quarta-feira, julho 29, 2009

A Arte de Encantar !!!!



A Arte de Encantar

Quantos de nós compramos em algum lugar porque o atendimento nos encantou de tal forma que fez surgir a necessidade de levar algo de lá, mesmo que não estivesse na lista de prioridades?

Também temos histórias completamente opostas, quando precisamos muito de algo, mas depois de um atendimento péssimo simplesmente viramos as costas e nos negamos a continuar ali.
Na correria do nosso dia-a-dia, cruzamos com pessoas de diversos perfis, humores e personalidades e muitas vezes, devido à pressa, mal lembramos de desejar bom dia a alguém, mas reparem se quando alguém que cruza seu caminho é encantador, mesmo que seja ao dizer um simples bom dia, como diminuímos os passos e nos cobramos em retribuir o mesmo sorriso e simpatia que recebemos?

A maneira como lidamos com as pessoas é o que irá nos diferenciar dentre a multidão, é o que irá fazer com que sejamos lembrados, elogiados e também admirados.

Encantar as pessoas não é agir de forma mecânica, é simplesmente exteriorizar o prazer do seu dia, da sua vida, do seu trabalho.

Lide com as pessoas de forma amável, deixe os aborrecimentos para trás, pois você pode perder a chance de ter um momento de muita alegria ou mesmo de conhecer alguém que pode mudar sua vida, na área profissional ou até pessoal, por não dar espaço para as pessoas se aproximarem.
Independente da sua área de atuação, o relacionamento humano é um fato que fará parte da sua vida sempre, em qualquer momento, seja com pessoas do trabalho, seja com fornecedores, ou clientes. Ninguém vive sozinho, nenhuma área de nenhuma empresa funciona sozinha, são elos que formam a corrente, logo, quanto mais fácil o relacionamento, mais difícil será para esta corrente arrebentar.

Interagir com as pessoas traz aprendizado, amadurecimento.

Cada pessoa que cruza o nosso caminho tem algo a ensinar, mesmo que seja por mostrar o que nunca devemos fazer ou ser.
Encantar as pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia não só é bom para destacar-lhe como profissional, mas também é muito bom para o seu lado humano, é prazeroso ser amável.

Fazer com que as pessoas lembrem-se de você por quanto você foi simpático, bem humorado e atencioso é um ponto a seu favor, que mais cedo ou mais tarde lhe trará recompensas.

O ser humano é extremista, ou seja, memoriza o muito bom ou o muito ruim, os medianos passam desapercebidos e são esquecidos depois de poucos segundos, então esforce-se para ser lembrado, fixe-se na memória das pessoas, mas marque por seus pontos positivos, por suas qualidades, por fazer bem e com amor, nunca por ser ruim.

Invista em melhorar sua comunicação, tire pensamentos ruins e memórias que o chateiam, comece seu dia considerando as coisas que tem de bom e tentando deixar de lado o que lhe desagrada.

Desligue sua chave de negativismo e deixe ligada a chave do otimismo, pois assim as chances de ter um bom dia são infinitamente maiores.
Deixe sua marca registrada na mente e no coração das pessoas, ouça-as, dedique-se ao momento, seja educado, dê atenção, mesmo que seja para dizer da impossibilidade de ser atencioso naquele momento.

Demonstre interesse ao que a pessoa está falando, olhe nos olhos quando ela fala, tenha o cuidado de lembrar-se do nome dela e citá-lo algumas vezes durante a conversa.

Comemore os sucessos junto com os seus colegas e levante a auto-estima daqueles que um dia fracassarem.

Dê 5 minutos de forma intensa e respeitosa, pois será muito melhor e valoroso do que 10 minutos mal dados.

Faça com que as pessoas se sintam felizes por terem conhecido você, faça com que se sintam atendidas, mesmo que não tenham seus problemas resolvidos, pois a sensação de ser importante é muitas vezes tão compensadora quanto a solução do problema.


Andréia Guedes(TDS ENTERPRISE Consulting)é Gerente de Recursos Humanos.

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