segunda-feira, novembro 19, 2007

CHÁ VERDE E SEUS BENEFÍCIOS -UM TOQUE DE COR.












Hoje Dia nacional da Bandeira que por sua vez lembra a cor verde(ordem e Progresso) na cromoterapia significa esperança,abundância, integridade física, mental e espiritual, energia mais que do bem, na ordem cósmica, o raio de Arcanjo Rafael;

Feriadão longo, grana curta para viajar, sem encontro de rapeleiros, o melhor é assistir filmes, que é uma das minhas paixões, acho o cinema uma das mais belas e interessantes artes,nem é preciso viajar para conhecer tantos lugares, basta alocar um bom filme.
Pela 6º vez,eu assisti "O Último Samurai", surpreendentemente interessante, com imagens belíssimas, aprendizado maravilhoso muito zen. Até Tom Cruise ganhou vários pontos no meu conceito e ficou simpático para mim, depois deste filme intenso, maravilhoso, desperta coisas interiores, pois eu amo a cultura oriental e indiana também. O filme retrata sobre um veterano da Guerra Civil o capitão Algren(Cruise), que chega ao Japão no final de 1870 para treinar as tropas do Imperador Meiji, como parte de uma quebra das longas tradições de contar com samurais empregados para proteger territórios, enquanto o novo exército de Maiji se prepara para acabar com os antigos samurais. Quando Algren num confronto é capturado e aprende sobre o código de honra de Katsumoto, o líder dos samurais e decide qual o lado do conflito que ele deseja estar. E como tudo está relacionado, meditação, espaço zen, aprendizado, samurai e chá verde também. Há um velho ditado na China que diz: ao abrir a porta, encontram-se 7 coisas: - sal, lenha, arroz, óleo, molho, vinagre e CHÁ.

É evidente a importância do chá na vida diária do País, sendo uma das bebidas mais populares do mundo, principalmente em países orientais e no Brasil, a cultura do chá ainda é pouco disseminada, porém com a notícia das propriedades terapêuticas, começa a ganhar novos adeptos. O surgimento do chá verde foi por volta de 3000 a.C., e no japão sua chegada foi mais tardia. No início do Século 9, monges budistas que o introduziram quando de suas viagens, desde então tornando-se um ritual para os japoneses também. Já tive oportunidade de estar junto a retiros zen budistas da monja mais que do bem, Coen, e é interessante o tratamento oferecido e toda a disciplina estabelecida para tomar o chá.

Há sempre uma novidade sobre o chá verde. Segundo especialistas, ajuda na prevenção do envelhecimento, proteção contra raios solares, que segundo a terapeuta Célia Mara Melo Garcia, a bebida é rica em catequinas, os antioxidantes bloqueadores das alterações celulares que originam os tumores". Neste caso, a especialista no assunto, Jocelem Salgado Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos funcionais, alega que o consumo do chá, protege e inibe contra o câncer de estômago, pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.

Porém é necessário enfatizar que a ingestão do chá deve ser moderada devido a ação de cafeína(metade do que possui o café), ontra indicado para quem possui gastrite (estimula a acidez do estômago) e colite (acelera a atividade intestinal agravando o quadro). Na gravidez e período de amamentação também devem ser evitados e contra indicado em caso de anemia também. O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena, pois o chá verde contém:

-Catequinas: substâncias químicas responsáveis pela ação oxidante, ligada ao retardamento do envelhecimento, protegendo contra radicas livres(átomos que podem danificar as células, prejudica o sistema imunológico e origina doenças).

-Epicatequina-3-Galato(EGCG) - contra agentes cancerígenos.

-Flavonóides: compostos químicos encontrados em frutas, vegetais, vinhos, nozes, sementes e raízes. atuam como oxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

-Taninos: substâncias responsáveis pelo gosto adstringente. ajudam a eliminas bactérias que desequilibram a flora intestinal e causam diarreias. no cérebro, inibe uma enzima que danifica os neurônios após o derrame, e os danos são amenizados.

Portanto, o chá verde é na verdade, um bálsamo para a saúde e a recomendação dos especialistas é que sejam consumido 3 xícaras ao dia,após as refeições.

Por tudo isto, considera-se o chá verde:

Antioxidante, aliado do coração e rejuvenescimento, e reforço para o combate ao câncer, auxiliador no processo de emagrecimento graças ao efeito diurético, rico em vitamina K, nutriente essencial para a coagulação sanguínea e revigorante do sistema imunológico e eficaz contra o cansaço. Podemos incluir a bebida no cardápio com muito charme.

Fonte de Pesquisa: extraídas do encarte da Revista Bons Fluídos, Edição Especial,Volume I.
Para conhecer sobre a zen budismo visite o site da monja coen
---------------------------------------------------------------------------
-Para Refletir:
"A flor perfeita e rara, podemos esperar a vida toda para encontrá-la e mesmo assim não seria um desperdício". frase de "O Último Samurai".
---------------------------------------------------------------------------------

7 comentários:

Assum Preto disse...

Rubia querida... passei aqui pra regar minha florzinha... e ver se ela continua bela... como sempre... abs-fraternos

Loira do Bem disse...

Assum Queridíssimo...Com todo o respeito -que saudade de voce eu estava..saudade dos bons papos,cabeça pensante,das afinidades e sobretudo de saber da sua linda família,que tanta saudade lhe causa..!!!

Prazer enorme tê-lo no meu Blog
Salve !! Otima semana pro ce..
Obrigada pela visita !!

Abraço fraterno,da Rúbia !!

Edilene disse...

Rúbia?
que lindo!!!!
vem de rubi?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

beijos....

Loira do Bem disse...

Edilene..."Rubia" em espanhol é "loiiira" rsrrs...
Um apelido carinhoso ainda mais vindo de quem é !!!!um Profissional admirado,respeitado e que preza a sua família acima de tudo.
Beijinhus..Obrigada pela visita !!

Anônimo disse...

oi loira legal a referencia ao cha e seus beneficios e isso estamos sempre aprendendo algo mais. Nao sei se vc ja ouviu falar de uma arvore que se chama guaçatonga, suas folhas embebidas no alcool sao cicatrizantes, curam feridas, coceiras, ferradas de insetos,(nao e comum aqui em nossa regiao) foi plantada por meu nono la no sitio e ate hoje muita gente vem buscar pra remedio, na minha despensa nao falta um vidro de alcool com as benditas folhas e muito bom, e nos vamos continuando as tradiçoes, assim elas nao morrem.....
beijo grande pessoal do bem
abraçao loirita
maria helena-

Loira do Bem disse...

Maria Helena..Bom Dia..tá vendo só aqui é o ponto de encontro e troca de informações..sobre a guaçatonga, e não conhecia...conheço a arnica..que geralmente coloca no alcool...e é excelente remédio tbm.. até nosso violeiro já foi curado com "capim da ribanceira" HEHEHE

Beijo pro ce tbm..
paz e luz ....

Anônimo disse...

loira arnica e especialidade de minha sogra,qq.machucado ja vem ela com seu vidro milagroso se souber do campim capaz de querer ir buscar......mas ca pra nos hein o nosso violeiro e um mago,aquelas maos qdo tocam a viola fazem a gente sonhar, modestia a parte nos temos bom gosto né...
boa noite....abraço.
maria helena