domingo, novembro 04, 2007

SOCIEDADE PRODUTIVA | RECICLAR É PRECISO...







Sabe aquela lata de refrigerante que você acabou de jogar fora pode virar matéria prima na fabricação de uma bicicleta. a Garrafa de vinho de ontem digerida para celebrar momentos tão mágicos pode se transformar num frasco de perfume nas próximas semanas. Sabe como ?
 Se você mudar sua forma de pensar e colaborar e começar a reciclar esses produtos.

Reciclar é preciso. Anos atrás(2001), numa entrevista concedida durante uma Feira Agropecuária, o músico Almir Sater já seguia essa linha de pensamento,"feeling" para falar da importância desta atitude e conscientização para o meio ambiente.

- Acho que a reciclagem de lixo é muito importante.Tenho viajado por aí e nota-se o grau de civilização pela quantidade de lixo que encontra-se nas ruas. Se você começar a rodar por esse Brasilzão, você vai ver que têm muitas diferenças com lugares muito sujos, muito mal cuidado e lugares limpos. Acho que é educação. A ecologia começa com a educação em casa.(Almir Sater 2001).

E como o músico tem razão nestas sábias palavras.Foi assim que a relações pública Renata Carvalho Natacci, reportagem esta concedida para a Revista Bons Fluídos deste mês nas bancas, enfatizou que "motivada por cada um fazer a sua parte" passou a separar o lixo no prédio onde morava e estendendo sua atitude para o local onde trabalha.

Segundo a reportagem, o Brasil possui índices que estão a frente de muitos países europeus e dos Estados Unidos, inclusive pois somos exemplo, de reaproveitamento de muitos materiais.

Portanto, a ação de cada um pode sim, fazer a diferença e diminuir o acúmulo de lixo nos aterros sanitários, reduzir a exploração do meio ambiente e vários outros motivos poderiam ser citados em termos benéficos para todos. E o mais importante de tudo é saber que RECICLAR, significa dar novo uso a algo que já "morreu" , faz parte do ciclo da natureza -de vida e morte-para gerar uma nova vida. E se acumulamos garrafas, latas e embalagens em um aterro, quebramos esse movimento natural e acumulamos lixo literalmente.

Fica claro que aderir a reciclagem, é fazer o ciclo da vida fluir. Te convido a fazer sua parte também:
Alguns exemplos do que era lixo e terá uma nova utilidade:
-Lata de Alumínio -Após reciclagem são transformadas em latas novas, acessórios de carros, bicicletas e todo tipo de objeto que use alumínio no processo de fabricação.

-Garrafa de Plástico: se transforma em novos tapetes, carpetes, vassouras, escovas, tecidos, forrações, cordas, filtros.

-Pneus - tapetes para automóveis, solados de sapato, adesivos, passadeiras.

Uma das maneiras de contribuir para o meio ambiente é fazer uso das sacolas ecobags (sacolas ecológicas), feitas de pano, couro vegetal, fibras menos de plástico.

Atualmente essas sacolas estão virando um ícone para quem tem essa preocupação com o meio ambiente.Com isso,teremos o menor número possível de saquinhos plásticos em circulação para poluir menos o planeta.

-As sacolas plásticas de supermercados, padarias etc etc, são feitas de petroleo e demoram 100 anos para se degradar. Cerca de 1 milhão delas são descartadas por minuto no mundo e até o plástico ser substituído por material biodegradável (degradado em 18 meses), as sacolas de pano ajudarão a minimizar a poluição do ambiente.

Como vemos é tudo uma questão de investimento e parafraseando Sater, em vez de armas, "educar" as pessoas a ter essa consciência e se voltarmos ao tempos idos, em que os nossos antepassados, usavam de sabedoria, com sacolas de panos, para buscar os alimentos nas "vendas" e confrarias .

Existe uma velha regra básica neste universo,se alguém está lucrando algo,é porque tem alguém que está perdendo e muito com isso. Qdo aderimos,por exemplo,ao coador de café descartável,ao invés de usar o nosso velho e bom café de pano,estamos simplesmente ganhando em inovação e tecnologia,porém,contribuindo para que a natureza e o meio ambiente sejam degradados maciçamente.

Sobre a reciclagem, extraída trechos da Revista Bons Fluídos- "O que será que será" edição 103 -Novembro 2.007

Para maiores informações de como contribuir para o meio ambiente e a reciclagem ecológica, o Instituto GEA oferece consultoria gratuita pessoalmente, telefone ou email sobre a implantação de programas de coleta seletiva, basta acessar seu site:

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga e sempre um prazer e um aprendizado ler o que vc escreve aqui, alem de divulgar o trabalho de nossos musicos queridos(que vc faz tao bem) tem esse trabalho de conscientiza�ao de nossa alma e de tudo o que nos rodeia vc esta certa temos que fazer a nossa parte e eu tenho certeza que vc e uma batalhadora do bem...sempre. maria helena cosmopolis sp