno se sentindo desvalorizado e procura por um mestre, o seu professor, para falar sobre a sua frustração, e este lhe dá um anel, e pede para que ele o venda, mas jamais aceite por menos de uma moeda de ouro. 

Os primeiros que  avaliam a joia oferecem míseros 1 moeda de prata, xícara de cobre e ele retorna desolado, acreditando que a peça custe 1 a 3 moedas de prata, e olha lá...quando então, o Professor, pede para ele ir até um joalheiro, que possa avaliar o anel e  que diz:
- 70 moedas de ouro, porém só pago 60 moedas de ouro, afinal sou comerciante. O jovem emocionado, retorna, não acreditando no que ouvira e o mestre então diz a máxima:
 - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. Só pode ser avaliada por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? Todos nós somos como esta jóia. Valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida preocupados com o valor que pessoas inexperientes nos dão.
- Isso me faz pensar - - invocando a língua afiada de Oscar Wilde, pena que, na maioria das vezes, não temos a chance de ser avaliados por um especialista, somente  pelos  amadores e inexperientes, bufões, vendilhões e usurpadores,  disfarçados de benfeitores e que só visam favorecimento próprio, sem nenhum respeito ou consideração pelo valor alheio.

"Sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e o último para outros e que, para a maioria, é só mais um dia".  by José Saramago.