quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pitaco by Loira Do Bem Exemplo de Cidadania.

O que é bom, produz o bem merece ser comentado e disseminado.
Confesso que quando vi esse vídeo, pensei que fosse montagem ou seria uma miragem?
E pasmem, não era..
Isso me faz pensar...O Brasil tem jeito, se cada um de nós, fazer a nossa parte! Exercer o papel de cidadania. No caso do oficial da lei, neste vídeo, além de exercer a sua profissão como guarda de trânsito, ele vai mais além,  e ao invés de punir, coagir, intimidar, segundo ele, aplica os valores que recebeu em sua casa, ou seja, exerce o papel de educador social,  instruindo, orientando, reeducando pessoas, a se portarem socialmente e dentro das normas de segurança do trânsito, no sentido mais amplo da palavra "conscientização" .
Sim, eu acredito, o caminho é este, o da conscientização, assim como Sócrates, o filósofo grego, dizia "Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar". e se penso, logo existo
Descartes. Claro, afinal, a nossa mente se abre para uma nova ideia, uma nova possibilidade, e passamos a refletir, analisar, questionar e formar uma nova opinião. 
Esse é o papel da cidadania, dos governos e que o sistema deveria adotar como padrão.
cursos, pessoas. só não vale como diria Raul, - ter a mesma opinião formada sobre tudo".

O video é um exemplo de profissional, do papel social, que todos nós como cidadãos, deveríamos ter a iniciativa de fazê-lo, mesmo quando o sistema é arcaico, fechado.
Oxalá, queira que mais profissionais de todas as ares, sejam como este, ou então, que vamos lá todos para a casa deste cidadão, aprender a lição com os seus pais. #orgulho.