domingo, setembro 25, 2011

Pitaco de Loira: “Eu sou um marketeiro?” Sim, você é!


O marketing faz parte do nosso dia a dia e é impossível excluí-lo de nossas vidas. Querendo ou não, somos todos, sem exceção, “marketeiros” e a relação entre nós e o marketing torna-se responsável por todas as conseqüências positivas daquilo que fazemos.


Se você neste momento está questionando: “Eu sou um marketeiro?” Sim, você é! E todas as pessoas que você conhece e já viu. Cada indivíduo tem o seu jeito de fazer marketing e todos estão humanamente capacitados a alcançar grandes resultados em determinadas áreas.


Mas a questão que desejo expor é: o marketing se limita somente aos negócios? Definitivamente não. A palavra marketing ultrapassou as fronteiras da mercadologia e entrou em nosso vocabulário cotidiano.


Usamos o termo “marketeiro” a qualquer pessoa que proporcione um impacto positivo a outra, através de uma atitude ou por meio de palavras. Você já fez ou falou algo que gerou satisfação a alguém? Então você fez marketing com esta pessoa. Podemos dizer que tudo que gera satisfação, resulta em marketing. O amor, a amizade, a palavra amiga, um bom produto ou serviço de qualidade prestado, enfim, qualquer coisa que satisfaça e gere contentamento é marketing. 


Desta forma, ouso dizer que a maior eficácia do marketing é o bom relacionamento.
Relacionamento é algo que deve propor benefícios mútuos, satisfazer reciprocamente, obter e proporcionar vantagens, realizar algo onde todas as partes sintam-se bem sucedidas e felizes. Isto é marketing! 


Como já dito, o marketing, seja onde for, tanto nas organizações como em qualquer área de nossa vida, tem por finalidade proporcionar satisfação a alguém. Não existe marketing negativo. Enganar, mentir, fingir dar algo bom, tirar proveito de situações com persuasões momentâneas, negociações injustas ou práticas ilícitas, isto não é marketing.


O marketing é uma reação, ele só aparece após uma boa ação executada. Se porventura esta reação foi negativa, o marketing simplesmente não existiu.


O melhor marketing é o pessoal, ou seja, praticar a bondade que habita dentro de cada um de nós para beneficiar aos outros, motivo pelo qual vivemos neste mundo. Dependemos uns dos outros para obtermos sucesso e sermos vitoriosos.


Estamos aqui não só para servir, mas para bem servir.


Satisfazer é amar, respeitar, interagir com as pessoas de tal forma, que a satisfação com um produto, serviço, atitude ou palavra, seja apenas um detalhe. E o que venha brilhar como destaque num relacionamento ou concretização de um negócio, seja você!


Este é o verdadeiro marketing. Pense nisso e pratique!


Fonte : http://www.revistavbs.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1815-o-marketing-e-eu&catid=262&joscclean=1&comment_id=52#josc52
'/>