segunda-feira, junho 01, 2009

a moda é Folk, então é Almir Sater, claro



Moda folk invade o inverno.
Hora de falar em moda! E um estilo mais ligado à música marca o território da moda: o Folk. Mas o que isto significa exatamente?  - Bem, o nome “folk” significa “povo” (e daí vem o “folclore” ou “folk-lore” = sabedoria do povo). O estilo ficou em evidência lá pelos anos 60 e 70, quando a juventude da época, especialmente o movimento hippie, costumava personalizar ( hoje chamado mais por “customizar”) suas roupas e adereço, com bordados, retalhos, franjas e outros itens nesse estilo, eram incorporados às peças de roupas. Sim, você já viu isso antes: não é de hoje que o movimento hippie, as franjas estilo cowboy e o xadrez country reinam sobre a moda. O movimento grunge dos anos 90 é um exemplo clássico. Mas moda é isso mesmo: de vez em quando pinta um retorno renovado. Desta vez, é bastante urbano. Para esse inverno, mais dessa lógica se prova nas vitrines, catálogos de moda, passarelas e ruas, com a invasão da moda folk.
Moda Ruminante
Estilos country e hippie com tudo no inverno 2009

Outra marca que resolveu apostar no bonito que transcende o tradicional foi a Intuição. A grife gaúcha criou a coleção Folk Chic e abusou da tendência étnica da temporada fria. A inspiração nasceu nas camponesas e nas bonecas russas.

O Vila Fashion separou uma seleção especial de looks e acessórios para você se inspirar. Pode abusar do folk, sem medo de errar!

Divulgação/ Cantão, Claudia Simões e Agatha
Por Sabrina Passos (MBPress. 

O folk rock brasileiro tem sua gênese exatamente nos anos 70 quando artistas como os mineiros do Clube da Esquina ou mesmo grupos como Sá, Rodrix e Guarabira e Secos & Molhados uniram a música do Brasil profundo com o pop internacional.

Esta turma tinha como referências nomes tão díspares quanto Neil Young, Beatles, Bob Dylan, Tom Jobim, Caetano Veloso e Mutantes. Foi esta mistura que lhes garantiu originalidade e relevância. Anos depois, o estilo se acentuaria na obra de cantores e compositores como Renato Teixeira e Almir Sater, Zé Geraldo, 
Vamos entrar na moda..na moda Folk de Almir Sater.

Nenhum comentário: