domingo, novembro 01, 2009

As seis perfeições do Budismo



A palavra"perfeição",ou paramita(em tibetano),tem como tradução literal a expressão"ir além,ou "atravessar para a outra margem". Segundo os preceitos do budismo,essa "travessia" é o caminho mais eficiente para quem busca se libertar das emoções perturbadoras-como a raiva,o medo e a depressão-e quer viver com mais alegria,paz e prosperidade.

Na realidade,o termo "perfeição",neste contexto,é usado para simbolizar seis virtudes:generosidade,disciplina ética,paciência,esforço entusiástico,concentração e sabedoria,que,juntas configuram um estilo de vida baseado na compaixão.

Práticas essenciais do Budismo para a boa convivência social:

1-Generosidade: Não adie uma ação generosa.aproveite cada oportunidade q surgir,possuir muito é inútil e qto mais doar, mais recursos virão em nossa direção",porém a generosidade só tem valor se for de forma sincera,e sem esperar nada em troca.

2- Disciplina Ética> Reconhecer e admitir os pensamentos e ações faltosos,ou seja voce está fazendo o q sempre fez, não é de surpreender que as coisas estejam na mesma. tem que mudar hábitos.

3-PACIÊNCIA: Assim como o dia é seguido da noite e vice versa,bons e maus períodos se sucedem,tenha coragem e pense que nada dura para sempre.

4-SABEDORIA:O inferno está cheio de boas intenções,é importante saber quem ajudar para não prejudicar quem recebe.Muitos problemas no mundo tem raiz na ignorância.
Perceber as oportunidades para nos tornarmos pessoas melhores,não haverá sofrimento.

5-CONCENTRAÇÃO:Precisamos estar mais presentes em cada ato de nossa vida.use a meditação,para não perder o foco,haja o que houver.

6- ESFORÇO ENTUSIÁSTICO:Não é só o bom resultado que alegra,mas o caminho que percorremos para atingi-lo,a junção de prazer e dedicação,é o esforço entusiástico,virtude capaz de tornar menos espinhosa as tarefas mais dificeis,dando o nosso melhor no que fazemos, seja para nós mesmos ou para os que convivem conosco.

OM MANI PADME HUM
fonte:Revista Bons Fluídos Out 2009

Nenhum comentário: