quinta-feira, março 04, 2010

Marketing Viral - ao alcance de todos.

Quando se é "leigo" no assunto, não compreende, o tipo de merchandising, por exemplo, que faço, sem se dar conta que é, na verdade, umas das ferramentas mais inovadoras na rede, o marketing viral, que de anos pra cá, virou febre e disseminado de forma avassaladora.

Marketing viral é um termo novo e pouco conhecido, mas que já é alvo dos marketeiros pelo mundo afora, em outras palavras, "é a boa e velha propaganda de boca a boca", só que no contexto da Internet.

E o melhor trata-se de marketing gratuito e de grande alcance. A bola da vez.Viral é tudo aquilo que se espalha de forma desenfreada, podendo ser uma imagem, um texto, ou um vídeo no Youtube, por exemplo.

Para obter sucesso com marketing viral é preciso criar um conteúdo que as pessoas não só se interessem em ver, mas principalmente em recomendar aos amigos e conhecidos.

Esse mecanismo e técnicas de marketing, visam explorar as redes sociais: Facebook, Orkut, twitter, blogs, myspace, Youtube,  a fim de disseminar entre os demais, o produto que deseja divulgar e o mais importante, são ferramentas, que estão ao alcance de todos, ou seja, gratuitas, para colocar em ação,
Para isto, basta usar de criatividade, empatia e um clique:


Segundo Luis Novais, Presidente do Grupo Vector21.com, O ‘Marketing Viral’ é talvez a mais poderosa forma de disseminar uma ideia, produto ou serviço.

De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contato com a mensagem.
O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem adiante. Se assim for, a ideia passa a ser naturalmente disseminada pelos utilizadores, multiplicada-se a grande velocidade. Daí a metáfora: A mensagem progride como um vírus.Todas as empresas devem usar. No futuro será impossível manter-se competitivo sem estratégias de marketing como essas.

Estamos certos de que a Internet é o canal de comunicação do futuro e, o sucesso na adoção de estratégias que corram essencialmente neste meio, acontecerá na mesma medida da conscientização do empresariado para a importância da Internet bem como do crescimento das taxas de utilização da rede por parte do público em geral.

Como fazer Marketing Viral:Pequenos” insights “que podem ajudam a deflagrar ideias para um bom viral, de alguns autores, antenados com essa nova revolução e febre virtual :

De Seth Godin, "O que torna uma ideia viral?"
Ninguém "envia" uma ideia ao menos que:
a. que tenham compreendido-a
b. que tenham vontade de espalhá-la
c. acreditem que espalhar a ideia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito.
d. o esforço necessário para enviar a ideia seja menor que os benefícios

Ninguém "pega" uma ideia ao menos que:
a. a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda
b. já tenham compreendido as ideias fundamentais necessárias para entender a nova ideia
c. o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário

De Ralph Wilson, "Os seis princípios do marketing viral"
1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor
2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros
3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande
4. Explorar motivações e comportamentos comuns
5. Utiliza redes de comunicação já existentes
6. Tira proveito de recursos de terceiros

Como diria, Philip Kotler, o "Pai" do Marketing:" Marketing não é apenas propaganda, e sim a entrada num mercado, o domínio ou até mesmo a criação de um nicho totalmente novo" Ou Peter Drucker"Pai"da Administração."Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas.As oportunidades significam explorar novos caminhos. Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples.Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio.Por que não pensei nisso antes ?

Então, mãos a obra, usem a mente criativa, para despertar para o novo, e criar ideias antes imaginadas, mas não transformadas em realidade. Lembrem-se,para alcançar êxito, tem que vender, divulgar algo do que realmente gosta, acredita e acha altamente eficaz, talvez, seja esse o segredo de popularidade. Eu realmente, dissemino aquilo que acredito, respeito e admiro, do contrário, seria em vão.

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