quinta-feira, maio 05, 2011

Pitaco de Loira: Quem sabe mais vale mais

Quem sabe mais vale mais
23/03/2009
Conhecimento é hoje um insumo essencial para a competitividade. O homem passou, dentro das organizações, a ocupar-se de tarefas com maior ênfase às suas capacidades intelectuais. Percebemos, cada vez mais, que as pessoas capazes de criar ou agregar conhecimento ao que fazem têm mais possibilidade para vencer.

A tendência de valorizar o conhecimento faz aumentar a importância das pessoas nas organizações. Um empregado é avaliado mais pelos resultados que produz do que pela quantidade de operações que desencadeia ou pelo tempo de permanência na empresa.

O conhecimento é um fator especialíssimo porque quanto mais se usa mais se tem e quanto mais se tem mais se pode ter.

A propósito, o conhecimento só serve para duas coisas: ser compartilhado ou gerar valor. O conhecimento retido na pessoa ou num livro que nunca será lido é um tesouro no fundo do mar. A sabedoria, por sua vez, é todo o conhecimento aplicado. Quando você usa conhecimento para viver melhor, produzir melhor, está exercendo uma certa sabedoria.

No âmbito da cultura não acontece diferente. A cultura é um elemento indispensável para o desenvolvimento das capacidades intelectuais e para a qualidade de vida das pessoas, tornando-as capazes de compreensão e conhecimento crítico da realidade. Não podemos ignorar a cultura como fator de integração social e desenvolvimento pessoal de uma comunidade.

http://www.arte-multipla.com/fiquesabendo_3

Nenhum comentário: