domingo, maio 06, 2012

Pitaco da Loira "É Fantásticooo -Tempos Sombrios".


Tava aqui pensando eu com a minha violinha... ..esse diz que diz não me faz feliz...
Realmente, vivemos Tempos muitos sombrios como diz Brechet...
..Ao passar pela programa da "plim plim", domingo à noite, me deparei com a reportagem dos mineiros, subindo as montanhas, para retirar enxofre..única fonte de renda de onde vivem. 
Além do ambiente insalubre, sem nenhum EPI adequado e proteção respiratória, (nos países desenvolvidos, a dificuldade de investimento em equipamentos de proteção individual de segurança já é uma "luta constante"), lá então, seria uma heresia, fora a carga pesada que eles carregam depois nos ombros, para no fim, receber pelo exaustivo trabalho, míseros 10 reais conforme reportagem. E, claro que os interessados no enxofre, o que menos se importa é com a condição humana, senão não pagaria aqueles míseros reais, quanto mais fornecer equipamentos adequados para eles.
Isso me faz pensar, Isso me faz pensar, vide Led Zeppelin, -Eu não sei se existe o inferno ou demônios, mas eu penso que um empreendedor, que se presta a esse papel, o de lucrar milhões na indústria com o produto depois, à custa do trabalho escravo de seu semelhante, por uma bagatela, e com seus lucros e exuberantes, viver normalmente à custa do sofrimento e suor alheio, é o próprio Lúcifer em pessoa na Terra. 
Antes que alguém se sinta desconfortável por ser capitalista, Eu não estou afirmando que a minha visão socialista ou comunista de ser, é o modelo de governo e sociedade que deveríamos ter, nem contra a classe de empreendedores no geral,  existem muitos que fazem seu papel no terceiro setor, minoria mas têm, e o capitalismo faz parte para que haja a troca da moeda, mas precisa ser assim, selvagem e tão vil e ganancioso ? - à custa e exploração da miséria humana???
A resposta  dos meus sentimentos não está nos ventos como diz a canção de  Bob Dylan, mas na de Almir Sater "bando de ladrões..filhos da pu... ô tristeza...
Talvez seja uma 'Utopia", como a de thomas Moore, mas, nas palavras do filósofo, "O Homem não deve estar ligado a outrem por protocolos e sim de coração a coração". Talvez uma sociedade mais humanista, não à custa do proletariado.
-Penso como Roger Waters, não é errado ganhar dinheiro, desde que o façamos de forma justa, onde outros também se beneficiem em partes e que deve existir um terceiro caminho. Não sei ...se seria a mudança de comportamento das pessoas, que colocam a moeda do dinheiro acima dos valores humanos. 
Porque quando morrermos, todos iremos para a mesma "caixa prego", sem jóias, sem carrões do ano, sem mansões, sem status, sem dinheiro, sem lucro, sem prestígio ou fama.... desprovido de todo nosso orgulho, soberba e arrogância.
E eu sinceramente espero que o velhinho de barba branca, ao passar a chave, não se deixe corromper pelo brilho do ouro, e que seja de fato contabilizado no livro da vida, as ações boas que movemos na Terra. Seria injusto, os bufões e vendilhões continuarem a lucrar no Paraíso também.
Dizem-me: come e bebe!
Fica feliz por teres o que tens!
Mas como é que posso comer e beber,
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome?
se o copo de água que eu bebo, faz falta a
quem tem sede?
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo.
-Bertold Brecht-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu pitaco é muito importante, mas lembre-se feedback assertivo é uma forma inteligente de interação, além de evitar futuros aborrecimentos.