domingo, março 20, 2011

Marketing: Planejamento e estratégia -faz parte do empreededorismo

Hoje é muito grande a proliferação de informações e em tempo real disseminadas nas redes sociais da Internet por pessoas.
Este é o papel dos blogs e blogueiros, colocar com a maior brevidade possível, um informação,uma  notícia, para que ela se alastre em pouco tempo nas redes sociais, como Orkut, Twitter, facebook,sites, enfim na web. E eu noto que existem empreededores talvez por falta de experiência ou conhecimento com essa nova ferramenta e eficaz da qual denominamos de "marketing viral"- estão sem querer administrando todo esse aparato,de forma "engessada" - morosa e prejudicial a si mesmos. Ao meu ver- não pode haver "ruídos" na comunicação é como uma orquestra, todos tem que estar afinados e vibrando na mesma sintonia a par de todas as mudanças ou alterações feitas-

Certos  empreendedores precisam compreender, que planejamento e estratégia faz parte de qualquer empreendimento que queira alcançar o êxito -não basta apenas eficiência, influência, mas a eficácia tem que andar lado a lado.Exemplifcando -Se vais liberar um anúncio de um evento ,com antecedência como muitos o fazem em sites na  Internet ou até me passam para eu dar o pontapé inicial -tem que antes pensar em quais  serão as estratégias e tomadas de decisões a serem adotadas para que alcance o êxito desejado-

ou seja fazer um planejamento de como lidar com a procura e a demanda sobre o produto oferecido em questão desde então se ainda não tem preparado ou montado todo o aparato (flyers,ingressos,pontos de vendas, mídias,patrocinadores para tal - agir com visão sistêmica sobre os negócios e não uma visão míope e engessada,que denominamos em Administração de "holística",ou seja ,não visualizar de forma objetiva todos os lados e sim somente enxergar um,aí nenhum trabalho vai agregar ou produzir o efeito desejado,no virtual é feito de uma forma e no tete a tete de outra forma.

 É óbvio que à partir de que haja uma informação disseminada nas redes sociais, ou por mailings , a procura pelo produto será instântaneo, frustrante seria se fosse o contrário- se não houvesse procura por informações e aquisições do produto. Muitas vezes algo se torna ineficaz devido a estes intempéries -da falta de planejamento e estrutura sobre o empreedimento.

- então a estratégia a ser adotada tem que ser outra - ou seja disponibilizar pessoas que possam atender ,orientar e anotar sobre o interesse no  produto, formando um networking( rede de relacionamento)- interação com esses clientes "prospects" e consumidores que por ventura, estejam interessados em adquiri-los posteriormente.

Simples assim, no final todos ganham ,ficam satisfeitos e ainda geram encantamento e credibilidade incontestável -

E se pensarmos mais longe, faríamos uma lista de forma que estes clientes de agora, seriam fidelizados e passariam a receber os mailings sobre os eventos que por ventura possa a se interessar futuramente..seria ou não uma sutil estratégia e um tremendo "pulo do gato"?
Afinal, nossos patrões são os nossos clientes, consumidores e por eles,devemos gerar todo o encantamento, atendendo suas necessidades e por consequência,fidelização contínua para sempre alcançarmos o êxito necessário, de forma que os interessados se sintam confortáveis dentro do processo oferecido.
 "Se não tomares conta do teu cliente, alguém tomará." -

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