quarta-feira, janeiro 28, 2009

Filosofar é preciso: "Sem chifres na cabeça de Cavalo"


—Filosofando:—Sem chifres na cabeça de Cavalo



Todos nós conhecemos alguns ditos populares que aprendemos desde os tempos mais remotos, e vem de nossos avós e uma análise sobre esses ditados populares.

O que tem a haver com a filosofia propriamente dita?- Segundo eles, quando o Oráculo de Delfos, interpretado pelo amigo de Sócrates, Querofonte, sobre se havia alguém mais sábio que o filósofo, a respota foi não.

—Desde então, Sócrates gastou o resto de sua vida de forma comedida e com poucas promessas, investigando outros com perguntas morais, a fim de encontrar quem fosse mais sábio.

Sua atitude tinha muito a ver com ser modesto e conhecer a si mesmo, para saber se de fato era sábio como o Oráculo de Delfos havia dito.

O conteúdo mesmo de sua filosofia ficou em dívida, para com com as frases "soltas" do templo délfico e a ideia de deixar "pensamentos"ao vento pode sim, ser um modo gostoso e ao mesmo tempo sério de apresentar a filosofia.-

Basta saber fazer, há duas vias que podem ser retomadas- uma é a de mostrar o caminho que algumas expressões filosóficamente fizeram ao conseguir popularidade e a outra é partir de alguns ditos populares cuja origem é tipicamente filosófica.

Estou pensando aqui frases como...

— "O homem é o lobo do homem", é do âmbito do helenismo, e que foi usada por Thomas Hobbes, para, em sua teoria justificar a ideia de um estado capaz de gerenciar uma sociedade que não fosse mais chamado de "estado de natureza"-

—"O homem é naturalmente bom, mas a sociedade o corrompe", de Jean Jacques Rousseau exatamente oposto ao pensamento de Hobbles, ou seja, a sociedade, cultura e o estado, que aparecem para quebrar "o estado de natureza", pois levaria o homem ao que ele não é e teríamos que condená-lo moralmente.

—"dividir para governar"," é da antiguidade romana, usada por Maquiavel, "saber é poder", foi cunhada por Francis Bacon, virou um emblema para a modernidade.

— "O inferno são os outros", dizia Jean Paul Sartre, —Enfim poucos são os escolarizados que não ouviram isso antes na filosofia e são da antiguidade ou dos tempos medievais.

—"crie a fama e deite na cama" - "uma andorinha sozinha não faz verão"- para frente é que se anda"- "cada ovelha com sua parelha"- não é difícil perceber o como essas frases fazem uma fusão entre o cristianismo e a cultura aristotélica, e o segredo do sucesso é que mesmo fora do campo filosófico dos filósofos, elas se transformam em filosofia popular..

Um dito popular que veio diretamente da Bíblia:

—"santo de casa não faz milagres"-"melhor um cachorro vivo do que um leão morto"-"dai a César o que é de César",—Segundo os livros, os historiadores ingleses, mudaram o dito:

—"mais vale uma andorinha na mão que duas voando", o que realmente vingou no passado e no Brasil, foram os livros com frases de filósofos que, embora não muito conhecidas- podiam servir para uma reflexão ou uma colaboração para o "exame de consciência noturno"-

Isso foi em um tempo que a reflexão matinal ou o exame de consciencia noturna, não era alimentada pela notícia do crime estampada no jornal, e nem no final do dia pela novela tediosa da TV e nem mesmo um jornal televisivo altamente ideologizado.

—Há espaço para esse tipo de literatura?
— sim se bem cuidada, ela é instrutiva e bastante engraçada e a própria TV vai acabar se aproveitando dela.
—"Nada é tão dificilmente perdoado quanto o talento" - do filósofo Denis Diderot-

— não é uma verdade isto ? - pois o talento não é uma vítima que quase sempre incomoda?? Não é o talento um desafio aos que não raro estão no poder, mas não possuem talento a não ser par ficar no poder - ilegitimamente?

Isso nos faz lembrar de Getúlio Vargas, diante do incômodo de Monteiro Lobato, o ditador, escritor medíocre, querendo esconder o petróleo brasileiro, mandou prender Lobato, homem de letra fácil e elegante, dotado de extraordinária inteligência, que insistia que tínhamos petróleo. Anos mais tarde, Vargas passou a ser o patrono do nacionalismo brasileiro e a Petrobrás, o símbolo disso. Vargas foi membro da academia brasileira de letras, Lobato recusou a oferta.

Mil histórias vem à mente quando lemos a frase de Diderot, mais certamente, ela teria essa tradução

—"a inveja é uma merda", que pertence a frases de para choques de caminhões, mas há como negar que a inveja é uma merda ???

—Quando vemos alguém feliz e bem amado, sendo caçado pelo poder de déspotas pequenos e grandes, que, enfim gastam uma vida fazendo isso, há como negar a frase "a inveja é uma merda"???

—Qdo vemos aquele escritor que está no governo e remoído quando criticado por um outro, melhor e mais jovem ou mais promissor e então ele pega o telefone e tenta pressionar o jornal para arrancar o crítico do seu emprego...

—Há como negar a frase acima que "a inveja é uma merda"
—NÃO - frases como "nada é tão difícil de ser perdoado como o talento" e frases como esta "a inveja é uma merda", tem o que em comum ? -uma coisa preciosa:—elas não conseguem ser desmentidas.

—Há filósofos que se esmeram na produção de pequenos trechos, de aforismos e de frases que sobrevivem solitárias..como o caso de Michael de Montaigne que mencionou:

—"Do mesmo papel em que lavrou a sentença contra uma adúltero, o juiz rasgará um pedaço para nele escrever umas linhas amorosas à esposa de um colega"

—Hum santa hipocrisia !!!Ela não se basta ?? é como um quadro que se impacta?"nada deve dizer dele, pois Montagne se desprende de sua filosofia, de qualquer filosofia e literatura, e ao mesmo tempo, agarra a tudo e a tudo agarra.


—E para terminar, é claro que vou dizer a minha frase favorita, não é assim, afinal, que nos apresentamos?? nome, lugar, profissão, hobby, ....Bem, os adágios são importantes, tanto é que para o bem ou para o mal, sempre acreditamos que podemos conhecer uma pessoa se soubermos sua frase predileta.

Temos Três, todas do mesmo filósofo, William James:
—1-"Há uma única coisa que um filósofo pode contar como sendo o que ele faz, que é
contradizer um outro filósofo".
—2-"A filosofia de um filósofo nada mais é que uma expressão do seu temperamento
—3-"O senso comum e o senso de humor são a mesma coisa, movendo-se em diferentes velocidades.Um senso de humor é apenas um senso comum dançando".


—"ah, não sabe a razão do título ??, bem a filosofia é tida como aquela que mais "procura chifre em cabeça de cavalo", no caso aqui não ou (sim)?.


Trechos - de "sem chifres na cabeça de cavalo ou a riqueza filosófica dos provérbios", autoria by Paulo Ghiraldelli Jr e Francielle Chies -Ciência e Vida -FILOSOFIA.


Pitaco Loira Dobem —Adorei o texto, coloquei resumido, e vou ficando por aqui, e vai lendo, vai filosofando e termino com a melhor, enfim "Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável"(Sêneca), que serve tão bem para nossos dias atuais e de competitividade porque se não conhecermos o mercado e lançarmos as estratégias ficaremos ao léu...

"Só sei que nada sei", quanto mais penso que sei, menos sei"(Sócrates).

Nenhum comentário: