segunda-feira, abril 20, 2009

21/04- TIRADENTES - O BRASIL PRECISA DE HERÓIS.


21/04 TIRADENTES - O BRASIL PRECISA DE HEROIS

►....Num País tão devastado pela falta de ética e moralidade, onde os homens no poder deixam se seduzir pelas facilidades impostas...Ainda há alguns dos quais devemos nos orgulhar,a figura de Tiradentes.

Seja ele Mártir ou Herói, não importa, as opiniões se divergem...mas o fato é que a figura histórica de Tiradentes deve ficar gravada em nossas memórias,nos livros de História,

Vontade esta que não faltou a Tiradentes, quando se viu oprimido por seus opressores, pelas Injustiças praticadas pela Corte Portuguesa,

"Se todos quisermos - dizía-nos Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança - poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la."


Infelizmente é da natureza humana, sempre ter um Judas, um Traidor, um do contra
que se deixa corromper, seja por favores próprios ou pela incapacidade ter personalidade própria e ou de se acovardar diante das injustiças sociais.


►A PRISÃO E MORTE

Todos os inconfidentes foram presos,porém Tiradentes encontrava-se na casa de seu amigo Domingos Fernandes da Cruz,na cidade do Rio de Janeiro,onde no dia 10 de maio de 1789,foi preso e ficou incomunicável cerca, de três anos e nesse período só foi visitado por seu - confessor,o Padre Raimundo Penaforte.

No dia 18 de abril de 1792,foi proferida a sentença dos cinco réus padres,e no dia 19,dos demais conjurados.A Tiradentes foi proferida a seguinte sentença:

"Portanto condenam ao réu Joaquim José da Silva Xavier,por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas,a que com baraço e pregão,seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre,e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica,onde em lugar mais publico dela,será pregada,em um poste alto até que o tempo a consuma;e o seu corpo será dividido em quatro Quartos,e pregado em postes pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas,onde o réu teve suas infames práticas,e os mais, nos sítios de maiores povoações,até que o tempo também os consuma;Declaram o réu infame,e seus filhos e netos,tendo os seus bens aplicados para o Fisco e Câmara Real,e a casa em que vivia em Vila Rica, será arrasada e salgada,para que nunca mais no chão se edifique."


►No dia 21 de abril de 1792,as 9.00 H,inicia o triste cortejo:À frente uma Cia.de Soldados,depois os frades dizendo orações e em seguida Tiradentes,o laço da forca no pescoço e a ponta da corda segura pelo carrasco, e quase abraçado ao condenado,Frei Penaforte reza com ele.

Descalço,com o cabelo todo raspado e sem barba,vestido com uma camisola branca, Tiradentes seguia de Cabeça erguida,porte erecto,e passo firme a marcha para a forca,construída no Lago da Lampadosa(Atual Praça Tiradentes)onde às 11:20 hs Tiradentes foi enforcado.

Frei Raimundo Penaforte,o confessor,escreveu o seguinte sobre Tiradentes:"Foi um daqueles indivíduos da espécie humana,que põem em espanto a própria natureza.

Entusiasta,empreendedor com o fogo de um D. Quixote,habilidoso com um desinteresse filosófico,afoito e destemido,sem prudência às vezes,em outras temeroso ao cair de uma folha;mas o seu coração era sensível ao bem.

A Coroa quisera,com o espetáculo do enforcamento,afirmar o seu domínio sobre a colônia brasileira.Tiradentes tentara,com o sacrifício,salvar os companheiros e abrir ao povo o caminho da emancipação política."Um espírito inquieto,um homem leal, esse Alferes Joaquim José da Silva Xavier,por alcunha TIRADENTES.

Herói sem medo de todo um povo”.(Jair de Almeida Gomes).

► "Libertas quae sera tamen' -'Liberdade,ainda que tardia'(Tiradentes).

Bom Feriado a Todos...Viva aqueles que tem coragem e ousadia de não se calar
diante de uma injustiça jamais !!

Os meus heróis não morreram de overdose...mas de excesso de bom senso,justiça e dignidade..!

Sempre gostei de pessoas com personalidade,e que honram a palavra,são neles que busco a minha fonte inspiradora,
são esses os meus verdadeiros heróis...