segunda-feira, outubro 13, 2008

Meditação do Amor Universal






A principal característica desta meditação é a de promover a paz,a bondade e a benevolência.

Sua finalidade é a de purificar a mente,tornando-a saudável e íntegra.É o tipo de Meditação Universal de efeito seguramente benéfico,que pode ser praticada por qualquer pessoa,de qualquer idade trazendo resultados imediatos e proveitosos.

Por ela a mente fica revigorada,sua força torna-se maior.

Escolha uma hora e um lugar tranqüilo,acenda um incenso,para harmonizar e purificar o ambiente,criando uma atmosfera própria.Sente-se em uma cadeira ou,de preferência, no chão,de modo a ficar confortável,mantenha a coluna reta,a respiração lenta e profunda,tente ficar o mais relaxado possível.

A prática da Meditação do Amor Universal deve começar pela própria pessoa,porque se alguém não se ama,torna-se impossível estender amor e benevolência a outras pessoas.

Inicia-se com o pensamento:estou limpando minha mente de todas as impurezas,que eu esteja livre de maldades,que eu esteja livre de inimizades,que eu fique livre do sofrimento,que eu me sinta muito feliz,com muito amor e muita paz.

Depois disso com a mente e o coração repletos de amor e paz,o pensamento deve ser dirigido a uma pessoa muito querida,da qual gostamos muito,visualizamos essa pessoa recebendo todo o nosso carinho,toda a paz e todo o amor que estamos sentindo.

Em seguida visualizamos uma pessoa que nos é indiferente,um conhecido do qual não gostamos nem deixamos de gostar,e enviamos o mesmo pensamento.

Finalmente lembramos de alguém que por algum motivo não gostamos,que nos é desagradável,pela qual temos algum tipo de rancor,e enviamos em forma de pensamento o nosso perdão,banhando-a com pensamentos de amor,paz e compreensão.

Após algum tempo,quando estivermos mais acostumados com a prática da meditação,o próximo passo é estender,alargar, expandir esse pensamento,abrangendo todos os seres do nosso Planeta.

Um Pensamento de Paz a cada dia.Em Mim há Paz.Sentir Paz.
A Paz do Espírito é a Paz Verdadeira.
A Paz do Indivíduo será a Paz Verdadeira.
Luz na Mente e Paz na Alma.


Também podemos praticar um mantra.

O mantra mais conhecido do budismo tibetano é Om Mani Padme Hum(os tibetanos pronunciam Om Mani Peh-meh HoonG ),associado ao bodhisattva da compaixão, Avalokiteshvara.

Nesse mantra,a sílaba Om representa a presença física de todos os budas.A palavra sânscrita Mani,jóia,simboliza a jóia da compaixão de Avalokiteshvara,capaz de realizar todos os desejos.

A palavra Padme significa lótus,a bela flor que nasce no lodo;do mesmo modo,devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas.A sílaba Hum, representando a mente iluminada,encerra o mantra.

Este é o 'Seis Sílabas...

ou o 'Grande Mantra':Om Mani Padme Hum


Um mantra (proteção mental),é uma série de sílabas que invocam a energia de um buda ou bodhisattva. A repetição de mantras no Vajrayana é tão importante que o budismo esotérico também é chamado Mantrayana, o Veículo do Mantra.Além do mantra, existe a sílaba semente(sânsc. bija),que sintetiza a essência mente iluminada.


Uma mente Iluminada eu desejo a todos,