Loira Do Bem ∞ : Cultura e turismo de MS se fortalecem com divulgação em SP e show de Almir Sater

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cultura e turismo de MS se fortalecem com divulgação em SP e show de Almir Sater


Por Fabio Pellegrini, do Notícias MS.


Durante a noite de lançamentos de projetos culturais e turísticos realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul na noite de terça-feira (7), no Memorial da América Latina, na capital paulista, o turismo e a cultura de MS foram elogiados por autoridades e populares paulistanos.

Ângela Barbur, artista plástica paulistana, já esteve em Bonito para participar de um congresso realizado lá, “Mas pretendo voltar a passeio para conhecer esse Estado maravilhoso. Na ocasião, fui de avião de São Paulo a Campo Grande, e segui de van para Bonito. Mas agora com o voo regular (Campo Grande/Bonito/Campo Grande), anima mais o turista a chegar logo e propiciar que muito mais gente chegue lá. Quero também muito conhecer o Pantanal.”

Ela ressaltou ainda a importância da solenidade de lançamento ser realizada em São Paulo: “O Memorial da América Latina é o local propicio para este lançamento, pois tem a função de integrar da América Latina, assim como as regiões do Brasil, e é um pólo cultural, que vai gerar bastante resultado no sentido de divulgar e fazer as pessoas que estão aqui pensarem melhor e colocarem os roteiros turísticos de Mato Grosso do Sul como mais acessíveis”.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de SP, Claury Santos Alves da Silva, proferiu elogios ao nosso Estado: “Acredito que são poucos os que não conhecem as belezas naturais e as pescarias realizadas em Mato Grosso do Sul. Em nome do governador José Serra, quero dizer que temos acompanhado, através do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), do qual a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brum foi eleita recentemente presidente, o desenvolvimento turístico de seu Estado. Parabéns a todos vocês que realizam este belo trabalho”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros, explanou sobre os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito, ressaltando que nas edições de 2009, as atrações serão gratuitas: “A cultura é, sem duvida, uma forma de integração. Ela rompe barreiras. Acreditamos que os festivais possam promover uma grande aproximação dos povos; dessa forma, a cultura chega aonde as barreiras econômicas impedem essa aproximação. Então é confiando nessa possibilidade e nessa perspectiva que o Festival América do Sul, integrando os povos, estabelecendo intercâmbios, possibilite realmente essa relação calorosa entre os povos da América do Sul.”

Sobre a divulgação em nível nacional, Américo relatou que “Já era uma perspectiva do governo fazer os lançamentos desses festivais não apenas em território sul-mato-grossense, pois um dos objetivos é levar o Brasil para Corumbá e para Bonito, e para isso é necessária uma mobilização maior, de âmbito nacional. Esse evento de hoje estabelece essa divulgação no âmbito nacional, chamando a população e as operadoras de turismo a divulgarem esses eventos e acreditamos o resultado desses esforços serão muito positivos.”

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brum, trata-se de um momento ímpar: “Pela primeira vez o Estado faz um divulgação não só dos eventos, mas de todas as nossas potencialidades, da diversidade fantástica que nosso Estado tem. Mato Grosso do Sul está capacitado para receber o público nacional e internacional com muito profissionalismo.”

Ela disse que é um trabalho de longo prazo, que agora está alcançando seus objetivos: “Estão sendo feitas capacitação, por exemplo, de todos os envolvidos com a gastronomia por onde o Trem do Pantanal vai passar, os guias turísticos das estações ferroviárias e dos vagões, enfim, é um processo de qualificação intenso e gradativo, mas que vai agradar muito quem for a Mato Grosso do Sul.”.

“O turista que viaja hoje tem noção de preço, de proteção ambiental, e isso nós estamos oferecendo ao turista: um destino de qualidade. Os empresários do nosso trade turístico estão fazendo de forma significativa e responsável. Todo o trabalho de promoção e divulgação do Estado que temos feito, seja no Brasil ou no exterior, é muito forte. A gente faz isso com muita responsabilidade, evitando a venda enganosa”, finalizou Nilde.

Sonia Maria Sierra, artista plástica paulistana, disse que foi ao evento pelo interesse que tem pelo meio ambiente: “Sei que lá em MS há lugares belíssimos. Tenho muita vontade de fazer a viagem do Trem do Pantanal, porque meu pai fez há muitos anos e ele me contava isso quando criança. Para mim será uma benção ir até lá e conhecer os lugares que ele muito me falou. Bonito e Aquidauana tenho muita vontade de conhecer também. Ainda este ano irei até lá.

Sobre o evento de lançamento, ela disse que considera essencial a divulgação em São Paulo: “Há uma diversidade muito grande aqui e o paulista está buscando cada vez mais o ecoturismo como opção de turismo, por isso tenho certeza que Mato Grosso do Sul será um point conhecidíssimo em breve.”



A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman; do secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo de SP, Claury Santos Alves da Silva; da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de MS, Tereza Cristina Corrêa da Costa; do secretário de Estado de Governo, Osmar Jerônymo; do subsecretário de Comunicação, Guilherme Zurutuza Filho; do diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros; da diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e presidente do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brum; do prefeito de Bonito, José Arthur Figueiredo; presidente da Fiems, Sérgio Longen; diretor-superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça; do presidente do Fórum Estadual de Turismo de MS, Alex Furtado; dentre outras autoridades.


fonte:http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=24697