segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Você sabe quais são os seus talentos???




Ontem, assisti uma entrevista na GNT, com a apresentadora Marilia Gabriela
e o coach Emerson Ciociorowski, sobre o seu livro " Executivo, o super-homem solitário".
Segundo ele, 4 são os pilares,ue devemos ter como base,ara ir em busca dos nossos objetivos e atingir a excelência:

1- Valores.

A importância de termos em mente, bem definidos, o que acreditamos, o que buscamos e as coisas que não abrimos mão.

2- Inteligência Emocional.

Saber como resolver os conflitos internos, as desavenças emocionais e pessoais, como saber administrá-los, para que não hajam influências e atritos no profissional.

3- Talento.

Segundo ele, é fazer algo sem esforço, natural não treinado e que gera resultados satisfatórios , pois o indíviduo faz algo com espontaneidade, da qual acredita, trata-se de um dom e natural.

4- Planejamento(visão de futuro, foco, direção).
Quando se coloca foco onde interessa, há ordem na casa, e consequentemente, as energias são gastas, para aquele determinado fim.

Quando fazemos o contrário, seria como um barco à vela, podemos sair do ponto de origem, sem rumo, mas sem visualizarmos as possibilidades que encontraremos pela frente, os nossos esforços serão inúteis e sem direcionamento nenhum, perdemos o foco, sem alcançar os resultados que almejamos,ficamos à deriva e a mercê da sorte.

Segundo Emerson, o talento é diferenciado do conhecimento, porque é possível dizer que este último está relacionado a eventos e lições aprendidas, enquanto o primeiro é um padrão que se repete de forma natural.

A habilidade, por outro lado, está relacionada com a capacidade que as pessoas possuem de desenvolver etapas de uma atividade.

Aspectos do talento:

No livro, o coach revela quais as principais característica do talento:

Talento não se transmite;Quando o talento se manifesta, você não despende muita energia;

Você reconhece o talento naquelas coisas que faz bem feitas e com constância ao longo do tempo;

Quando você faz algo com talento, você faz com paixão; você reconhece o seu talento para aquelas coisas que lhe proporcionam uma satisfação intrínseca, porque têm muito valor para você.

Por que não reconhecemos nossos talentos?

De acordo com Ciociorowski, uma pessoa alcança a excelência na vida profissional a partir do momento em que reconhece seus próprios talentos, agrega o conhecimento e desenvolve suas habilidades.

No entanto, descobrir quais são os nossos talentos é bastante difícil. "Nossa visão fortemente influenciada pelos valores da tradição anglo-protestante, para a qual o que vale é o esforço, contrapõe-se àquilo que fazemos naturalmente e sem grande esforço - uma das características do talento - e passamos a desprezar tudo aquilo que fazemos sem suar", explica o coach.

Além disso, o autor do livro ainda afirmou que é possível identificar uma característica comum entre as pessoas que não conseguem descobrir seus talentos: a falta de reconhecimento por parte de pais e professores daquilo que era bem feito durante a infância.

Como reconhecer e desenvolver o talento?
Para que você consiga identificar e ainda aprimorar os seus talentos, siga a reflexão proposta pelo coach:
Pense no que você faz sempre bem, com pouco esforço, naturalmente e que lhe dá prazer. Estes serão seus talentos únicos.Faça uma lista deles;

Parta dessa lista e pense em como você poderia aumentar ainda mais suas habilidades e capacitações na direção de cada um dos seus talentos;

Procure priorizar definitivamente o empenho para aprimorar seus talentos, o que lhe dará um enorme prazer hoje e não apenas quando você conseguir atingir os seus objetivos;

Em Tempo: Coach,vem da língua inglesa e para nós, formados em administração, é um termo bem comum e utilizado constantemente, trata-se do profissional que utiliza procedimentos específicos para ajudar seus clientes a produzirem mais realizações e resultados em suas vidas pessoais e profissionais. Concentra-se onde seus clientes estão hoje e no que estão fazendo para conquistar seus objetivos, através de procedimentos específicos, perguntas precisas e observações pontuais, fazer com que seu cliente descubra e implemente as soluções necessárias para conquistar seus objetivos.
Paz e Bem
Otima Semana proceis.