segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pitaco By Loira do Bem "O pulo do gato".



Muitos me enviam mensagens, e pergunta qual é "o pulo do gato" (expressão usada para definir uma fórmula, ação ou costume, segredo pessoal) a fim de atingir resultados e a excelência, em redes sociais. Eu vou responder por aqui, publicamente sobre o que penso a respeito.

No Marketing Digital, segundo o consultor Alexandre de Mattos, a expressão "seria sinônimo de alcançar muitas conversões através da internet”. Quem o alcança seria quem for mais organizado, disciplinado, rápido e atento às oportunidades. Assim como em qualquer outra área de negócios.

Eu concordo em partes, (agilidade e rapidez), mas eu diria que nestes (quase) 7 anos que navego em redes sociais, não existe o tal famoso "pulo de gato", tudo está em constante movimento e aprendizado, na verdade "experimental".

Cada rede social, é um nicho de público diferenciado, idade, escolaridade, afinidades, gostos, cada pessoa tem uma cultura, uma forma de percepção de vida, de valores.

Acredito que envolve criatividade, gostar de pessoas e de interagir com elas, afinidades e atenção, as pessoas gostam de se sentirem especiais e que a enxergamos mais que um número.

E, claro, a dinâmica de estar em constante movimento, antenado com o que estão ao nosso redor, em termos de novidades, notícias, fatos e coisas.

Uma das mais importantes que aprendi (lendo) sobre Mídia Social, é não falar de um (único) assunto ou produto, especificamente, (se torna piegas, maçante), e sim, mesclar com outras coisas, que despertam o interesse do leitor.

E como saber se vão atingir resultados satisfatórios? -- só postando.... E conforme a aceitação. Buscar assuntos similares ou não... Criar um mix de assuntos diversificados, diferenciados, dinâmicos e rotativos.

Agradar a todos, dificilmente mesmo porque, segundo o "Pai da Administração Moderna", Peter Drucker: -"Não se preocupe com o fato de todos não concordarem com você. Se conseguir que um terço caminhe com você, já pode considerar-se um vencedor".

-Falar do assunto ou produto, com propriedade, conhecer sobre, isto gera credibilidade e confiabilidade. A espontaneidade é outro fator determinante, para que as pessoas se sintam naturais e confortáveis.

Como também é necessário ser de carne e osso, não ser simpático 24 horas, ou deixar nossos valores, opiniões ou princípios de lado, somente para agradar e cativar. Perde-se todo o sentido de ser espontâneo e natural.

Outro fator essencial, que eu li, de um expert sobre de que a notícia, o fato postado ou divulgado, tem que ser em Tempo real, ou praticamente. Exemplo: Um show que acontece de Almir Sater, o correto é colocar as postagens, fotos e resenhas sobre o evento, em tempo real, ou no máximo um dia ou dois após a realização.

Se, a notícia for divulgada daqui uma semana, um mês, talvez, perdeu toda a interação e dinâmica a respeito, ou seja, o efeito é (quase) NULO.

Por isso que, às vezes, eu não posto, fotos, feedbacks que recebo (eu sempre agradeço, claro) dos shows, de fãs, de sites e até de jornalistas, semanas ou meses depois. Eu uso as fotos para possíveis divulgações, mas o "boom" que a notícia causaria aquele "furor" se fosse divulgada no dia, ou no máximo 2 ou 3 dias depois, não vai causar o mesmo impacto ou instigar a "curiosidade”.

Ela já diminuiu e provavelmente, neste intervalo, já estará com certeza, rolando outros shows e eventos mais atuais..

Ser blogueiro, trabalhar com ferramentas online, (o nome já diz tudo) é estar plugado, o tempo todo ou quase, com o que vai rolar sobre o acontecimento, fato que queremos que tenha êxito e atinja popularidade.

Eu acho que o "pulo do gato" é amar o que faz e sobre o que faz, perguntar-se antes, o faz por que realmente acredita no que faz? E, fazê-lo honestamente, gostar (ou respeitar) as pessoas, de todas as raças, credos, idades, sem fazer distinção delas, e também for firme e enérgico, quando se tratar de defender os valores que acredita. Mesmo que isso vá contrariar ou desagradar e culminar com alguns desafetos.. E por fim, ser uma "criadora de sonhos", nunca deixar o lado criança interior morrer.

Uma vez perguntado ao um grande empreendedor de sucesso, qual era o segredo dele, não titubeou e respondeu: - Leiam e assistam mais filmes e Livros de Romances... A “imaginação é capaz de alçar voos nunca antes alcançados”.. Se.. a fórmula dá resultados, não sei, mas posso dizer, que desde "criança pequena".. eu sempre adorei Romances.. .risos e risos..

Acho que tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, mas de forma original, sem bajulações fortuitas, sobretudo, ser gratos a elas, por cada energia que move em prol de algo que nos ajude a alcançar nossos sonhos e objetivos, para "acender a luz e iluminar" de vez, ou por vez.
Excelente Semana a Todos

Paz e Bem.