sábado, 30 de janeiro de 2010

Pitaco de Reflexão: Facetas da Inveja.


Certas pessoas vivem eternamente insatisfeitas consigo mesmo quando se comparam ao próximo mas sem, ao menos, perceberem e aceitarem que o motivo é a inveja.

Se,de um lado,entendemos que a comparação e a competição sadias provoca estímulos para vencer, entretanto, quando surge o ciúme, instala-se a inveja.

A inveja é, pois, a incapacidade de ver a vitória das outras pessoas, de aceitar as coisas dos outros, redundando numa auto-rejeição. No caso da inveja, a auto-aversão ocorre por não se sentir o invejoso como os outros são. As pessoas invejosas, geralmente, são frutos da revolta, típicamente ansiosas e portadoras da tristeza, com alto índice de ira e pressão.


CAUSAS.
O principal mecanismo da inveja, que é multifacetada é o ciúme.
O invejoso é normalmente inseguro, supersensível, irritadiço, desconfiado, observador minucioso e investigador da vida alheia;

Sempre armado e alerta contra tudo e contra todos,finge superioridade quando,na realidade sente-se inferiorizado,sendo tal fato o provocador do ar de sarcasmo e de ironia que o invejoso costuma manifestar.

Esse comportamento o leva a exaustão, porque necessita ocultar o seu precário estado de harmonia interior. Enfim, não é fácil sustentar a máscara;deve sofrer muito.

por Prof.Dr. ROQUE THEOPHILO, Psicoterapeuta, Sociólogo, Pesquisador e Professor Universitário.

"Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama;a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la."(Cándido Nocegal y Rodríguez de la Flor).

Sentimentos assim só atrasam a nossa evolução, sendo que cada um ao seu modo tem uma missão a cumprir.

Paz e Bem !!