domingo, 29 de março de 2009

Marketing : fidelizar ou seduzir ?


FIDELIZAR OU SEDUZIR ??

Peter Drucker,dizia:“No século XXI, os relacionamentos serão a maior geração de riquezas”.

Os clientes são a razão de existir das empresas.Sam Walton,profetizou:

-"Clientes podem demitir todos de uma empresa,do zelador ao mais alto executivo,simplesmente indo fazer suas compras em outro lugar."

Clientes “fiéis”reclamam quando têm uma experiência ruim porque querem ver seu problema resolvido,acreditam na marca/empresa e querem melhorá-la.

Já os clientes“infiéis”vão embora sem o menor remorso e pior -ainda falam mal da empresa;Kotler,afirma:“95% dos clientes insatisfeitos não reclamam,apenas deixam de comprar” e “um cliente insatisfeito costuma contaminar outros 13,enquanto que um satisfeito influencia apenas 5”.

Talvez,o precursor do Marketing de Relacionamentos tenha sido Taylor quando enunciou nos idos de 1911:“Devemos recordar sempre que o mais importante em qualquer negócio são as boas relações”.

E Como fidelizar nos tempos atuais com tantas opções e um sem-número de facilidades do mercado pelo acirramento da concorrência?-Simplesmente,fazer o que nossos avós comerciantes faziam! –Seduzir.

Para seduzir é preciso:convencer com arte e manha,persuadir com astúcia,sob promessa de vantagens’;‘atrair,encantar,fascinar,envolver totalmente’Dic. Houaiss).

Seduzir é uma atitude que confere cortejar,bajular no intuito de obter vantagens bem intencionadas com alguém que desperta interesse.

Identificar,de maneira espontânea e voluntária os cliente de valor real,de potencial,não desprezando os de valor abaixo da linha de lucratividade que podem promover a empresa;

Estimular a vocação natural dos colaboradores em bem tratar os clientes,mudar o paradigma de seriedade no local de trabalho,a couraça,a presunção, a indiferença,a altivez;as máscaras nos relacionamentos,no trato com o semelhante, preferencialmente se este,for o cliente.

Para tanto,há que se promover qualidade de vida no trabalho,“gente” que agrega amor ao trabalho e com isso,agrega valor ao serviço ou produto.
AUTORIA: Wagner Herrera.