terça-feira, setembro 07, 2010

Pitaco de Loira: Quem não se comunica, se trumbica !!!

Bem, quando setembro chegar ao fim, termina minhas "folgas" em alguns dias noturnos, pois retorno a todo o vapor, para o curso que ministro, de desenvolvimento interpessoal, e claro, entre os módulos não poderiam faltar sobre Comunicação verbal e não verbal,que envolve uma série de artifícios essenciais para nos darmos bem tanto no relacionamento pessoal como profissional.

Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha,"quem não se comunica se trumbica" isto é um fato, Almir Sater, inteligentemente, disse, numa entrevista durante apresentação no Festival América do Sul -FAS -em 2005, que,"a integração só é possível, quando estamos abertos a conhecer a cultura do outro e com isto gerar afinidades, que por sua vez, diminuem os atritos e se transformam em parceiros de negócios". santas palavras, devidamente aplicadas aos meus alunos,

E, pela falta de comunicação, pelo erros de linguagem ou falta de conhecimento na cultura do outro, e quando isso ocorre, de forma ineficaz, no caso, " as falhas", chamamos de "ruídos na comunicação", de acordo com o Marketing,

Dia destes eu estava assistindo um filme, "A Massai Branca" uma história real, e ficou evidente o choque cultural entre ambos, uma loira da Suiça que ao visitar o Quênia, em caráter de turismo, acaba se envolvendo com um guerreiro de uma tribo queniana - e ao longo do relacionamento, as diferenças culturais e sociais, vão se alastrando de forma que acabam culminando em conflitos, devido aos  ciúmes,  atritos desencadeados entre eles.

Os filmes "Tristão e Isolda" e 'Minha Amada Imortal" também retratam a falta de comunicação entre os pares, este último, é sobre um dos deuses da música clássica e instrumental,"Beethoven", onde uma carta não entregue, e sem eles saberem, foi capaz de transformar por anos a fio, um sentimento de vingança, ressentimentos e retaliações.
E, o clássico Romeo and Juliet, de 1968, onde, também, há um erro na comunicação e infelizmente, culmina a tragédia, que sabemos de cor.

Alguns vão se perguntar, mas o que aconteceu a eles ? Ah, vão na locadora e aluguem esses filmes ou comprem os livros ou baixem  digitalmente... e aí já descobrirão o por que, a comunicação foi falha....hehehe...

Por isto é importante, conhecer o outro, sua cultura, os gestos, linguajar típico de cada região, pois podem ter um sentido contrário do que imaginamos, e isto pode fazer toda a diferença, na hora de se comunicar, de travar parcerias ou negócios ou até mesmo um diálogo e laços.

Neste contexto todo, envolve bastante etiqueta pessoal e profissional, e algum tempo já utilizo o livro de Ana Vaz, Manual de Etiqueta, tem dicas interessantes, que, às vezes, pecamos , por não conhecê-las.

Por isto, sempre acrescento nas minhas aulas, diversos assuntos que o livro aborda, como a empatia, a etiqueta na comunicação,a imagem que queremos passar, e um dos temas hoje, será o celular, ferramenta importante, mas que devemos saber como usar, quando usar e aonde usar, sem deixar de sermos elegantes..assim como os e-mails e outras cositas más...

Nenhum comentário: